Pular para o conteúdo

Bom salário e pacote de benefícios são principais atrativos em vagas para Profissionais com Deficiência, revela pesquisa

De acordo com os dados de uma pesquisa da Catho, site de empregos líder no país, e da consultoria iSocial, 60% dos PcDs acreditam que um bom salário é o que mais chama a atenção na hora de aceitar um novo cargo. O pacote de benefícios/plano de carreira aparece logo abaixo, tendo sido mencionado por 58% dos entrevistados.

unnamed

Já para 63% dos profissionais de RH, a acessibilidade é o principal aspecto a tornar uma vaga de emprego atrativa para um PcD. O ambiente de trabalho (colaboradores sensibilizados e informados sobre pessoas com deficiência) foi citado por 52% dos entrevistados.

Os dados da pesquisa da Catho e da iSocial demonstram uma disparidade entre a forma como profissionais de RH e PcDs enxergam o mercado de trabalho para esses profissionais.

Segundo a pesquisa, 14% dos PcDs acreditam que o mercado para pessoas com algum tipo de deficiência está aquecido. Já para o departamento de RH, 41% dos entrevistados afirmaram ter essa percepção.

“Essa diferença é algo preocupante pois indica uma necessidade de profissionais de RH estarem mais próximos a PcDs, buscando entender como esse profissional enxerga as oportunidades de trabalho que hoje são oferecidas a ele”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

unnamed (5)

A diferença entre as visões de PcDs e do setor de RH vem se repetindo ano a ano. Em 2014, a pesquisa da Catho e da iSocial revelou que 13% dos profissionais com deficiência acreditavam que o mercado de trabalho estava aquecido para eles, enquanto 48% dos responsáveis por RH tinham essa impressão em relação às oportunidades para PcDs.

Já em relação à qualificação de pessoas com algum tipo de deficiência, 47% dos profissionais de RH disseram que a capacitação dos PcDs está na média ou acima dela. Em 2014, esse percentual era de 54%

Sobre a Catho

A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 10 mil contratações são feitas por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Por Dentro das Empresas, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para empresas na atração e gestão de pessoas, como a publicação de vagas, a busca de currículos e a Pesquisa Salarial e de Benefícios.