Pular para o conteúdo

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA SEGUNDA EM GUAÍRA

Na segunda-feira, dia 23 de abril, começa a vacinação contra a influenza neste ano.

Serão datas específicas para cada grupo contemplado. A partir do dia 23 começam a ser aplicadas em profissionais de saúde e idosos, no dia 2 de maio para crianças, de seis meses a quatro anos e 29 dias, gestantes e puerperas (mulheres que deram a luz a 45 dias ou menos), no dia 9 de maio começam as doses para comorbidades  (doenças crônicos), professores e pessoas privadas de liberdade.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a necessidade de todos os grupos tomar as doses anualmente, uma vez que o vírus sofre mutações e as vacinas da rede pública são trivalentes, protegem contra o H1N1, H3N2 e Influenza B.

A substância imunizante é formulada a partir das cepas de maior prevalência no ano anterior.

Dia D

A grande mobilização da campanha ocorre no dia 12 de maio, em todos as USFs – Unidades de Saúde da Família – das 8h às 17h. A meta é atingir 90% de todos os grupos contemplados com as doses.

Importante lembrar que na rede pública as doses são liberadas em lotes, então cada segmento deve procurar os postos na data determinada.

As contra-indicações são mínimas. Só não podem tomar quem está com febre ou acometido por doença aguda. Para os doadores de sangue é recomendado esperar um prazo mínimo de 48 horas depois da doação antes de se imunizar.

Ouça: Maria Cândida de Oliveira – Profissional IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Secretaria da Saúde