Pular para o conteúdo

A Mulher no Volante: Desconstruindo Mitos e Celebrando Conquistas

A desigualdade de gênero ainda é evidente nas estatísticas de trânsito, mas não da maneira como muitos presumem.

O ditado popular “mulher no volante, perigo constante” é uma frase que ecoou por décadas, refletindo uma mentalidade antiquada que associava as mulheres à incompetência ao dirigir. No entanto, ao longo da história brasileira, as mulheres têm desafiado esses estereótipos e conquistado seu espaço nas estradas, contribuindo significativamente para a condução segura e eficiente.

Seja dirigindo como profissionais, levando os filhos para a escola ou competindo em corridas, as mulheres têm mostrado que têm habilidade e talento ao volante, desafiando os estereótipos que as colocavam em um papel secundário no trânsito. Apesar dos avanços, persistem os desafios.

Na prática, a questão da desigualdade de gênero no trânsito vem com uma “surpresa”. De acordo com dados recentes, as mulheres se envolvem em menos acidentes do que os homens. Isso pode sugerir que, quando estão atrás do volante, elas tendem a ser mais cautelosas e respeitar mais as regras da estrada.

Segundo o Painel de Resultados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2023 houve 3.479 mortes de condutores em acidentes de trânsito no Estado, sendo 3.225 do gênero masculino e, apenas, 254 do gênero feminino. Sendo assim, mulheres representam apenas 7,3% desses acidentes, mesmo sendo 35% das pessoas habilitadas no país, segundo dados do mesmo ano.

Esses dados desafiam diretamente a noção de que as mulheres são “perigo constante” quando dirigem e destacam a importância de combater os preconceitos de gênero que permeiam a sociedade. Reconhecer e valorizar as habilidades das mulheres ao volante não apenas promove a igualdade de gênero, mas também contribui para a segurança nas estradas e para uma cultura de respeito mútuo no trânsito.

A byecar, maior plataforma de assinaturas de carros do Brasil, também reconhece que, embora ainda não tenha alcançado a mesma porcentagem de mulheres que possuem carteira de habilitação com o carro por assinatura – 30% dos nossos clientes são mulheres -, tem trabalhado para tornar a condução cada vez mais feminina. Com 43% do time de vendas do gênero feminino, a byecar visa melhorar a conversa com quem está pensando em assinar, criando um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Além disso, 50% do time de pós-vendas da byecar é composto por mulheres, visando proporcionar um suporte mais completo e empático às futuras motoristas, ajudando-as a se sentirem mais à vontade diante de qualquer tipo de desafio durante a assinatura.

À medida que celebramos as conquistas das mulheres ao volante e reconhecemos seu papel fundamental na condução segura, é essencial continuar desafiando os estereótipos de gênero e promovendo a igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade. Mulheres no volante não representam perigo constante, mas sim uma força vital que impulsiona o progresso e a segurança nas estradas do Brasil e do mundo.

Nota para Editores: Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas. Os resultados reais podem diferir materialmente dessas declarações devido a vários fatores, incluindo condições de mercado e pressões competitivas. A byecar não assume nenhuma obrigação de atualizar as declarações prospectivas devido a novas informações, eventos futuros ou outros desenvolvimentos.

Sobre a byecar: Fundada em 2021, a byecar é uma startup que disponibiliza o serviço de carros por assinatura através de parceria com as principais locadoras do país. Por ser uma plataforma conectada com diversas locadoras, consegue ofertar o melhor custo-benefício para cada um de seus clientes, além de oferecer um serviço de pós-vendas que facilita toda a comunicação entre o cliente e a locadora. O seu maior diferencial é saber que todo o tempo vale, o que faz com que preste um serviço de qualidade ágil, para que a mobilidade não seja mais um problema na vida de seus clientes, passando a ser a solução para uma vida corrida.