Pular para o conteúdo

Vacina conta raiva na Cohab 2, Palmares e Jardim Eliza

Vacina conta raiva na Cohab 2, Palmares e Jardim ElizaControle de Zoonoses orienta proprietários prenderem os gatos com antecedência e conterem os cães na hora da aplicação da dose

Nesta semana as equipes do Departamento de Controle de Zoonoses estão fazendo a vacinação contra a raiva em cães e gatos nos bairros Jardim Eliza, Cohab 2 e Jardim Palmares. O pessoal da vacina vai passar de casa em casa de segunda até sexta feira, das 7h30 às 13h30. Para quem não for encontrado em casa possa vacinar seus animais, haverá dois postos fixos, no sábado, dia 24, um na praça da Cohab 2 e outro na pracinha da avenida José Flores, entre as avenidas 33 e 35. O ponto fixo atende também das 7h30 às 13h30.

Risco
Há décadas que não se registra um caso de raiva em animais de estimação no município, e, mesmo no estado, a incidência é infimamente pequena. No entanto há que se cuidar, ser vigilante, uma vez que o vírus da raiva circula na zona rural, e ocasionalmente na cidade, com morcegos infectados.

O Controle de Zoonoses monitora a morte de cães, gatos e morcegos enviando amostras para testes no Instituto Pasteur, que faz a vigilância em todo estado.

O morcego é considerado um animal perigoso porque sua forma de vida, convivendo amontoados, favorece a proliferação do vírus. Por outro lado não é raro seu contato com animais domésticos, especialmente gatos que são predadores noturnos.

 O último caso fatal de raiva humana no Estado de São Paulo foi registrado em 2001, na cidade de Dracena. Na ocasião, um morcego infectou um gato, que depois transmitiu a doença a sua proprietária. Como não procurou ajuda a tempo a mulher de 52 anos, acabou morrendo.

 Os bairros e postos fixos de cada região serão divulgados com antecedência no decorrer da campanha que se estende até o final do mês de agosto. Carros de som informando sobre os locais e horários, também circularão a região da área de cobertura da semana.