Já começou a segunda etapa da vacinação contra o HPV

Além da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), acontecerá a imunização de crianças contra a Hepatite A

HPV vacina

Além da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), acontecerá a imunização de crianças contra a Hepatite A

A  Secretaria Municipal de Saúde iniciou que a segunda etapa nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) que começou na segunda feira, dia 1º e vai a 12 de setembro. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a campanha tem como público alvo meninas com idades entre 11 e 13 anos.

A Vigilância Epidemiológica lembra que a menina só estará imune após três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira dose (intervalo mínimo entre 1ª  e 2ª  dose são cinco meses e uma semana) e a terceira dose, 60 meses após a primeira, ou seja, após cinco anos.

Também a partir do dia 1º de setembro entrou no calendário de vacinação das crianças contra a Hepatite A. Estas doses serão aplicadas em crianças de 12 a 23 meses. Somente podem tomar a vacina, as crianças dentro dessa faixa etária. 

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, causada pelo vírus VHA. Não há tratamento específico para a doença. A via de contágio é fecal-oral, por contato com pessoas infectadas ou por meio de água ou alimentos contaminados. A incidência da hepatite é maior nos locais onde o saneamento básico é deficiente ou não existe.

Como se trata de uma vacina nova no calendário, a Vigilância Epidemiológica orienta as mães de crianças que estejam dentro da faixa etária a procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas para a primeira imunização contra a doença. Os moradores do centro, não contemplado pela Estratégia de Saúde da Família, devem procurar as vacinas no postinho do Vivendas.

Publicidade:
Anterior Jornal O GUAÍRA - Edição de 31/agosto/2014 (domingo)
Próxima Sexta feira tem "Verbo" na Casa de Cultura