Pular para o conteúdo

Escola Francisco Gomes terá Olimpíadas de Tabuada

olimpiada tabuadaO projeto visa estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar a tabuada, além de desenvolverem o raciocínio matemático lógico

A escola municipal Francisco Gomes de Souza irá realizar um grande projeto chamado Olimpíadas de Tabuada. O programa será desenvolvido em todos os bimestres de 2014 e poderá permanecer em evidência nos anos seguintes, caso, após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.

O evento é coordenado pela diretora da unidade Sirlene Varanda e pela diretora adjunta pedagógica, Alessandra de Oliveira.

O objetivo é aumentar o número de alunos com capacidade de entender e memorizar a tabuada e justificando o processo usado.

De acordo com as coordenadoras do projeto, os alunos do ensino médio apresentam dificuldades no aprendizado da tabuada.

“Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino básico, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que comete erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria.

Pensando nisso estamos desenvolvendo um projeto que possa vir a ser empregado como elemento de apoio aos professores para o ensino da matemática.”

Estimulando e motivando assim os alunos a aprender e memorizar a tabuada, além de desenvolverem o raciocínio matemático lógico.

“Com isso iremos aumentar o índice de aproveitamento dos alunos, visando resolver problemas e consolidando alguns significados das operações fundamentais construindo assim novas situações envolvendo números.”, enfatiza a coordenaria do projeto.

Referente ao desenvolvimento, os professore terão o papel fundamental, estimulando o uso do raciocínio rápido bem como a memorização mediante as atividades matemáticas.

Sendo que ao final de cada bimestre acontecerá a Olimpíada seguindo os seguintes parâmetros e normas.

Primeiramente os alunos serão levados para o pátio da escola juntamente com os professores e esses permanecerão em fila indiana.

Em seguida, será cobrada de cada classe a tabuada respectiva ao seu ano, e na oportunidade a coordenadora com um microfone irá tomar a tabuada dos alunos.

“Será uma forma de estimular cada aluno que onde promoveremos assim o espírito de equipe, sendo que o estudante terá que se preparar para não prejudicar a pontuação de sua classe. E quando os mesmos errarem será marcado em uma planilha e a classe perderá os pontos.”, afirma a coordenadoria.

No final de cada bimestre a classe campeã será premiada com um prêmio surpresa.