Pular para o conteúdo

A importância de uma mentalidade resiliente para se destacar no mundo do futebol

Para um bom jogador de futebol, nem sempre as habilidades técnicas são as principais, a mentalidade também tem destaque, explica o empresário do futebol e CEO da Strategic Sports, Emerson Zulu

Ser um bom jogador de futebol está baseado em diversos pilares importantes, um dos que têm mais destaque é a forma física e as habilidades técnicas em campo, o que, apesar de necessário, não é o suficiente para se destacar.

De acordo com o empresário do futebol e CEO da Strategic Sports, Emerson Zulu, a mentalidade também é essencial para um esportista, ajudando-o a lidar com as mais diversas situações em campo.

A mentalidade molda não apenas a performance em campo, mas também a abordagem do jogador diante dos desafios, que são constantes nessa carreira. Uma mentalidade resiliente impulsiona a persistência, que é fundamental em momentos de pressão”.

A resiliência em campo

A resiliência é a capacidade de se adaptar e se recuperar diante de adversidades, mantendo equilíbrio emocional, persistência e capacidade de superar desafios. Só com essa definição já dá para perceber  o quanto essa habilidade é importante para um atleta, mas desenvolvê-la não é nada fácil.

Apesar de existirem dicas que podem tornar esse processo mais simples, a resiliência é algo que se desenvolve na prática, destaca Emerson Zulu.

Você pode contar com a ajuda de profissionais da saúde mental, orientadores do ramo do futebol, praticar meditação e técnicas de controle emocional, etc., mas nada é tão eficaz quanto o dia a dia, o aprendizado com cada queda é que ajuda a lidar melhor com desafios”, destaca Emerson Zulu.

Sobre Emerson Zulu
Emerson Zulu é um empresário do futebol, que atua há cerca de 10 anos na área. Após anos de empreendedorismo em grandes multinacionais, ingressou no futebol e a experiência de outros setores agregada à sua visão estratégica tem lhe proporcionado uma ascensão no futebol internacional. Ele é agente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como também tem licença como agente na Espanha e na Inglaterra. Entre os empresariados de Zulu está o jogador Emerson Royal, jogou em grandes clubes como o Barcelona, seleção brasileira, atualmente está no clube Tottenham. Além dele, são empresariados jogadores do Santos, Corinthians, Atlético Paranaense, São Paulo e Roma. Atualmente, Emerson também tem network e parceria com grandes nomes do futebol europeu.