Pular para o conteúdo

Alunos e pais da EMEF Vera Vitali recebem orientações sobre higiene e cuidados bucais

Alunos e pais da Vera Vitali recebem orientações sobre higiene e cuidados bucais

As secretarias municipais de Saúde e Educação desenvolveram um programa de orientação odontológicas para EMEF Professora Vera Lúcia Viltali . No projeto a dentista Dra. Karina Mansur Pinheiro apoiada pela diretora Lara Vitali de Oliveira Talarico, coordenadora Suzana, assessora pedagógica Rosângela desenvolveu um programa educativo-preventivo em odontologia voltado aos alunos, professores e pais.

O objetivo principal é promover, em caráter interdisciplinar, a conscientização das crianças à adoção de hábitos e posturas saudáveis. As ações coletivas são de grande valia para a comunidade, pois elas atenuam os agravantes de doenças. No caso da odontologia, a prevenção é orientada para as doenças de maior acometimento como a cárie dentária e as periodontopatias (doenças das gengivas). Modificações nos condicionantes dessas doenças são medidas oportunas para o controle social e a manutenção do cuidado do indivíduo.

Nesse sentido, são desenvolvidas atividades que valorizam o saber por agregar novos conhecimentos à prática educativa das crianças, que participam da revelação de placa bacteriana dental, da escovação supervisionada e da avaliação clínica para o diagnóstico da cárie dentária.

O programa conta também com orientação para uma dieta saudável, divulgação de cartazes e folders, além do uso de vídeos odontológicos.

Salienta-se que a educação em saúde é um estimulo à criança que se torna mais participativa por reconhecer uma situação de risco à saúde, e assim intervir na prevenção das doenças, assegurando uma vida com qualidade.

Durante as visitas na Unidade Escolar realizam-se o exame clínico para as salas iniciais, sendo examinadas 182 crianças, das quais 53 receberam notificação para tratamento odontológico, perfazendo 29,12% de escolares com maior risco à cárie dentária.