Pular para o conteúdo

Mission Duet: O Boticário convida usuários a cocriarem produtos com a marca em nova ferramenta do TikTok

Marca de beleza vai usar nova funcionalidade da plataforma para criar uma escuta ativa dos desejos da comunidade

Resultado de uma atuação estratégica e perene no TikTok, o  Boticário vai ativar um novo formato de mídia do TikTok, chamado de Mission Duet. O produto é uma integração do formato de dueto, que já estava disponível à comunidade da plataforma, mas que agora passa a se integrar à solução “Mission”, voltada para marcas. Na prática, é uma funcionalidade de cocriação. A empresa, que ocupa o primeiro lugar no ranking de marcas de beleza mais seguidas do TikTok, utilizará a ferramenta lançada recentemente para que a comunidade possa fazer pedidos e sugerir a criação de novos produtos, em conversa diretamente com a fábrica do Boticário.

A partir de 17 de março, os Botilovers poderão responder à pergunta “Já imaginou se você pudesse criar produtos de Boti por um dia?”. A ideia é que a comunidade, que já soma 4 milhões de seguidores na plataforma, seja provocada a sugerir os mais diversos formatos, texturas, cheiros e cores de novos produtos, sem limitações.

No vídeo criado pela empresa, que será cocriado entre a marca e usuários, o profissional do time de P&D aparece imerso na fábrica, anotando todos os detalhes dos desejos da comunidade para um possível desenvolvimento do Boticário. Os consumidores serão impactados pelo conteúdo assim que abrirem o aplicativo, por meio do formato de mídia conhecido como Topview, que toma a tela por completo do usuário. Além disso, o Boticário contará com um squad de influenciadores selecionados para reverberar a ação dentro do TikTok, além da #BotiDosSonhos, que será usada especificamente  para o recurso, inspirando outros usuários a criarem conteúdos semelhantes.

O Mission Duet terá duração de 6 dias e será a primeira etapa de um projeto da marca para aproximar ainda mais o diálogo com seus consumidores. A partir das sugestões, o Boticário vai compilar os principais insights e dividir com seus parceiros para entender a viabilidade de novas criações para seu portfólio. Juntos, os times de Pesquisa & Desenvolvimento poderão entender, na prática, os principais desejos e sugestões da comunidade, como um briefing detalhado de produtos, garantindo inovação, tecnologia e os anseios do consumidor.

“Observamos como os Botilovers se comportam e entendemos que, seja em conteúdos ou ações, nossos consumidores sempre estão atentos aos lançamentos e nos pedem diariamente a volta itens descontinuados ou nos sugerem novos produtos. É pra isso que desenvolvemos, junto com o Tik Tok, a  Mission Duet. Com esse formato, seguimos na tarefa de manter o consumidor no centro de cada movimento da marca e liderando as conversas de beleza no Tik Tok”,  afirma Marcela De Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

O BOTI TE OUVE

Essa não é a primeira vez que o Boticário escuta a comunidade da marca. O lançamento da linha de  Cuide-se Bem Cereja Livre, em 2022, atendeu a uma demanda do próprio mercado, já que ainda não existiam produtos no portfólio do Boticário pensados para os cuidados íntimos. Nas redes sociais, a marca contratou diversos creators para “hackear” o sistema do TikTok.

Em um social listening na plataforma, o Boticário descobriu que o algoritmo não apresentava resultados de busca por termos como “vulva” ou “vagina”. Sendo assim, a marca teve a ideia de substituir o termo por “cereja livre” em uma campanha onde a conversa era em torno de cuidado íntimo.

Além disso, para este ano, o Boticário prevê o lançamento de outros produtos a partir de pedidos dos usuários.

ATUAÇÃO PERENE 

Desde que entrou oficialmente no TikTok, em 2020, O Boticário é  uma das marcas de beleza mais engajadas da rede, somando mais de 4 milhões de seguidores e mais de 29 milhões de curtidas. Em 2022, a marca lançou o Botiverso –  um programa para descobrir e acelerar novos talentos, fomentando a criação de conteúdo de beleza dentro da rede social. A segunda edição, iniciada em agosto de 2023, ampliou em 2900% o número de vagas e teve como prêmio final protagonizar uma campanha da marca e receber 50 mil

Em 2023, o Boticário foi finalista de cinco categorias no TikTok Awards e venceu com “o melhor uso de formato” – conquista que, segundo a marca, reflete o olhar atento e próximo para as movimentações da plataforma, as principais trends virais e conectadas com as principais referências e tendências da audiência.

“Para construir consistência, pioneirismo nas trends e liderança no trabalho com criadores, é essencial estarmos onde as pessoas estão. Nós queremos produzir conteúdos que, além de serem pensados para engajar o público, carreguem a nossa pluralidade, tanto no que diz respeito à diversidade de produtos do  nosso portfólio, mas também a diversidade da nossa audiência”, finaliza De Masi.

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais. Fontes:  

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.