Pular para o conteúdo

Aprenda 6 Dicas para entreter o seu bebê e estimular o desenvolvimento

Os primeiros meses de vida de um bebê são cruciais para o seu desenvolvimento motor e cognitivo. Durante esse período, os pais e responsáveis desempenham um papel vital ao fornecer estímulos adequados que ajudam os pequenos a explorar o mundo ao seu redor.  Para ajudar a promover uma evolução saudável e divertida, a fisioterapeuta especialista em neuropediatria da Helper KidsAna Luiza Soares, apresenta 6 dicas de rotina:

  • Tempo de barriga (Tummy Time): desde os primeiros dias de vida, é importante proporcionar ao seu bebê momentos de tempo de barriga para baixo, o que chamamos de tummy time. Coloque-o de bruços por alguns minutos várias vezes ao dia, isso vai ajudar a fortalecer os músculos do pescoço, ombros e costas, preparando-o para alcançar marcos importantes, como rolar, engatinhar e eventualmente ficar de pé.
  • Brinquedos sensoriais: inclua brinquedos que estimulem os sentidos do seu bebê nas atividades diárias. Opções com diferentes texturas, cores vibrantes, sons suaves e até mesmo brinquedos que emitem luzes leves são ótimos para ajudar no desenvolvimento sensorial e cognitivo.
  • Cantar e falar: desde a gestação, os bebês respondem à voz humana. Dedique tempo para conversar e cantar para o seu bebê durante o dia. Isso não só fortalece o vínculo entre vocês, mas também ajuda no desenvolvimento da linguagem e da compreensão auditiva.
  • Jogos de movimento: aproveite o tempo que estiver com seu filho para praticar movimentos. Balance-o suavemente para frente e para trás, levante-o no ar com cuidado e movimente seus braços e pernas suavemente. Esses movimentos ajudam no desenvolvimento da consciência corporal e coordenação.
  • Espelho mágico: pendure um espelho (existem modelos específicos para bebês) de forma segura perto do berço ou área de brincadeiras do pequeno. Os bebês adoram olhar para seus próprios reflexos e isso os ajuda a desenvolver a consciência de si mesmos e a compreensão do mundo ao seu redor.
  • Exploração do ambiente: permita que o seu bebê explore o ambiente de forma segura e supervisionada. Coloque-o em um tapete de atividades ou em um espaço com brinquedos ao redor. Isso incentiva a curiosidade e ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação olho-mão.

Lembre-se sempre de adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais do seu bebê e de proporcionar um ambiente seguro e amoroso para que ele possa explorar e crescer. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a desenvolver o cenário ideal.

Tenha paciência, pois cada criança tem seu próprio tempo de progresso, e embora a sequência de desenvolvimento seja semelhante, o ritmo pode ser diferente. No entanto, é importante estar atento aos marcos de desenvolvimento. Existe uma “janela” de oportunidade para que eles ocorram, e essa média pode variar de acordo com o indivíduo. Caso perceba que seu bebê não os atingiu, procure um especialista para uma avaliação e para que você se sinta mais segura. Com essas dicas simples, você se tornará parte fundamental do desenvolvimento motor e cognitivo do seu bebê, enquanto desfrutam de momentos preciosos juntos.

Sobre
: Ana Luiza Soares é fisioterapeuta neuropediátrica e dedica-se à intervenção precoce em bebês com idades entre zero e 24 meses na Helper Kids – clínica de fisioterapia infantil. Especializada em assimetria craniana, órtese craniana, torcicolo congênito, fisioterapia respiratória neonatal e pediátrica, acumula uma vasta experiência, com 17 anos dedicados à UTI Neonatal e seis anos no Ambulatório de seguimento de bebês de risco.