Pular para o conteúdo

TELEMEDICINA É TECNOLOGIA

por Eliana Alcântara

É inegável que a chegada da internet mudou nossas vidas e com as mídias sociais não foi diferente. As transformações pelas quais estamos passando são tão rápidas que é difícil acompanhá-las. A cada dia surgem novas formas de ver o mundo e novas formas de se conectar com ele. E o impacto disso na vida do ser humano é inegável.

A tecnologia tem o papel primordial de apoiar e auxiliar o homem em suas atividades diárias, nos seus desafios. Ajudar a solucionar problemas, encontrar caminhos mais simples, mais velozes, mais efetivos. Com a tecnologia e a Telemedicina as coisas não são diferentes. A Telemedicina nasceu em função do avanço dos processos tecnológicos, pela infinita vontade do homem em buscar o novo, em desbravar novos horizontes, em sua busca contínua pela evolução de métodos e processos.

Com a Telemedicina é possível antecipar diagnósticos, ampliar o atendimento médico, bem como a interação de profissionais em diferentes pontos para salvar vidas. A Telemedicina é, certamente, um dos ramos mais interessantes e promissores da tecnologia. Com ela é possível oferecer diagnóstico seguro e de qualidade para regiões que não dispõem de grande infraestrutura médico-hospitalar. Chega com facilidade para pacientes que têm dificuldade de locomoção e é financeiramente viável porque seus custos são acessíveis.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil a situação não é diferente, visto que as doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de mortalidade.

A Telemedicina é forte aliada no desafio de mudar esta realidade porque possibilita o diagnóstico precoce e o rápido tratamento nos casos de infarto agudo do miocárdio.

Com a Telemedicina é possível ganhar tempo. Um tempo fundamental e muito valioso que pode ser definitivo para salvar a vida do paciente. Telemedicina é tecnologia que salva vidas!

(*) Elaine Alcântara é diretora geral da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da Telemedicina.