Pular para o conteúdo

5 recursos que estão transformando o dia a dia dos médicos

*Por Rafael Duarte, CEO da RD Medicine

Sabemos que a medicina passa por constante evolução e que a tecnologia emerge como aliada para aprimorar a prática médica. Hoje, por exemplo, temos o recurso da telemedicina, que permite a realização de consultas on-line, o monitoramento de pacientes de forma remota e fornecimento de orientações à distância. Além disso, a integração de ferramentas como o prontuário eletrônico, os softwares de gestão de agenda e os dispositivos wearables não apenas melhoram o fluxo de trabalho clínico, como também aprimoram o atendimento prestado ao paciente.

Um levantamento recente feito pela Accenture apontou que cerca de 60% dos profissionais de medicina no Brasil utilizam algum tipo de ferramenta de TI para realizarem acompanhamento de pacientes.

Diante desse contexto, vale a pena conhecer mais a fundo cinco tecnologias que têm auxiliado a rotina dos médicos.

1 – Dispositivos wearables

Os dispositivos tecnológicos vestíveis, como relógios, são exatamente o que o nome indica: inovações que os pacientes podem utilizar no corpo para monitorar dados críticos relacionados à saúde, tais como frequência cardíaca e pressão arterial, tudo em tempo real. Englobam parte de uma tendência crescente na medicina, em que a tecnologia se funde com o autocuidado. Os médicos, aproveitando essas informações, são capazes de acompanhar o progresso do tratamento, identificar determinadas questões e fazer ajustes personalizados, resultando em uma abordagem mais precisa.

2- Agenda médica on-line 

Uma agenda de papel não é uma ferramenta prática para um profissional com tantas atividades. Portanto, no meio digital, é possível marcar consultas e acionar o serviço de lembretes automáticos. Existem opções gratuitas e muito eficientes na internet, como o Google Agenda, aplicativo que pode ser baixado para celulares com tecnologia Android e iOS. O app conta com calendário e permite adicionar eventos importantes e notificações de afazeres.

3- Prontuário eletrônico

O prontuário médico é uma ferramenta essencial para o acompanhamento do tratamento dos pacientes. No digital, essa tarefa se torna mais ágil, completa, eficiente e altamente integrada com outras áreas de um hospital ou clínica. Em contraste com o prontuário em papel, a versão on-line centraliza todas as informações em um único local, resultando em um histórico mais abrangente e de acesso rápido. Muitos prontuários desse tipo oferecem opções de personalização, permitindo a inclusão de campos, edição de perguntas, anexação de exames, fotos e imagens. Também há recursos valiosos, como um cronômetro para controlar o tempo da consulta, integração com agendas digitais e calculadoras automáticas. Ainda mesmo fora do consultório, é permitido acessar a ferramenta de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, desde que esteja armazenada na nuvem.

4 – Bulário on-line da Anvisa

É incontestável a variedade de medicamentos disponíveis no mercado, tornando praticamente impossível para os médicos terem conhecimento detalhado sobre a posologia e as contraindicações de todos eles. O bulário on-line oferece um recurso de acesso rápido às informações sobre remédios. O serviço disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também inclui conteúdo educacional em saúde, legislação específica integrando diversas áreas e links de interesse.

5 – Medscape

O Medscape é uma plataforma on-line e um aplicativo móvel reconhecido globalmente no campo da medicina e da saúde. Esse recurso disponibiliza informações médicas atualizadas, notícias, artigos, estudos clínicos, diretrizes, ferramentas de cálculo médico e educação contínua. Reúne ainda dados sobre medicamentos, interações medicamentosas e condições médicas, ao mesmo tempo que proporciona um espaço para discussões e fóruns entre profissionais da área. É uma fonte confiável de informações para médicos e profissionais do setor que desejam se manter atualizados e acessar recursos úteis para a prática clínica.

*Rafael Duarte é CEO da RD Medicine, escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. Veja mais em – https://www.instagram.com/dr.duarterafael/  

Sobre RD Medicine

Escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. É fundada pelo médico e professor, Rafael Duarte, que cursou medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fez residência em anestesiologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca) e, atualmente, realiza residência médica no Albert Einstein Medical Center, na Filadélfia. Hoje, a companhia auxilia outras pessoas a entrarem no concorrido mercado de trabalho de medicina nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: https://rdmedicine.com.br/.