Pular para o conteúdo

Dabi Business Park seleciona startups para programa de inovação aberta

Em sua terceira temporada, o Dabi Start Me Up reúne 15 empresas e instituições, que buscam empreendedores e startups para solucionarem desafios ligados à transformação digital e nova economia
Rafael Cautella / Dabi Business Park Startups irão desfrutar de 3 meses de residência no hub de inovação Área 51

A Área 51, hub de inovação do Dabi Business Park, lança na próxima segunda-feira (5) a terceira temporada do Dabi Start Me Up, programa de inovação aberta que busca identificar empreendedores e startups capazes de abordar de forma inovadora os desafios e necessidades apresentados pelas empresas mantenedoras e residentes no centro empresarial.

Esta edição do programa reúne como mantenedores AgriforLife, Ourofino Agrociência, São Martinho, Harven Agribusiness School, Sanchez Lab, Sicoob SP, Santa Emília, LagoSan, Pedra Agroindustrial, Usina Santa Adélia, Bio Energy Hub e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto. São parceiras do projeto QuikDev, Treesales e Darede Serviços de TI.

Além de conectar startups e negócios de base tecnológica com as 15 empresas que buscam soluções para serem aplicadas em seus negócios e operações, o programa oferece recursos valiosos para impulsionar o desenvolvimento e crescimento das startups, que vão desde os três meses de residência no hub, o que inclui a integração ao ecossistema, até serviços de TI, mentorias, eventos, treinamentos e apoio para a captação de investidores.

A primeira turma de startups inicia o programa de residência dia 1° de abril. O edital com todas as informações e a plataforma para inscrições podem ser acessadas pelo link: https://dabistartmeup.dabibusinesspark.com.br/.

A nova temporada receberá propostas nas seguintes categorias: transformação digital e tecnologia da informação; mobilidade urbana e logística; agronegócio; serviços financeiros; educação; e agnóstico, voltada para ideias que não se enquadram nas temáticas anteriores, mas atendem ao potencial inovativo buscado pelo programa.

Seleção
Os participantes são escolhidos com base na análise técnica de critérios relacionados à capacidade de implementação e escalabilidade da solução proposta, ao nível inovação e diferenciais competitivos que a startup oferece e ainda às competências do time, entre elas a experiência técnica, complementaridade de habilidades e o comprometimento com o programa.

“Buscamos iniciativas que também tenham a capacidade de contribuir para o ambiente da Área 51 e do Dabi. Nossa comunidade se engaja e abraça esses empreendedores, porque esse é nosso espírito: colaborativo, facilitador de conexões e repleto de possibilidades”, destaca Ricardo Agostinho, gestor da Área 51.

Novo modelo
Para 2024 as mentorias que compõem o programa ganharam uma estrutura mais robusta e funcional. Os participantes do programa poderão buscar orientadores por meio de uma plataforma digital. Com base nas entregas já realizadas pela startup e na expertise do mentor, o empreendedor terá acesso a quem poderá apoiá-lo direcionando soluções e contatos mais adequados para cada momento da jornada.

“Ampliamos a agenda de atividades, queremos que as selecionadas realmente vivenciem o cotidiano do mundo dos negócios e possam se aproximar o máximo possível de tudo o que vão viver após o fim da residência conosco. Ao longo do trimestre serão nove sessões de mentorias, planejamos também atividades de integração entre as próprias startups e também com as mantenedoras, faremos workshops para prepará-las para as diversas etapas do processo da construção e entrega da solução, teremos visitas técnicas, sessões de feedback e muito espaço para o compartilhamento de experiências”, ressalta Agostinho.

Para as empresas mantenedoras do Programa uma das vantagens é a integração do Dabi Start Me Up com o Prêmio OVNI, uma iniciativa que, por meio de consultoria e jornada gamificada conduzida pela QuikDev, apoia empresas em seus processos de inovação.

“Mais de 20 projetos já foram abraçados nos dois primeiros anos do Dabi Start Me Up. Algo que não seria tão valioso sem empresas que tem olhado a inovação como estratégia e que acolhem os projetos selecionados e se envolvem em todo o processo”, explica Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park.

Área 51
Hub de inovação do Dabi Business Park, a Área 51 é um espaço de 500m2 dentro do centro empresarial dedicado a empresas e pessoas que buscam inovação aberta e conexão com grandes empresas, startups, investidores, mentores e instituições de ensino. Oferece completa infraestrutura física e de comunicações, abrigando atualmente 26 parceiros.

Dabi Business Park
O Dabi Business Park é um centro empresarial desenvolvido para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. Instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), abriga de grandes empresas à startups. O espaço conta com áreas a partir de 60 m² até lajes de 5 mil m². Uma de suas âncoras é a Área 51, um hub de inovação que atende empresas residentes e externas.

Serviço
Dabi Start Me Up – 3ª Temporada
Data: inscrições a partir de 05/02/2024 – Kick-off: 01/04/2024
Inscrições: https://dabistartmeup.dabibusinesspark.com.br/