Pular para o conteúdo

IORM abre salão de Humor e premia trabalhos nesta sexta-feira

Foto: Tadeu Fessel
Foto: Tadeu Fessel

Com um total de 234 trabalhos expostos, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça abre na noite desta sexta-feira, 5 de outubro, o I Salão e I Salãozinho Regional de Humor de Guaíra, no Centro Cultural Colorado em Guaíra, com entrada gratuita.

Os Salões superaram as expectativas dos organizadores. Caricaturistas e chargistas de sete estados brasileiros: Pará, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal, além de um participante da Bulgária integram a mostra. Apesar da participação de outros estados, somente os trabalhos de artistas paulistas podem competir. Dos 84 trabalhos apresentados ao I Salão, 26 são charges e o restante, caricaturas. Os trabalhos foram encaminhados por correio e por comunicado eletrônico para o IORM.

Com a realização de duas oficinas, nos dias 15 e 22 de setembro, o IORM obteve o envolvimento da comunidade escolar regional para o I Salãozinho de Humor. Um total de 112 crianças, de 11 a 14 anos de idade, de cidades como Orlândia, Guaíra, Ipuã, Miguelópolis, entre outras.

Durante a cerimônia de abertura serão entregues os troféus aos três trabalhos premiados nas categorias caricatura e charge, do I Salão e troféu para os primeiros colocados nas categorias caricatura e charge do I Salãozinho. Os Salões são presididos por Júlio César da Silva, cartunista e ilustrador de livros infantis. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente.

O primeiro colocado nas categorias charge e caricatura do I Salão receberão prêmio de R$ 500,00; para as segunda e terceiras colocações, o prêmio será de R$ 150,00 e os trabalhos serão apresentados em exposição permanente na sede do IORM em Guaíra.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por dois profissionais da área de cartoon e um representante da imprensa regional. Os visitantes do Salão poderão votar em seus trabalhos preferidos. O voto do público, apontado durante a cerimônia de abertura do salão, será levado em consideração. Na abertura, cada visitante poderá apontar um único trabalho. A obra que tiver o maior número de indicações receberá o prêmio e menção especial do voto popular.

“Esperamos que a comunidade regional reconheça a importância dos nossos salões, fazendo visitas. Este evento é um impulso para o fomento e fortalecimento da cultura em nossa região e no Estado.”, afirma o gerente executivo do IORM, Rafael Braghiroli.

“Este Salão é o primeiro de muitos que o IORM vai realizar e tem o objetivo de reconhecer os artistas regionais e incentivar as crianças e os jovens. Queremos que faça parte do calendário anual de Guaíra”, salienta a Diretora de Comunicação do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

A presidente do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo, que participará da abertura dos Salões, destaca o papel do Centro Cultural Colorado, sede do Instituto em Guaíra para a promoção da comunidade regional.

Oficina

Como fase preparatória do Salãozinho de Humor, o IORM promoveu oficinas de charges para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos em três municípios da região (Orlândia, Miguelópolis e Guaíra), no mês de setembro. O foco foi a divulgação do Salãozinho e o estímulo às crianças para que se inscrevessem para participar do evento.

“Este I Salão tem como objetivo reconhecer artistas regionais e incentivar os jovens à prática artística e contribuir com seu desenvolvimento intelectual e crítico através da linguagem do humor gráfico.”, salienta a Diretora de Comunicação do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

O I Salão e Salãozinho Regional de Humor de Guaíra acontece até o dia 19 de outubro e tem patrocínio da empresa Criart e apoio da Ouro Fino Agronegócio e Prefeitura Municipal de Guaíra.

Visite o I Salão Regional de Humor de Guaíra e I Salãozinho Regional de Guaíra
De 5 a 19 de outubro
De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça IORM
Centro Cultural Colorado
Avenida José Cavenaghe, 1355
Chácara Bela Vista
Guaíra (SP)

5 de outubro
Programação

  • 19h–Apresentações Culturais
  • Lira Musical
  • Coral da 3º Idade
  • Apresentação do Ofício da Dança, com a coreografia Papel, Pedra e Tesoura
  • Eletro Afro “Cortejo Maracatu”
  • Abertura Oficial
  • PremiaçãoAbertura da Sala de Exposição
  • Premiação Popular (Voto do Público)