Pular para o conteúdo

5 erros comuns que fazem toda a diferença na hora da micropigmentação

Procedimento envolve aplicação de pigmentos no rosto, mas a escolha de um bom profissional é o ponto de partida para evitar problemas estéticos e até mesmo de saúde; profissional do Estúdio Mais comenta

micropigmentação é um procedimento estético que envolve a aplicação de pigmentos na camada superficial da pele para melhorar ou modificar características específicas, como sobrancelhas, lábios e linha dos olhos. De acordo com Adriana Alves,  da rede de clínicas de medicina estética avançada Estúdio Mais, trata-se de uma técnica semi permanente, que geralmente dura de 1 a 3 anos, dependendo do tipo de pele, dos cuidados pós-procedimento e da qualidade dos pigmentos utilizados.

“Para realizar a técnica, nós, profissionais usamos um dispositivo manual ou uma máquina para inserir os pigmentos na pele através de pequenas perfurações. Isso cria a ilusão de cor e preenchimento, resultando em sobrancelhas mais definidas, lábios mais corados ou uma linha dos olhos mais marcada”, comenta ela.

São Paulo, março de 2024 – micropigmentação é um procedimento estético que envolve a aplicação de pigmentos na camada superficial da pele para melhorar ou modificar características específicas, como sobrancelhas, lábios e linha dos olhos. De acordo com Adriana Alves,  da rede de clínicas de medicina estética avançada Estúdio Mais, trata-se de uma técnica semi permanente, que geralmente dura de seis meses a um ano, dependendo do tipo de pele, dos cuidados pós-procedimento e da qualidade dos pigmentos utilizados.

“Para realizar a técnica, nós, profissionais usamos um dispositivo manual ou uma máquina para inserir os pigmentos na pele através de pequenas perfurações. Isso cria a ilusão de cor e preenchimento, resultando em sobrancelhas mais definidas, lábios mais corados ou uma linha dos olhos mais marcada”, comenta ela.

Apesar de ser um procedimento extremamente simples, é importantíssimo que a escolha do profissional seja feita com muito cuidado, pois alguns erros podem ser cruciais. “Desde a higiene até os cuidados com o retoque da micropigmentação, tudo é muito importante para um resultado satisfatório”, pontua.

Pensando nisso, Adriana listou alguns erros que podem custar caro na hora da micropigmentação. Confira:

Erro na avaliação prévia

Quando um cliente chega para fazer uma micropigmentação, seja ela nos lábios, sobrancelhas ou olhos, uma avaliação completa deve ser feita, incluindo histórico médico, alergias, sensibilidades e expectativas. “O uso de determinados medicamentos ou alguma doença, seja ela crônica ou não, podem levar a complicações durante ou depois do procedimento”, explica Adriana.

Nesta avaliação deve ser falado sobre tudo que envolva a saúde do cliente, garantindo a segurança e a satisfação com o resultado.

Higienização inadequada

Como estamos falando de um procedimento invasivo, ainda que minimamente, a higienização dos equipamentos e objetos utilizados deve ser feita com muito cuidado e atenção. “Qualquer erro ao higienizar objetos que vão entrar em contato com o sangue da pessoa podem acarretar em riscos de infeções”, explica.

Técnica inadequada

Como não existe apenas uma técnica para realizar a micropigmentação, essa escolha requer muita atenção. Neste caso, Adriana frisa que o conhecimento do profissional é fundamental para o desejo do cliente.

“Hoje temos muitas técnicas, como microblading, sombreado, entre outras. Se a pessoa quer algo mais natural, a escolha é uma, por exemplo. Por isso o conhecimento tem que estar alinhado com o que aquele paciente quer”, completa.

Profundidade

A profundidade deve ter um meio termo, ou seja, a pigmentação não pode ser muito superficial nem muito profunda. “O ideal é atingir somente a primeira camada da pele, a epiderme, chamamos de microesfoliação, trabalhando assim, promovemos mais versatilidade e naturalidade e com o  passar do tempo o pigmento só vai sendo absorvido naturalmente pela pele e não há alteração em sua cor”, explica.

Coloração 

Existem tons de pele e pêlos, a nossa principal referência é o tom natural dos pelos das sobrancelhas, “Os cabelos podem mudar de cor a qualquer momento e isso não interferirá na cor da micropigmentação das sobrancelhas”, finaliza Adriana.

O principal é optar por um profissional qualificado, preferencialmente com indicação, pois muitos erros podem ser evitados quando ele é qualificado.

Sobre o Estúdio Mais – Rede de clínicas dermatológicas focada em tratamentos estéticos faciais e corporais, possui 17 unidades dentro dos principais shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro. É referência em procedimentos dermatológicos e de estética facial e corporal, contando com um time de profissionais de nutrição, dermatologia, nutrologia e esteticistas. A rede possui o Instituto Estúdio Mais, que oferece suporte e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social que desejam trabalhar no ramo da beleza, conquistando a tão sonhada independência financeira.