Pular para o conteúdo

GUAÍRA: 2º FÓRUM DE CULTURA DISCUTE CRIAÇÃO DE UM FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA

A Prefeitura por meio do Departamento de Cultura realizou o 2º Fórum de Cultura de Guaíra. O evento aconteceu nos dias 6 e 7, e  contou com uma programação recheada de assuntos atinentes a políticas públicas do segmento cultural no município.

A abertura do fórum contou  com uma roda de conversa sobre o Mapeamento Cultural de Guaíra, para debater as atividades e manifestações artísticas e culturais da cidade.

Durante o Fórum aconteceu à eleição dos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura e o próximo passo será a escolha dos membros do Poder Público.   O Conselho é um órgão Deliberativo e Consultivo.

Outro assunto discutido, dentre as atividades realizadas, no Fórum foi à criação de um Fundo de Cultura no município. De acordo com Sidnei Ferreira, Chefe do Departamento de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura seria um instrumento utilizado para que o município seja integrado ao Sistema Nacional de Cultura,  e permitiria  receber transferência de recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e de empresários. Os recursos poderiam ser usados em incentivos de projetos culturais.  “O Fundo Cultural  se constitui de um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas”, explicou Sidnei Ferreira

O prefeito José Eduardo pontuou que o Fundo Cultural Municipal seria um dos mecanismos que a Prefeitura de Guaíra utilizaria para o fomento à Cultura, de forma ampla e democrática. “ A cidade  ganharia  com a realização de  projetos culturais em diversas áreas”, salientou.

Para a criação do Fundo Municipal de Cultura é necessário tramitar a legislação referente a implantação do fundo de cultura.Tanto o prefeito como os vereadores precisam aprovar a lei  especifica.

O 2º Fórum Cultural de Guaíra encerrou com a palestra ministrada   pelo Mestre em História, professor Rodrigo Touso que também é representate regional dos museus da região de Ribeirão Preto e historiador do Centro Municipal de Memória (CEMM), que mantém o Museu da Cidade, no município de Sertãozinho, com o tema “ Como Produzir projetos e Captar recursos  ( PROAC e Lei Rouanet).  O palestrante também realizou uma visita técnica ao Museu Municipal.

Membros do Conselho Municipal de Cultura

Representantes titulares e suplentes da sociedade civil:

1) Representante dos Conservatórios Musicais e  Dança

Titular: Maiara Alves Ferreira

Suplente: Vinicius Lima

2) Grupos Folclóricos ou Entidades Congêneres:

Titular: Altair Severino Dias

Suplente: Marcos José Da Silva

 

3) Área Cênica, Cinema, Vídeo E Fotografia:

Titular: Daiane Vilela

Suplente: Luciano Alexandre Da Silva

 

4) Museologia e Arquivismo

Titular: Miriam Cristina Alonso

Suplente: Susete Costa Barini

 

5) Músicos, Cantores, Dançarinos, E Compositores

Titular: Leandro Ribeiro

Suplente: Wendell Scarpellini

 

6) Artistas Plásticose Artesãos

Titular: Maria Auxiliadora Gonçalves

Suplente: Elaine Cristina Marcório Stuchi

 

7)Escritores, Poetas, Contistas, Trovadores

Titular: Aline Fornel

Suplente: Wellington Miranda

 

8) Atores

Titular: Lourival Daniel Penasforte

Suplente: Rodrigo Alves Dos Santos