Pular para o conteúdo

Teatro Municipal de Ribeirão Preto recebe Festival de Música e Arte para crianças

Em sua primeira edição, FestMAO Curumim acontece entre 28 de junho e 3 de julho, com entrada gratuita e formato híbrido. Evento terá início com rodas de conversa transmitidas pela internet com tradução em Libras e segue com contação de histórias e shows musicais para o público presencial

Começa no dia 28 de junho, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a primeira edição do FestMAO Curumim – Festival de Música e Arte Infantil, voltado para crianças na faixa etária entre dois e 12 anos. Realizado em formato híbrido, o evento terá rodas de conversa com transmissão on-line e tradução em Libras, e atividades presenciais no Teatro Municipal da cidade (Complexo Cultural Morro do São Bento, s/nº). A agenda cultural – que se estende até 3 de julho – é totalmente gratuita.

O festival tem inspiração no tema “Brincadeira”. A proposta dos organizadores é proporcionar às crianças o acesso à experiência de um evento artístico, lúdico e pedagógico pensado especialmente para elas. “É um convite a um passeio pelo rico repertório popular brasileiro, tanto musical, quanto narrativo”, explica a atriz e narradora de histórias Carol Capacle, produtora executiva e uma das curadoras do festival.

Para conduzir esse passeio de estreia do FestMAO Curumim, a equipe da curadoria priorizou escolha de trabalhos que contemplam qualidade, relevância artística, originalidade, diversidade temática e representatividade. Marcam presença no festival artistas locais, regionais e nacionais, entre eles o músico e compositor Paulo Tatit, muito conhecido pelo trabalho com o grupo Palavra Cantada, que participa da primeira Roda de Conversa on-line do festival.

Também participam das rodas a compositora e regente Thelma Chan (São Paulo); as contadoras de histórias e arte-educadoras Giselda Perê (São Paulo), Niní Kemba (Salvador), Lucia Morais Tucuju (Rio de Janeiro) e Natália Araújo (Ribeirão Preto). Para as atrações de contação de histórias, o festival conta com os artistas Anabrisa Tamaso e Edinho Souza (Franca), Ademir Apparício (Jardinópolis), Mafuane Oliveira (São Paulo), Carol Capacle, Allê Trajan, Evaristo Moura, Renata Martelli, Lorena Ramos, Tânia Alonso, Fernanda Sotto, Gabriel Galhardo e Gracyela Gitirana (Ribeirão Preto). A agenda musical terá a presença da Cia Dois Palitos (Araraquara), Grupo Manuí (Sorocaba), CantaVento (Campinas) e Projeto Toque da Lata (Ribeirão Preto). A apresentação do festival fica por conta dos irmãos Lucas e Léo Santarosa (Ribeirão Preto).

Carol Capacle ressalta a importância de colocar o público infantil em contato com essas diferentes manifestações artísticas, tanto para a formação pessoal, como para o processo educacional. “O ato de ouvir histórias, narradas ou cantadas, contribui para o desenvolvimento infantil em aspectos diversos, como a percepção de si mesma, identidade cultural, relacionamento social, formação de vocabulário, autoconhecimento como ser pensante, plural e diverso e até nos sentimentos da criança”, explica a produtora cultural.

Produção nacional

Estruturado para estimular a interatividade entre crianças, pais, familiares ou acompanhantes, além de educadores e público em geral, o FestMAO Curumim também destaca a valorização da literatura e da música brasileiras, privilegiando recortes especiais com temas das culturas indígena e negra. O evento terá rodas de conversa nos dias 28, 29 e 30 de junho, às 20h, com transmissão pelo canal Palco FestMAO, no YouTube. Nos dias 2 e 3 de julho ocorrem as apresentações artísticas, divididas em duas sessões para plateia do Teatro Municipal

A primeira sessão, das 14h às 16h30, oferece três contações de histórias e um show musical. A segunda, das 17h às 19h, traz duas contações de histórias e mais um show musical.

O festival também incentiva os participantes a fazerem doação de itens como leite longa vida e achocolatado no momento da entrada no teatro, que são os insumos de maior necessidade atualmente nas entidades de apoio social. Toda a arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que fará a distribuição a espaços dedicados ao cuidado de crianças em situação de vulnerabilidade.

