Pular para o conteúdo

Mercado do Bem 2013: a certeza de que juntos podemos realizar e transformar

Mercado do Bem 2013: a certeza de que juntos podemos realizar e transformar

Jonatan Domingos da Silva e Ana Carolina Toledo Salomão, de Guaira, dividiram o prêmio mais valioso sorteado no domingo, 9 de junho, pelo Mercado do Bem 2013, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, na Estância Colorado em Sales Oliveira, desde a última sexta-feira, 7 de junho. A moto, também sorteada no evento foi para Lais Froes Rodrigues, de Orlândia.

Mas não foram esses, os três únicos vencedores da décima edição do Mercado do Bem, comandada pela empresária Josimara Ribeiro de Mendonça. A certeza para quem participou do evento é que toda a comunidade regional saiu vencedora deste evento que conjuga responsabilidade social, solidariedade, diversão e lazer e conta com a participação de um público fiel, que este ano foi recorde e, formado por pessoas de todas as classes sociais.

O Mercado do Bem deste ano cumpriu a sua missão de arrecadar recursos que apoiam o desenvolvimentos dos projetos que o Instituto realiza em Orlândia e região. Uma das principais fontes de recursos foram as peças para decoração da casa comercializadas pelo Ateliê do Bem. As voluntárias do IORM trabalharam intensamente preparando trabalhos manuais inspirados nas lendas do folclore brasileiro, que tiveram grande saída, foram produzidos pelos grupos de voluntários do IORM em toda a região, sob coordenação de Vanessa Salomão Scanavez.

Sucesso neste Mercado também foi o Brechó do Habillé, com grande venda de roupas e acessórios para festa doados por apoiadoras do IORM. O leilão de prêmios valiosos, que incluiu camisas oficiais da Seleção brasileira autografadas pelo craque Ronaldo Nazário, Camisas do Santos autografadas por Neymar e pelo Rei Pelé, além de bolsas das grifes Dior, Versace, Mark Jacobs, Chanel e muitos outros objetos do desejo foi integralmente conduzido pelo empresário Marcelo Ribeiro de Mendonça, que cuidou pessoalmente de todos os detalhes do evento. Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça, obteve expressiva doação dos mais valiosos prêmios para o Mercado e recebeu o agradecimento público da presidente do IORM, Josimara.

Festa Junina foi o tema da ambientação do Mercado, com decoração assinada por Lilia Maturana, com o uso de tradicionais bandeirinhas de papel crepom, palha e chita, em composições muito harmoniosas.

Evento estadual

O Mercado já está na rota dos grandes eventos do estado de São Paulo. Pela realização do Mercado, o IORM recebeu os votos de êxito e sucesso encaminhados pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, pela presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, Dona Lu Alckmin e pelo deputado federal Antonio Duarte Nogueira. Um grande número de lideranças políticas da região compareceu ao Mercado, entre eles, a Prefeita de Orlândia, Flávia Mendes Gomes, o Prefeito de Miguelópolis, Juliano Mendonça Jorge, o vice-prefeito Tarcio Barbosa e o Prefeito de Ipuã, José Francisco Souza Ávila. Também estiveram presentes os vereadores de Orlândia Guilherme Ducatti, Michelle Ruffo Junqueira, Sebastião Braga e Gustavo Zordan ; os vereadores de Miguelópolis André da Silva Freitas e Tadeu Jorge. Outras autoridades que compareceram foram o Secretário Municipal de Esportes de Sales Oliveira, Luiz César da Costa e a presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis, vereadora Lilia Maturana., Como também a primeira dama de Guaíra, Selma Alves dos Santos Mello.

A presença significou o apoio à realização do Mercado e o reconhecimento da importância do IORM para a comunidade.

A programação foi aberta no início da tarde da sexta-feira, 7 de junho, com as

bênçãos do Padre Devair Araújo da Fonseca, da Paróquia São José, de Orlândia, comunidade e a presença regional de todo o corpo de voluntários do IORM. Em sua homilia, o Padre evocou a importância da caridade e a relevância da preocupação com o outro, temas sempre lembrados por todos que participam do IORM.

Os visitantes puderam contratar serviços dos especialistas presentes no Spa do Bem e se deliciar com o café assinado pela barista Edy Barros que voltou ao Mercado do Bem 2013, com sua rica preparação de cafés gourmets quentes e gelados.

