Pular para o conteúdo

Queijo é item popular no concurso Comida di Buteco de Ribeirão Preto

Mais de 70% dos pratos da edição de 2024 levam o ingrediente na composição

O Comida di Buteco em Ribeirão Preto começou no dia 5 de abril e vai até dia 28 do mesmo mês. Com o propósito de resgatar os ‘butecos’ autênticos, a iniciativa nacionalmente conhecida irá eleger o melhor da cidade a partir de uma votação. Critérios como atendimento, temperatura da bebida, higiene do ambiente e os petiscos em si fazem parte da avaliação. Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o público conta com 28 opções de bares para visitar e avaliar durante o concurso.

Com receitas que agradam diferentes paladares, compondo pratos com carnes, peixes e legumes, o queijo está presente em 20 das 28 receitas apresentadas na edição. Em recheios, molhos e coberturas, o ingrediente pode ser encontrado nos pratos dos seguintes bares: Bar A Toca, Bar da Dona Celina, Bar da Patroa, Bar do Gil, Bar do Jefferson, Bar Dona Helena, Bar Empório Paulistano, Beringelas Bar, Buteco da Lu, Choperia Dus Mineiros, Empório Brasília, Empório Mobiglia, Fazendeiro Grill, Mares Peixe Bar, Mister Gourmet Pub&Bar, Ponto Alto Bar, Primo (O Rei da Beringela), Spetus di Butecus, Toco’s Bar e Varanda do Espeto.

O Bar do Jefferson, campeão em 2023, elegeu como prato do ano o “Ponto e vírgula do Jeffin”. O prato é composto por uma dupla de croquetes, sendo um deles de carne com azeitona e bacon, e o outro uma coxinha recheada com mortadela e queijo meia cura, servidos com molho de mostarda Dijon e barbecue picante.

A aposta do Mares Peixe Bar foi o prato que recebeu o nome de “Deixa a Onda te Levar”, onde o queijo provolone aparece empanado e frito, acompanhado do molho da casa, como recheio do Filé de Saint Peter temperado.

Já o Bar da Patroa trouxe para a competição o “Bolinho da Patroa”, feito com massa de abóbora cabotiá com costela suína e recheado com catupiry.

No Bar Dona Helena o queijo aparece como complemento do prato “Kininho”, uma cestinha de quibe assado recheado com calabresa, cebola e coberto com requeijão e parmesão gratinado, decorado com pimenta-biquinho e uma folha de salsa.

E para os que apreciam molhos, o Bar Empório Paulistano trouxe “O Furioso”, servido com molho dos queijos prato e provolone. O prato é montado com bolinhos de costela bovina e conserva de pimentas da casa.

Para desfrutar dessas e de outras receitas que utilizaram diferentes tipos de queijo, confira os endereços no site: www.comidadibuteco.com.br.

Serviço:

Comida di Buteco – 2024

Data: até 28 de abril

Cidade: Ribeirão Preto/SP

Número de participantes: 28 bares

Site oficial: www.comidadibuteco.com.br