Os convites para o festival estão disponíveis para retirada de forma on-line, no endereço https://www.sympla.com.br/evento/festmao-curumim/1593111, ou diretamente na bilheteria do teatro, nos dias 2 e 3 de julho, a partir de 10h, sempre com limite de cinco convites por pessoa para cada sessão

Origem do evento

Com ideia inspirada na música “Toda Brincadeira”, de Carol Capacle (letra) e Allê Trajan (música e arranjo), o FestMAO Curumim é uma extensão do FestMAO 2021, festival musical on-line realizado em abril do ano passado para o público adulto. “A ideia surgiu da necessidade de redescobrir o fazer artístico em meio à pandemia e, agora, essa jornada musical se estende para o público infantil, que era um projeto guardado há algum tempo”, revela o músico e produtor cultural Allê Trajan, também idealizador e diretor artístico do evento.

O projeto tem aprovação do ProAC Direto 38/2021, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Após o encerramento do evento, a íntegra da programação será disponibilizada para acesso virtual pelo YouTube.

FESTMAO CURUMIM – PROGRAMAÇÃO

Rodas de Conversa

Transmissão ao vivo no canal Palco FestMAO (YouTube), com mediação de Vandreza Freiria

28/6 (terça-feira) | 20h
“Produção musical para a infância”, com Paulo Tatit e Thelma Chan

29/6 (quarta-feira) | 20h
“Arte e educação na construção da equidade racial”, com Giselda Perê e Lucia Morais Tucuju

30/6 (quinta-feira) | 20h
A arte na infância: um despertar para a vida, com Natália Araújo e Niní Kemba

Apresentações artísticas
Teatro Municipal de Ribeirão Preto | Praça Alto do São Bento, s/nº

2/7 (sábado) – 1ª Sessão
14h: Contação de história “Tatipirun, com Renda de Lenda
14h40: Contação de história “Da criação do mundo ao folclore africano”, com La Diva Croquete
15h15: Contação de história “Não sei aonde, quem e o quê”, com Renata Martelli
15h45: Show musical Só é feliz quem se arrisca”, com Cia Dois Palitos

2/7 (sábado) – 2ª Sessão
17h: Contação de história “A origem do tambor africano”, com Lorena Ramos
17h30: Contação de história “A casa assombrada”, com Vovó Cachola
18h05: Show musical “Cantigas para voar com Manuí”, com Grupo Manuí

3/7 (domingo) – 1ª Sessão
14h: Contação de história “A onça, a tartaruga e o jacaré, com Tânia Alonso
14h40: Contação de história “Crescer e partir – mais de mil milhas”, com Cia Zero
15h15: Contação de história “Mesma nova história”, com Mafuane Oliveira
15h45: Show musical CantaVento 20 anos”, com CantaVento

3/7 (domingo) – 2ª Sessão
17h: Contação de história “Matinta-Pereira”, com Ademir Apparício
17h30: Contação de história “Cozinhando com Utopim, com Gracyela Gitirana
18h05: Show musical “Batendo na lata, sambando no pé, driblando o caos com a fé, com Projeto Toque da Lata
19h: encerramento do festival

FICHA TÉCNICA FESTMAO CURUMIM

Produção Executiva e Curadoria: Carol Capacle
Direção Artística e Curadoria: Allê Trajan
Coordenação de Produção: Fernanda Moura
Assistência de Produção e Curadoria: Tânia Alonso
Mediação Atividades Formativas e Curadoria: Vandreza Freiria
Direção Técnica – Horacio Silveira
Vídeo – Torres Comunicação
Áudio e Sonorização – Nova Digital e Finalize Audio Mastering
Designer Gráfico: Cami Vincci
Assessoria de Imprensa: Verbo Nostro Comunicação
Social Media: Agridoce Digital & Marketing
Web Designer: Ramon Jardim
Teaser e AfterMovie: Imagem Sonora
Fotografia: Vinícius Barros
Intérpretes de LIBRAS: ICOM Libras
Cenografia: Vladimir Veloso
Técnico Stream Yard: Douglas Theodolino
Realização: Capacle Produções Artísticas

SERVIÇO:

O que:  FestMAO Curumim (Festival de Música e Arte Infantil)
Data: 28/6 a 3/07
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Complexo Cultural Morro do São Bento – Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP)
Ingressos: já estão disponíveis para serem retirados pela internet no endereço https://www.sympla.com.br/evento/festmao-curumim/1593111, ou diretamente na bilheteria do teatro, nos dias 2 e 3 de julho, a partir de 10h, sempre com limite de cinco convites por pessoa para cada sessão
Instagram e Facebook: @festmaocurumim
YouTube: https://www.youtube.com/c/PalcoFestMAO
Link para música tema do festival: “Toda Brincadeira”:
https://www.youtube.com/watch?v=UQ3TrUALKO8

Obs. O evento promove uma ação social com arrecadação de leite longa vida e achocolatado, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Os participantes que contribuírem de forma espontânea devem deixar doações no momento da entrada ao festival. Haverá ponto de coleta no saguão do Teatro Municipal de Ribeirão Preto.