Pular para o conteúdo

COMO CRIAR UM SITE DE FORMA PRÁTICA

Para aqueles que pretendem ter presença online, um site é uma ferramenta imprescindível. Por isso, nesse artigo iremos trazer para você dicas de como criar um site de maneira prática e fácil.

Um site é útil para quem administra uma empresa e quer consolidar a sua marca, divulgar os seus produtos, bem como é uma ferramenta importante para quem quer trabalhar com e-commerce, por exemplo. Enfim, as possibilidades com um site são enormes.

Vantagens que um site proporciona para um Negócio

Entre os muitos benefícios que um site proporciona a um negócio é possível destacar alguns que são imprescindíveis para qualquer segmento.

Profissionalismo

Seja qual for o ramo de negócios onde você atua, o fato é que contar com um site favorece para você mais credibilidade e profissionalismo. Dessa maneira, você tem condições de ser bem visto pelos seus clientes.

Maior abrangência

Se você possui uma empresa que atua no ramo de vendas, com um site você possui a possibilidade de atingir mais consumidores de outras cidades, Estados e, até mesmo, de outros países.

Em suma, um site apresenta uma das principais características da Internet: a proximidade e a interatividade.

Visibilidade

Um site é uma vitrine que divulga o seu serviço 24 horas por dia. Graças a ele, você pode obter mais visibilidade no ramo em que você atua.

Dessa forma, é possível dizer que, hoje em dia, sem um site sua empresa, o seu trabalho e os serviços que você presta praticamente não existem.

Etapas para a criação de um site

Tempos atrás, falar em criação de sites exigia a contratação de alguém que possuía o conhecimento e o domínio das linguagens e dos códigos de programação.

Porém, hoje em dia existem ferramentas intuitivas que possibilitam qualquer pessoa a criar um site.

Sendo assim, para criar um site você pode optar por utilizar um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Um CMS conta com todas as ferramentas e funções para você personalizar e administrar um site.

Entre os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo mais recomendados e utilizados atualmente é possível citar o WordPress, o Drupal e o Joomla!. Nesse caso, o WordPress é o mais famoso e mais utilizado – e você pode aprender mais sobre como instalá-lo em várias etapas simples usando este guia.

Além disso, antes de partir para a criação do site propriamente dito, é importante já efetuar a escolha adequada do domínio e da hospedagem. O domínio é o endereço do seu site, é o nome pelo qual as pessoas irão identificar o seu site.

Já a hospedagem é o local onde o site estará localizado. É importante contar com empresas especializadas em domínios e hospedagem de sites, pois desse modo você terá condições de solucionar com mais rapidez qualquer tipo de problema envolvendo o seu site.

Criando um site com o WordPress

Logo abaixo vamos ver de forma simples e resumida como é possível criar um site rapidamente com o WordPress.

Instalação do WordPress

Como já foi mencionado anteriormente, a plataforma mais conhecida e indicada para quem quer ter um site é o WordPress. Por isso, o passo inicial é efetuar a instalação desse sistema.

Vale salientar que o processo de instalação desse sistema não é difícil. Além disso, o WordPress conta um modo de auto-instalação na maioria dos serviços de hospedagens de sites. Ou, caso você prefira, pode fazer a instalação manual.

Configuração do WordPress

Após realizar a instalação dessa plataforma, é necessário efetuar as configurações necessárias, tais como configurar o idioma utilizado, os usuários e o fuso-horário, por exemplo.

Personalização do visual

Se há um elemento que é muito importante para um site é a identidade visual. Além de ser um atrativo, ele deve proporcionar fácil navegação.

Escolhendo um template

No WordPress é possível escolher um template gratuito para o seu site, porém vale a pena pesquisar por templates pagos, pois eles possuem mais recursos e funcionalidades.

Para efetuar a instalação de um template, clique na seção “Aparências” na área do administrador, em seguida clique em “Adicionar Novo”. A instalação é simples e, sempre que você considerar necessário pode mudar o visual do seu site.

Utilização dos plugins

Os plugins são programas que agregam mais funcionalidades para o seu site. O WordPress, nesse caso, oferece uma variada quantidade de plugins, alguns exemplos são plugins para acelerar o carregamento das páginas e plugins para moderação de comentários.

Assim como os templates, existem os plugins gratuitos e os plugins pagos. Para efetuar a instalação de um plugin, é preciso acessar o menu principal e parar o mouse sobre a seção plugins.

Em seguida é preciso clicar na opção “Adicionar Novo” e digitar no campo de busca o plugins que você deseja instalar. Para concluir, clique em “Instalar Agora” e depois na opção “Ativar”.

Conclusão

Ter um site, além de ser muito importante, não é difícil. Basta você contar com as ferramentas adequadas para isso. A Internet está repleta de boas ferramentas gratuitas para quem deseja investir em um projeto web.

Por fim, se você quer trazer mais visibilidade para a sua empresa ou  quer ter mais presença online, mãos à obra. Chegou a hora de ter um site para chamar de seu!