Pular para o conteúdo

Sem parabólica só se assiste a Globo em Guaíra

Estrutura da torre de TVs dobrou-se em três com a força dos ventos de quinta feira passada, dia 22
Estrutura da torre de TVs dobrou-se em três com a força dos ventos de quinta feira passada, dia 22

Dentre os danos causados pela tormenta de quinta-feira, dia 22, com lufadas de ventos com até 100 km por hora, está a queda da torre de re-transmissão dos canais abertos em Guaíra. Na antena mantida pela Prefeitura estava concentrada a transmissão de todos os canais abertos em UHF para o município, com exceção da Rede Globo, que possuí um sistema exclusivo, dentro do terreno do Estádio Municipal José Zuquim Nogueira.

A antena da Prefeitura estava instalada nos fundos da Tomilho-Predilecta (antigo Cepar).

A gigantesca estrutura dobrou em três partes destruindo equipamentos e cortando totalmente os sinais das TVs abertas que eram transmitidos para o nosso município.

Para quem não tem parabólica ou TV paga a Globo restou como única opção e o problema é sério. O conserto e o restabelecimento dos sinais devem demorar.

Num primeiro momento a Prefeitura falava em dois meses. Isso porque para o reparo, cujo custo ainda não foi estimado, seria necessário a abertura de um processo de licitação, com todos os seus tramites legais, publicações em jornais, período para apresentação de propostas, concorrência, recursos e homologações, ou seja, muita burocracia.

Devido a reclames da população, o prefeito José Carlos Augusto, de acordo com sua assessoria de comunicação, resolveu se reunir com técnicos da manutenção da antena na tentativa de encontrar uma solução mais rápida. Deste encontro teriam participados até representantes da EPTV, emissora regional da Globo, que teriam se colocado a disposição para ajudar na solução do problema.

O prefeito, José Carlos já cogita em decreto de emergência para o reparo do sistema de transmissão do sinal de TV aberta em Guaíra. Este é um caminho para agilizar o reparo, abrindo precedente para a dispensa de licitação, justificada no fato do dano ter sido causado por um fenômeno natural e também pela torre servir a toda população.

A Prefeitura promete que fará o possível para voltar os sinais de TVs rapidamente, porém não estabelece em datas para que tudo se normalize.

por Paulo Sergio Rodrigues (Mtb – 31768) especial para o GuairaNews.com