Pular para o conteúdo

Campanha de vacinação contra gripe começa no próximo dia 4 de maio em Guaíra

gripe copy

A campanha de vacinação contra a gripe em Guaíra começa na próxima segunda-feira, dia 4 de maio de 2015. A vacina está disponível nas seis (6) Unidades  da Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já a USF do João Vaccaro irá iniciar a vacinação contra a Influenza no dia 5 de maio (terça-feira), devido a inauguração da ampliação da Unidade no dia 4 de maio (segunda-feira).

Já no dia 9 de maio das 8h às 17h está marcada uma grande mobilização, onde será realizada um ‘O Dia D’, com finalidade de intensificar a vacinação em toda população. A vacinação estará disponível para os seguintes grupos:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Portadores de doenças crônicas/comorbidades
  • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Trabalhadores de saúde

A meta é vacinar 80% de cada grupo destacado acima. Outra importante informação sobre a vacina é que, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose.

Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio.