Pesquisadores do Centro Vaticano para a Cultura Digital publicam obra inédita no Brasil, lançada pela PUCPRESS, com proposta de governança global para a IA

Encontro com a Inteligência Artificial Investigações Éticas e Antropológicas
Em um momento em que a regulamentação da inteligência artificial ocupa o centro das agendas globais, a PUCPRESS – editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) -, traz ao Brasil uma obra que reúne o pensamento de filósofos, teólogos e especialistas em ética tecnológica do Grupo de Pesquisa em IA do Centro Vaticano para a Cultura Digital. Com uma abordagem ética e antropológica, o livro contribui para o debate sobre políticas públicas e diretrizes capazes de garantir que as tecnologias emergentes estejam a serviço do progresso humano e da justiça social.
Em Encontro com a Inteligência Artificial: Investigações Éticas e Antropológicas, Jordan Wales, Matthew J. Gaudet, Noreen Herzfeld e Paul Scherz, promovem um debate essencial sobre a governança da IA em um cenário de urgência global – da Lei de IA da União Europeia às controvérsias em torno de modelos como o GPT-4 e o Gemini. O argumento central é uma crítica ao que o Papa Francisco denomina de “paradigma tecnocrático”: a lógica que reduz pessoas e o mundo a matéria-prima a ser dominada pela tecnologia. Para os autores, algoritmos não são neutros, mas sim imbricados com interesses políticos e econômicos de quem os controla, com consequências diretas sobre a democracia, o trabalho, a saúde e a educação.
Por isso, os pesquisadores defendem que as decisões sobre a eventual regulamentação da inteligência artificial não podem ser confiadas exclusivamente a representantes de empresas de tecnologia ou a políticos, mas devem ser fundamentadas por uma análise mais ampla de toda sociedade civil. A proposta exposta no livro não é rejeitar a tecnologia, mas reorientá-la. Os autores defendem uma “cultura do encontro” como antídoto ao isolamento gerado pela IA massificada – e propõem que fé e razão, longe de se oporem, podem oferecer uma base moral para o desenvolvimento tecnológico responsável. A obra examina impactos da IA em áreas como educação, saúde, trabalho e política, e propõe recomendações baseadas na Doutrina Social da Igreja, um conjunto de princípios que, segundo os pesquisadores, oferece ferramentas concretas para pensar o bem comum na era dos algoritmos.
O livro mapeia os desafios cruciais impostos pela IA à sociedade contemporânea e analisa conceitos como personalidade, consciência e encontro, discutindo as implicações da IA para a experiência humana e espiritual. “A harmonia entre fé e razão demonstra por que a adoção da ciência e da tecnologia não entra em conflito com a oferta de recomendações morais claras para seu desenvolvimento e aplicação”, explicam os autores.
Sobre os organizadores
Jordan Joseph Wales
Professor associado e titular da Cátedra de Teologia no Hillsdale College. Estuda teologia cristã e questões contemporâneas sobre IA. Publicou em AI & Society e Journal of Moral Theology. Possui doutorado pela University of Notre Dame e formação em Oxford e Edinburgh. É membro de centros internacionais sobre ciência, religião e ética.
Matthew J. Gaudet
Diretor de Programas e Iniciativas de Ética na Escola de Engenharia da Universidade de Santa Clara, onde desenvolve programas de formação moral, filosófica e teológica para engenheiros. Sua pesquisa aborda ética católica e filosófica aplicada à guerra e paz, deficiência, tecnologia e educação ética. Publicou em periódicos como Journal of Moral Theology e coeditou edições especiais sobre IA.
Noreen Herzfeld
Professora de Ciência e Religião na Universidade St. John e no Colégio St. Benedict, possui formação em Matemática, Ciência da Computação e Teologia. Autora de obras sobre IA, tecnologia e religião, incluindo The Artifice of Intelligence (2023). Atua como pesquisadora associada no ZRS (Eslovênia) e editora de livros sobre implicações culturais e religiosas da tecnologia.
Paul Scherz
Professor associado de Estudos Religiosos na Universidade da Virgínia. Pesquisa ética religiosa em diálogo com ciência, tecnologia e medicina, com foco em IA e medicina de precisão. Autor de Ciência e Ética Cristã (2019) e Tomorrow’s Troubles (2022), obras nas quais explora riscos e prudência na era da governança algorítmica.
Serviço:
Encontro com a Inteligência Artificial: Investigações Éticas e Antropológicas
Organizadores: Jordan Wales, Matthew J. Gaudet, Noreen Herzfeld e Paul Scherz
Editora: PUCPRESS
Outras informações: www.pucpress.com.
Sobre a PUCPRESS
A PUCPRESS, editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é referência no mercado editorial brasileiro, com mais de 40 anos de história e um catálogo diversificado de títulos acadêmicos e científicos em áreas como Filosofia, Educação, Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia, Bioética, Cidades, Saúde e Biotecnologia, Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação. Alinhada aos valores do Grupo Marista e às áreas estratégicas da PUCPR, a editora busca disseminar conhecimento de qualidade, promover o avanço da ciência e impactar positivamente a sociedade. Com publicações que abrangem desde livros impressos a e-books e audiobooks, a PUCPRESS também colabora com iniciativas globais, como o SDG Publishers Compact da ONU, reafirmando seu compromisso com a educação, inovação e sustentabilidade. Outras informações: www.pucpress.com.