Um show de arte e cultura

O palco do Mercado do Bem teve apresentação de danças e quadrilha do grupo de bailarinos da Usina da Dança. Durante os três dias de evento, a Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça apresentou a Quadrilha, dança junina tradicional do Brasil, com uma trilha composta por vários ritmos regionais. A coreografia foi assinada por Márcia Pereira Jesus e Caio César Sousa, sob direção artística de Valéria Pazeto.

O IORM voltou ao palco com a Baby Class Diamantes da Escola de Dança de Guaíra e peças coreografadas por Ana Carolina Castro Cruz e Luane Ribeiro da Silva Martins.

A Oficina de Arte Cristã, de Orlândia também esteve presente no palco do Mercado. Apresentou as coreografias Country, assinada por Lucimar Oliveira e Luciano Nogueira e Festa Junina de autoria de Janaina Belato, Patrícia Oliveira e Maria Augusta Cândido de Souza. Presidida pelo Padre Flávio Augusto Cícero, a Aliança foi criada em Orlândia no ano de 1998, para integrar, socializar e evangelizar por meio da arte.

A Dança do Ventre foi apresentada pelas alunas da Escola de Dança IORM, Orlândia. A coreógrafa Annaisa Simões Milan assinou os dois números apresentados: Turca Livre e Espada Tribal.

O Mercado teve até espaço para surpresas: Mariana Ribeiro de Mendonça Camargo e Giovana Pazeto, filhas de Josimara e de Valéria, prepararam um número de jazz inédito, com coreografia apoiada pelo professor Caio César Souza e arrancaram aplausos do público.

Os pequenos também tiveram espaço no palco deste Mercado do Bem 2013, com a Bandinha e Coral apresentados pela Escolinha Faz de Conta de Orlândia. Dirigida por Maria Inês Secaf Faina, e coordenada por Regina Secaf Silveira, o grupo que se apresentou esteve sob responsabilidade da professora de música Maria Virgínia Rietra Marzano, professora do Grupo II Márica Iva da Silva Trindade e Professora do Grupo III, Sandra Aparecida Trombeta Onusic.

A Banda da Escolinha Faz de Conta foi formada no segundo semestre de 2012. Algumas músicas tiveram acompanhamento de instrumentos musicais, muitos dos quais construídos pelas crianças. Já o Coral apresentou músicas da compositora Thelma Chan.

O Colégio Logos, de Orlândia, subiu ao palco apresentando a coreografia Para quem É Adams, de Adriano Silva.

O Fado da Saudade foi o tema escolhido pelo Clube da Terceira Idade de Orlândia para o Mercado, que apresentou coreografia de Fabiana Andrade.

Destaque na programação cultural do Mercado foi a Quadrilha de Bonecões de Caçapava que reúne bonecões confeccionados pela artesã Ana Salles Mota, de Caçapava e apresentou-se no Mercado do Bem com o apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Abaçaí, Organização Social de Cultura. A apresentação da Quadrilha aconteceu na noite do sábado e envolveu e contagiou os participantes do Mercado. Sua participação foi possível graças à rede de contatos mantidos por Josimara, junto aos órgãos oficiais de cultura do Estado.

As programações artísticas foram fechadas diariamente com a participação de músicos. Na sexta foi a vez dos Bebel animarem o happy hour. No sábado, a roda de samba teve a participação do Grupo Mesa de Bar. No domingo, o fechamento da Feijoada contou com o mega show da dupla Diogo e Danilo e seu repertório formado por canções do sertanejo universitário.

O lúdico teve seu espaço no Mercado, com recreações dirigidas pela Kaelu. A pescaria junina esteve presente, premiando os Pescadores com jogos de peteca, saquinhos de bugalho, resgatando brincadeiras tradicionais das crianças brasileiras.

Participantes tiveram cursos gratuitos sobre culinária gourmet e degustação de vinhos

Este foi um Mercado do Bem de vários sabores. A Praça de Alimentação diversificada, com participação da Sapataria da Pizza, da Barista Edy Barros e seus café elaborados, teve ainda, a participação dos Doces Caseiros Valdete, com um cardápio de delicias tradicionais brasileiras.

O Mercado também inovou, realizando mais uma vez um curso voltado para a área de gastronomia e degustação e curso sobre vinhos.

No final da tarde da sexta-feira, o Mercado do Bem ofereceu gratuitamente aos participantes o curso para o preparo de Cardápio gourmet para Festa Junina.

