Pular para o conteúdo

Prefeitura começa a recuperar a 12-B

recape 12 B (18)

Nesta semana a Prefeitura de Guaíra por intermédio da diretoria de Engenharia e Obras está finalizando o reparo na rua 12-B. Os 900 metros de recuperação de parte do asfalto se fez necessária devido a intervenção do Deagua que instalou naquela via uma adutora que interliga o sistema do poço artesiano do Tonico Garcia, com o poço da rua 24 e sistema de distribuição da rua 22. Esta obra melhorou o abastecimento de água em setores da cidade onde o fornecimento da água era crítico.

Os moradores da região reclamaram porque a valeta onde o duto foi instalado ficou aberto, o que teria causado transtornos ao trânsito e limpeza. No entanto o departamento de Obras providenciou a colocação de brita para amenizar o impacto na circulação de veículos e o departamento de Limpeza Pública promoveu periódicas remoções de detritos para mitigar a sujeira.

Quanto ao tempo demandado para começar reparo no leito asfáltico o diretor de Obras, José Eduardo Miele ressaltou que por se tratar de uma intervenção com instalação de rede de água a capa de pavimento não poderia ser executada imediatamente. Primeiro era preciso fazer a observação da obra, certificar-se que não haveria vazamentos.

Outro quesito estrutural, também tem que ser levado em conta. A acomodação natural do solo. Se a pavimentação for feita logo em seguida a obra, pode ocorrer muito afundamento no asfalto depois de pronto.

Ressalte-se que para esta obra em questão havia necessidade de alta quantidade de massa asfáltica, 90 toneladas o que demandou a abertura de licitação. Um processo de contração de serviços e contratação de mão de obra, que por lei a Prefeitura deve executar, que é burocrático e leva tempo.

Mas a boa notícia para os moradores da região é que aproveitando a mobilização pela obra de reparo, a Prefeitura está promovendo o recape de todo o leito da rua em alguns pontos críticos. Pontos em que desde o ano passado a rua 12-B estava tomada pelos buracos.

Recape 12-B Recape 12-B recape 12 B (10) Recape 12-B Recape 12-B

fonte: Depto. de Comunicação da Prefeitura do Município de Guaíra