Pular para o conteúdo

North Shopping Barretos traz apresentação de chorinho em homenagem as Mães

North Shopping Barretos traz apresentação de chorinho  em homenagem as Mães

O North Shopping Barretos apresenta neste dia 08 de maio, quarta feira a partir das 20h:00 em sua praça de alimentação o grupo de chorinho Escorregando. A apresentação musical será uma homenagem as Mamães de Barretos e toda região.

O grupo Escorregando é formado por seis músicos e tem feito apresentações na cidade e região e por onde tem passado tem deixado uma grande quantidade de admiradores e acima de tudo novos apaixonados pelo choro.

Esse show tem uma melodia que vai falar ao coração de quem ama incondicionalmente, ou seja as Mamães. Essa noite será preparada para elas!

História do Choro

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira. O músico, compositor ou instrumentista, ligado ao choro é chamado chorão. Característica freqüentemente apreciada no choro é o virtuosismo dos instrumentistas, bem como a capacidade de improvisação dos executantes. As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares ou na própria casa dos músicos, em que todos se juntam para tocar choro. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda. Alguns dos chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

O choro serviu de inspiração a diversos compositores eruditos brasileiros e estrangeiros. Dentre as composições de Heitor Villa-Lobos, o ciclo dos Choros é considerado um conjunto de obras importantes. O compositor francês Darius Milhaud, que foi adido cultural da França no Brasil, inseriu em sua peça ‘’Scaramouche’’ algumas ideias de choro, inclusive com um plágio de ‘’Brejeiro’’, de Nazareth.

Também a música erudita inspirou os chorões, como o flautista Altamiro Carrilho, que gravou discos chamados Clássicos em Choro, nos quais toca música clássica com sotaque de choro.