Susana Teixeira da Cozinha Flor de Lis foi a responsável pelo preparo do cardápio aula à base de Pinhão. O menu surpreendente reuniu o aperitivo creme de pinhão, a entrada que é escondidinho de Mignon ao Molho de café e pinhão. O prato principal foi tilápia em crosta de pinhão com espaguette de legumes ao Azeite de Ervas. O pinhão também foi a base da sobremesa: Bolo Cremoso de Doce de Leite, Pinhão e Flor de Sal. Quem participou do curso pode saborear outros práticos típicos da culinária junina, como Mini Cuscuz de Milho em sua Palha, além do insuperável trio junino, formado por Curau, Arroz Doce e Canjica.

Para iniciados e iniciantes no mundo dos vinhos, a Zahil Importadora e Armazém Geral promoveram degustação de vinhos gratuita. Trouxeram exemplares importados de casas produtoras da América Latina e da Europa, evidenciando diferenciais dos vinhos produzidos por essas regiões. O curso ficou a cargo do enólogo Chico Olivi.

O Mercado do Bem 2013 agradece seus parceiros.

ADC Intelli Store

Aidê – Decupagens

Artista Plástico André Costa

Café Edy Barros

Carmen Steffens

Carol Casa Decorações

Casa Encantada

Cases do Bem – Felipe & Mariana

Chopp Kremer

Cozinha Flor de Lis

Doces Valdete

Importadora Zahil – Armazém Geral

José Rodini

Kaelu Recreações

L&M Jóias

Lilia Maturana

Pinga Baiuca

Semi-jóias Lis Bueno

Spa do Bem

Cláudia Estética – Corpus Clínica

Lu Manicure

Mary Kay

Studio Pedro

Unha de Princesa.

O Bom e o Belo

O Spa do Bem funcionou a todo o vapor durante o Mercado do Bem. Os profissionais participantes não tiveram folga, realizando atendimentos ao longo de todo o evento. Participaram do Spa do Bem algumas das mais conceituadas marcas ligadas à estética de Orlândia e região, como Cláudia Estética – Corpus Clínica, Lu Manicure, Mary Kay,Studio Pedro e Unha de Princesa.

Vestindo a camisa!

Pela primeira vez em um Mercado do Bem, o IORM realizou o concurso de abadás customizados para todos que participaram da Feijoada do Bem. O concurso de abadás, que, inicialmente premiaria apenas abadás femininos, ganhou uma categoria masculina, graças à criatividade dos homens que investiram no visual.

A Comissão Julgadora do concurso de abadás foi formada por Raquel Chaibub da Nana Boutique, Inez Caixeta Ferreira Jorge da Caixeta Jorge Boutique, Roberta Jabur, da Badalada Boutique e Denise Sacco, da Fábrica da Palavra, responsável pela criação da estampa.

Michele Ruffo Junqueira foi o voto de minerva no julgamento que indicou Camila Orsi como primeiro lugar no concurso. Ela transformou dois abadás em um vestido e ganhou as pulseiras de pérolas com pedras brasileiras, doadas peça L&M Jóias, dedicadas ao primeiro lugar no concurso. O segundo lugar foi para o abadá transformado em casaqueto pela guairense Luciângela Arantes, que ganhou tratamento de beleza oferecido por Cláudia Estética – Clínica Corpus. Marcela Cardoso, que aplicou botões multicoloridos no abadá e conquistou o terceiro lugar, ganhou o prêmio de um vale compras da Vica Boutique.

A menção honrosa foi para Simone Freitas, criadora da carteira com forração do abadá e que recebeu um cooler do IORM, como prêmio.

A categoria masculina premiou com o primeiro lugar Matheus Augusto de Guimarães Cardoso, que customizou uma camisa com o abadá e o segundo lugar ficou com Eduardo da Silveira Orsi, que aplicou o abadá sobre uma camisa polo. Eles receberam um whisky e um cooler.

“O que mais podemos dizer? Encerramos esse Mercado do Bem 2013 com um profundo agradecimento a todos que foram responsáveis pelo sucesso do evento, que superou nossas melhores expectativas. Estamos cada vez mais certos que só conseguiremos transformar a realidade se apostarmos no coletivo. Foi o trabalho conjunto de nossas voluntárias, colaboradores, de toda a equipe de Embaixadores do Bem que, com o crédito de parceiros e empresas patrocinadores, fez esse grande evento regional. Também contamos com a atuação da Imprensa. Nós do IORM dizemos muito obrigado a todos e seguiremos trabalhando pela educação integral de crianças e adolescentes em toda a região. Foi um espetáculo de solidariedade”, afirma Josimara Ribeiro de Mendonça.