Acabou de voltar do intercâmbio e quer algumas dicas para manter contato com a cultura local mesmo estando no Brasil? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois separamos várias dicas que podem tornar esse contato com uma cultura estrangeira mesmo após ter voltado para a sua casa.
Além disso, separamos também algumas cidades espalhadas por todo o Brasil que você pode visitar para ter mais contato com culturas estrangeiras.
Quer saber quais são as dicas para manter contato com a cultura local após o intercâmbio e descobrir algumas cidades que você pode visitar para ter mais contato com essas culturas? É só conferir até o final do conteúdo!
Comunidades estrangeiras no Brasil
Uma das melhores dicas para manter contato com a cultura local após o intercâmbio é conferindo as comunidades estrangeiras no Brasil. Isso porque há várias comunidades estrangeiras espalhadas por todo o país, principalmente nas grandes metrópoles.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, há 15 grandes comunidades estrangeiras, sendo elas (e a respectiva quantidade de pessoas):
1. Portugal – 70.711
2. Bolívia – 58.195
3. Japão – 33.288
4. China – 25.420
5. Itália – 22.772
6. Espanha – 18.519
7. Coreia do Sul – 15.964
8. Haiti – 14.149
9. Argentina – 12.871
10. Chile – 8.809
11. Estados Unidos – 8.273
12. Alemanha – 7.769
13. Peru – 7.008
14. França – 6.605
15. Paraguai – 6.005
Ou seja, se você mora em São Paulo e fez o seu intercâmbio para algum desses países, já sabe exatamente onde manter o contato com a cultura local.
Grupos e comunidades online
Por outro lado, se você não mora em São Paulo e não quer ter que se deslocar para manter contato com a cultura local após o intercâmbio, uma dica é acompanhar os grupos e comunidades online.
Para isso, você só vai precisar procurar pelos grupos criados por nativos e acompanhar as redes sociais para continuar o contato com a cultura. E para isso, você pode tanto conferir os grupos das comunidades estrangeiras que estão aqui no Brasil ou até mesmo grupos diversos do país onde você estava.
Por exemplo, se você fez um intercâmbio na Irlanda e se apaixonou pelas lendas e crenças locais, pode conferir grupos relacionados para continuar tendo contato com a cultura e ainda continuar aprendendo mais sobre o assunto.
Eventos
Participar de eventos também é uma ótima dica para manter contato com a cultura local após o intercâmbio. Isso porque, muitas associações estrangeiras realizam diversos eventos culturais, várias vezes ao ano, seguindo a cultura nativa.
Por exemplo, na cidade de São Paulo você encontra vários eventos relacionados com a cultura japonesa sendo realizados no bairro japonês, a Liberdade. Nesses eventos, você vai encontrar não só pessoas apaixonadas pela cultura, mas também vários nativos que não perdem uma oportunidade de celebrar sua cultura natal.
Além disso, há eventos que você pode participar e para isso, você pode usar plataformas como MeetUp e encontrar eventos tanto online quanto os eventos presenciais mais perto de você.
Amigos
A quarta e melhor dica para manter contato com a cultura local após o intercâmbio é simplesmente manter contato com todos os amigos que você fez durante o seu intercâmbio. E é exatamente por esse motivo que recomendamos que você foque seus esforços em fazer amigos nativos enquanto está viajando ao redor do mundo ou fazendo intercâmbio.
Além disso, ao fazer amigos nativos que tenham gostos bem similares com os seus, vai ser ainda mais fácil manter contato mesmo depois de voltar para o Brasil, pois não vai faltar assunto para conversar.
Bares e restaurantes
Visitar bares e restaurantes estrangeiros também é uma boa forma de manter contato com a cultura local após o intercâmbio. Para isso, você pode conferir algumas dezenas de restaurantes cujos donos e clientes são estrangeiros, como os restaurantes tradicionais japoneses no bairro da Liberdade.
Além disso, nos bares e restaurantes, mesmo quando não encontrar nativos, vai conseguir se sentir mais próximo da cultura apenas por causa da culinária. E esses locais também são uma ótima forma de fazer amigos descendentes dessas culturas, o que é uma ótima chance de entender mais sobre os imigrantes estrangeiros no Brasil.
Programas de TV e rádio
Os programas de TV e rádio estrangeiros também são uma forma de manter contato com a cultura local após o intercâmbio, principalmente programas que você assistia e ouvia durante o intercâmbio.
Além disso, essa também é uma forma de manter contato com o idioma que aprendeu e continuar praticando para não ficar enferrujado até o seu próximo intercâmbio ou viagem para o país.
E para isso, você pode usar filmes, séries, documentários, programas de rádio, palestras e o que mais puder para manter o contato com a cultura e, consequentemente, com o idioma.
Cidades com cultura estrangeira
E como você já conferiu todas as dicas para manter contato com a cultura local após o intercâmbio, que tal conferir algumas cidades no Brasil com cultura estrangeira?
Algumas cidades que você pode achar bem interessantes são: Pomerode e Blumenau, em Santa Catarina, que são cidades com forte cultura alemã. Já na cidade de Castro, no Paraná, você encontra a Castrolanda, uma colônia holandesa.
Agora você já sabe as dicas para manter contato com a cultura local após o intercâmbio e até algumas cidades para visitar. Então que tal usar tudo o que aprendeu para manter contato com a cultura estrangeira que te encantou?