Pular para o conteúdo

Secretaria de Saúde informa sobre a vacinação de BCG

A Secretaria de Saúde de Guaíra  informa que as vacinas de BCG  (Bacilo de Calmette e Guérin), que são para prevenir os casos mais graves da tuberculose estarão sendo disponibilizadas  somente às quartas-feiras, no USF – Dr. José Vilela Junqueira (PSF – Vila Aparecida) das 7h às 12h.

Normalmente a vacinação é feita diariamente, mas desde o dia 21 de janeiro,  devido à dificuldades da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) em atender a demanda de distribuição de alguns imunobiológicos com regularidade, a disponibilidade foi  reduzida para uma vez por semana.

Esta  medida foi tomada para evitar a falta desta medicação para os recém nascidos do município. Cada frasco da vacina contém 10 doses, que após a diluição, tem uma validade de 6 horas. Daí o motivo da centralização de local e horário para se ter um número suficiente de crianças quando são abertos novos recipientes do medicamento. Se passar do prazo de validade as doses restantes são perdidas.

Baseado nestes fatores a Secretaria de Saúde do Município pede a compreensão de todos.

No momento da alta dos recém nascidos na Santa Casa de Guaíra, os pais são orientados a procurar a unidade mais próxima de sua casa para a realização do Teste do Pezinho entre o 3º e 5 º dia de vida da criança. Na sala de vacina, após a coleta os responsáveis serão orientados a procurar o PSF – Vila Aparecida na quarta-feira, das 7 às 12 Horas, à Avenida 29 Nº 1099 – Vila Aparecida.