Cursar uma faculdade é o sonho da maioria dos estudantes, alguns programas do governo auxiliam essa conquista, neste ano o UNIFEB disponibiliza para 21 cursos de graduação o PROUNI – Programa Universidade para Todos.  No total são 193 bolsas, sendo 103 bolsas integrais,  de 100% de desconto, e 90 bolsas parciais de 50% de desconto no valor do curso.

O período de inscrições do PROUNI 2019 é de 31 de janeiro até às 23h59 do dia 3 de fevereiro deste ano. As adesões são gratuitas, e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prouni:  Site do PROUNI

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a inclusão ao programa considera a qualidade dos estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro, e da segunda chamada em 20 de fevereiro. Os alunos que se candidatarem a bolsas no UNIFEB, também poderão ter acesso ao resultado na Instituição.

O programa vem auxiliando muitos universitários como a Maria Caroline da Costa Marsari, que está no terceiro termo do curso de Direito do UNIFEB, e é bolsista integral do PROUNI. “Acho que uma das melhores formas de entrar na faculdade é por meio do PROUNI.

Primeiro, porque você tem a chance de entrar em ótimas faculdades, e para aqueles que conseguem uma bolsa integral, como no meu caso, ainda tem a segurança de ter todo o curso pago e não se preocupar com imprevistos futuros. Segundo, isso é muito satisfatório quando você consegue, é uma forma de mostrar o seu esforço, já que muitos tentam, mas nem todos conseguem, por isso vale a pena se dedicar ao ENEM, e conseguir essa oportunidade faz toda diferença”.

O estudante João Vitor dos Santos Brunozzi, do quarto ano de bacharelado do curso de Educação Física do UNIFEB, que também é bolsista integral pelo PROUNI, relata que o programa auxiliou até na escolha do que iria estudar na faculdade. “Consegui bolsas PROUNI, FIES, e Sisu em várias faculdades da região e fora da região, mas preferi optar pelo primeiro programa e no UNIFEB, pois estava localizado em uma região mais acessível, que havia parentes cursando e que elogiaram a instituição. O PROUNI é fantástico, traz a oportunidade para quem não possui uma renda muita alta de conquistar a tão sonhada graduação”, afirmou Brunozzi.

O PROUNI foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005.  Podem participar estudantes que fizeram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos e também para pessoas com deficiência. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Atualmente o UNIFEB oferece cursos de graduação em Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Eng. Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física Médica, Odontologia, Pedagogia,  Química Tecnológica, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Texto: Tamires Furniel
Fotos Divulgação