Pular para o conteúdo

Transplante capilar lidera as pesquisas sobre procedimentos no Google

Levantamento da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) traça panorama sobre procura pelo procedimento no país

O transplante capilar é um dos procedimentos mais procurados, segundo o Google Trends, ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados recentemente. Desde 2004, essa técnica tem representado 48,43% das pesquisas relacionadas a transplantes, seguida por medula, coração, renal, córnea e fígado.

O CENSO 2023, conduzido pela Associação Brasileira de Restauração Capilar, revelou dados valiosos para profissionais de saúde e pacientes sobre a crescente demanda por transplantes capilares no Brasil.

A busca pelo transplante capilar segundo o CENSO ABCRC 2023

Os dados coletados destacaram não apenas a popularidade crescente do transplante capilar, mas também a sua importância como solução para uma variedade de preocupações relacionadas à saúde capilar.

Os resultados do censo forneceram uma compreensão mais profunda dos perfis dos pacientes e suas motivações para buscar o procedimento. Os resultados mostram que 80% enfrentam a queda de cabelo de origem genética, 10% sofrem com queda induzida por medicamentos, questões nutricionais, hormonais ou problemas dermatológicos, enquanto 5% procuram por reconstrução e outros 5% por cirurgia pós-cosmética.

Índice preocupante: mercado paralelo

Outro dado importante revela que 12% dos profissionais filiados à ABCRC atenderam pacientes que buscavam correção de cirurgias anteriores realizadas por profissionais não qualificados ou em clínicas clandestinas.

Desses casos, 15% exigiram a repetição do procedimento. O atual presidente da associação, Dr. Henrique Radwanski, ressalta a importância vital para os pacientes de sempre procurarem um médico especializado ao considerar tal procedimento: “No Brasil, a maioria dos profissionais habilitados e reconhecidos para a realização do transplante capilar é dermatologista ou cirurgião plástico, ou seja, profissionais que realizam o procedimento em clínicas e hospitais devidamente preparados, com equipes de saúde competentes e treinadas, e com acompanhamento clínico após a cirurgia”.

Aumento dos profissionais na área

A pesquisa também destaca que 61% dos médicos associados à ABCRC, especializados em cirurgia plástica e dermatologia, dedicam-se exclusivamente aos transplantes capilares, evidenciando o crescente interesse nessa área entre os profissionais de saúde. Dos 68 profissionais entrevistados, a média de procedimentos realizados por ano por cada um foi de 96, totalizando mais de 6 mil transplantes capilares em todo o Brasil em 2022.

“É um número significativo que reforça que o brasileiro tem buscado mais cirurgias dentro do país, e o motivo principal é porque temos profissionais altamente qualificados aqui. Além disso, ter o médico perto para acompanhar o pós-operatório e toda a recuperação faz toda a diferença”, ressalta Dr. Henrique Radwanski.

À medida que a procura pelo transplante capilar continua a crescer, a ABCRC está empenhada em liderar o caminho, fornecendo orientação e suporte para profissionais de saúde e pacientes em todo o Brasil.

Sobre a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar

A ABCRC é uma associação sem fins lucrativos, composta por médicos dermatologistas e/ou cirurgiões plásticos que realizam cirurgia de Restauração Capilar.

Foi fundada em 1º de março de 2003, com o objetivo congregar os profissionais médicos que atuam em restauração capilar no Brasil – especificamente, cirurgiões plásticos e dermatologistas – trabalhando para propiciar os melhores meios para a atualização científica e garantindo sua defesa profissional.

www.abcrc.com.br