Pular para o conteúdo

Compras de Natal 2023: A influência do inconsciente social e cultural nas decisões financeiras

Mercado tem avanço de 5,0% em vendas neste Natal; Professora de Psicologia explica como nossas emoções são afloradas nesse período, influenciando as compras
O Natal é a época mais aguardada do ano e incentiva, por tradição, a reunião de familiares para confraternização e a tão significativa troca de presentes. Para 2023, o estudo “Expectativas da Temporada de Compras” da Meta aponta que 89% dos consumidores brasileiros têm intenção de realizar compras no período de promoções, como Black Friday e ofertas de fim de ano. Outra pesquisa que corrobora com esse crescimento é a da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que indica o avanço de 5,0% em vendas nessa temporada, sendo o maior desde 2013. Com a grande movimentação no mercado, é importante que os consumidores tomem decisões financeiras conscientes e entendam as possíveis influências, emocionais e comerciais, que podem fazer com que comprem mais nessa época do ano.
Isla Gonçalves, professora de Desenvolvimento nas Organizações do curso de Psicologia da UniCesumar, explica como esse fenômeno acontece: “Em época natalina, o lado sentimental é aflorado nas pessoas, e os sentimentos de gratidão e amor surgem com maior vigor. Com o costume de agradar amigos, familiares ou a si próprio, os consumidores impulsivos podem se complicar financeiramente, mediante a ganchos e start emocionais do mercado. Essas estratégias costumam ilustrar cenários desejáveis, como uma família feliz ou a troca de presentes antes da ceia, concebendo a ideia aos receptores que, se comprarem o produto, terão momentos parecidos”, pontua.
Outro fator que influencia no crescimento do volume de vendas em dezembro é a suposta obrigatoriedade de presentear, que estimula que, por um inconsciente social e cultural, as pessoas comprem pela necessidade de fazer parte do momento proposto. Gonçalves também sugere dicas de como os consumidores podem ter um controle financeiro mais consciente durante as compras de Natal: “É importante ter autoconhecimento, identificar o que te faz comprar impulsivamente e repensar no momento em que isso for engatilhado. Além disso, um bom planejamento financeiro, especificando o valor médio que se pode despender nessa ocasião, é imprescindível. Sempre é bom lembrar que os presentes materiais não são a única opção, uma vez que homenagens afetivas declaradas, abraços e falas emocionais podem ter um significativo valor para quem os recebe”, comenta.
Sobre a UniCesumar
Há mais de 30 anos no mercado educacional, e desde 2022 como uma das marcas integradas no grupo Vitru Educação, a UniCesumar possui mais de 400 mil alunos em mais de mil polos de educação a distância (EAD) por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, um dos grandes destaques é o curso de Medicina, ofertado no campus de Maringá (PR) e em Corumbá (MS). Além disso, conta com outros quatro campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande (MS). A instituição está entre os dez maiores grupos educacionais privados do país.