Pular para o conteúdo

Centro Cultural Colorado recebe exposição Janelas para o Mundo até 28 de fevereiro

Centro Cultural Colorado recebe exposição Janelas para o Mundo até 28 de fevereiro

Exposição Fotográfica realizada pelo Sesi-SP está aberta para visitação gratuita

A programação do Centro Cultural Colorado estará ativa ao longo de 2014. Após receber a Mostra Esta Sala é uma Piada, finalizada na primeira semana de janeiro, o espaço é sede da terceira exposição do ano, agora uma mostra fotográfica.

De 21 a 28 de fevereiro, o Centro Cultural Colorado recebe a exposição Janelas para o Mundo, que permanecerá aberta à visitação, das 10 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

A mostra é uma realização do Sesi São Paulo e Ministério da Cultura, por meio de Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e chega à Guaíra, por meio da Usina Colorado, que  oferece a programação cultural exclusiva para a comunidade Guairense, como parte das comemorações aos 50 anos do Grupo Colorado. A exposição conta com apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

A exposição Janelas para o Mundo é o resultado de uma viagem do fotógrafo Fernando Garcia Simon pela Europa e é composta por 13 fotos coloridas que revelam estilos arquitetônicos de lugares e culturas através de detalhes de janelas.

O arquiteto Fernando Garcia Simon, autor das fotos que compõem a mostra,  interessa-se por fotografia desde sua infância. Pelas suas lentes, as janelas capturam a brisa que refresca e purifica o espaço. São elas que garantem, segundo o fotógrafo, a integração com o ambiente externo ou o isolamento, dançam em movimentos aleatórios que compõem grafismos e ritmos nas fachadas, tingidas em cores quentes por onde transbordam a vida em flores ou em cores pálidas revelando a melancolia do abandono.

Também realizada pelo Sesi São Paulo e Ministério da Cultura, por meio de Lei Rouanet de Incentivo à Cultura,  a Usina Colorado trouxe à Guaíra, no período de 11 a 20 de fevereiro, a mostra Kinokaos, exposição fotográfica que  retrata a paisagem urbana da cidade de São Paulo e é resultado de intensa pesquisa de mais de 12 anos de observação da evolução de traçados urbanos, especialmente da cidade de São Paulo. Inspiradas no cineasta soviético Dziga Vertov – que sempre associava o olho humano ao da câmera –, as primeiras imagens foram parte de uma iniciação científica em arte conduzida na Universidade de São Paulo. Anos depois, o trabalho se fechou como doutorado conduzido nas Universidades de Manchester e de São Paulo.

As fotos da primeira fase, tiradas no final dos anos 1990, são, em sua maioria, em preto e branco e com o uso radical de procedimentos analógicos e em alto contraste. Em contraposição, as mais recentes são em sua maioria digitais e coloridas, revelando a desmotivação da figura humana em relação ao ambiente.

As imagens que compõem a mostra são assinadas pelo artista visual e pesquisador Rodrigo Garcez, que é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (UFSC). Já participou de diversas exposições coletivas em Londres, São Paulo e Porto Alegre, e uma individual em Manchester-Inglaterra.

Janelas do Mundo,

As duas mostram também puderam ser vistas no restaurante da Usina Colorado, em períodos alternados aos de sua exposição no Centro Cultural Colorado.  “Ao promover a itinerância de acervos de obras visuais, o Sesi contribui para o contato e a difusão da arte expressando a diversidade cultural brasileira”, destaca o presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf.

“Ao receber em Guaíra essas mostras, queremos favorecer a formação de público para as obras de arte, propondo uma reflexão que pode ampliar o grau de consciência do indivíduo em relação à cidade em que vive.”, destaca a diretora Social do Grupo Colorado e presidente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Josimara Ribeiro de Mendonça.

Serviço
Exposições abertas
Centro Cultural Colorado
Janelas para o Mundo
De 21 a 28 de fevereiro de 2014, das  10 às 21 horas
Visitação Gratuita

Usina Colorado, Restaurante
Kinokaos
De 21 a 28 de fevereiro de 2014
Visitação exclusiva aos colaboradores da Usina Colorado

Exposições  realizadas
Centro Cultural Colorado
Kinokaos
De 11 a 20 de fevereiro de 2014, das  10 às 21 horas
Visitação Gratuita

Usina Colorado, Restaurante
Janelas para o Mundo
De 11 a 20 de fevereiro de 2014
Visitação exclusiva aos colaboradores da Usina Colorado