Pular para o conteúdo

OBA Festival terá compensação de carbono e lixo 100% reciclado

Maior Carnaval de São Paulo utilizará energia de fontes renováveis e todo resíduo proveniente da festa terá destinação correta

O OBA Festival, maior Carnaval de São Paulo, que será realizado de 10 a 13 de fevereiro em São José do Rio Preto-SP, contará com iniciativas de sustentabilidade cujo objetivo é reduzir ao máximo possíveis impactos ambientais que possam ser gerados pelo evento.

Para isso, foram firmadas importantes parcerias. Uma delas é com a Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana. O objetivo é realizar a neutralização da emissão de carbono gerado pelo evento.

Isso será feito por meio da utilização de créditos gerados a partir da certificação I-REC, sistema reconhecido internacionalmente que comprova a geração de energia limpa por meio da rastreabilidade de sua origem.

A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada pela empresa é proveniente de fonte renovável – no caso, a biomassa da cana-de-açúcar. O OBA Festival utilizará esses créditos de energia limpa na mesma quantidade de energia elétrica consumida nos quatro dias de evento, neutralizando assim a emissão de carbono.

Outra iniciativa será a reciclagem. Em parceria com a Constroeste Ambiental, 100% do lixo reciclável (latas, papel e plástico) terá destinação correta e todo lixo orgânico será destinado à compostagem. A estimativa é que aproximadamente 25 toneladas de recicláveis sejam recolhidos.

Para isso, mais de 100 lixeiras para descarte de recicláveis e orgânicos estarão espalhadas apenas na pista. Nos camarotes, serão disponibilizadas também lixeiras ecológicas, feitas de papelão, que irão facilitar a coleta e destinação correta.

“Somos comprometidos com iniciativas sustentáveis e, por isso, estamos sempre em busca de parcerias com empresas e eventos que compartilham dos mesmos valores e que tenham como objetivo reduzir o impacto ambiental. O OBA é um dos maiores carnavais do Brasil e estamos muito felizes com essa parceria”, afirma o diretor comercial da Tereos, Gustavo Segantini.

“O OBA Festival tem a excelência como uma dos principais compromissos e isso envolve também a questão ambiental. Grandes eventos não podem mais ignorar isso, é preciso oferecer o melhor, sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, temos certeza de que essas iniciativas serão importantes para todos”, afirmam os organizadores do OBA Festival.

OBA Festival

O OBA Festival 2024 conta com patrocínio de Itaipava, Absolut, Grupo Lukma, Beats, Faria Motos, La’Brizza, Corote, Renault, Guaraná Antártica, Cia. Muller de Bebidas (51), Tintas Coral, Poty, TFlow, Lattine Group, Led Mídia, Grupo Diário, J.Silva Painéis, App Toindo, FM Diário e Rádio 40 Graus. Conta com parceria do Shopping Iguatemi, Graal, Flash Net Rio Preto, Hospital de Base e Maquininha do Futuro, além do apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Acirp e Procon Rio Preto.