Pular para o conteúdo

Programação da Rede Globo/EPTV para o período de 20 a 26 de Agosto de 2016

COMO SERÁ?

Em busca de equilíbrio

 

Última reportagem da série ‘Sentemente’ ensina formas de cultivar e conviver com as diferentes emoções

 

A série ‘Sentemente’ chega ao fim este sábado, dia 20, no ‘Como Será?’, com dicas para atingir o equilíbrio emocional. Assim como em ‘Divertidamente’, animação que inspirou a série, as seis reportagens desvendaram bastidores das relações entre os sentimento e razão, explicando como as emoções influenciam no nosso dia-a-dia. O último episódio mostra que é preciso cultivá-las e uma das melhores ferramentas é a meditação. Júlia Bandeira conversa com o surfista de ondas grandes, Carlos Burle, que conta como usa a técnica para melhorar sua performance, dominar a respiração e agir em momentos de perigo. A repórter também entrevista a psicobióloga Elisa Kozasa, referência no assunto, sobre os efeitos da meditação no cérebro e a influência dela na forma como lidamos com nossos impulsos. Na tenda montada no Parque Villa-Lobos para as gravações de ‘Sentemente’, o público pôde participar de oficinas de meditação.

 

O ‘Hoje é dia de… formatura’ mostra as etapas deste importante momento na vida dos estudantes, desde a produção do evento até a grande noite. Alexandre Henderson acompanha a ação de uma turma que arrumou um jeito criativo de arrecadar fundos: eles vendem rifas e ensaios fotográficos a preços promocionais. O apresentador acompanha a colação de grau de Loiane, uma jovem de origem pobre que, com muito esforço e estudo, está se formando em Medicina. Por fim, ele mostra que uma festa de formatura também funciona como possibilidade de negócio e investimento, que vai da decoração à contratação de artistas, gerando trabalho para muita gente.    

 

No estúdio, Michelle Loreto – que substitui Sandra Annenberg na apresentação do programa – entrevista o professor de oratória, Cláudio Ayabe, que dá dicas para quem sente dificuldade de falar em público. Ele responde perguntas enviadas pelos espectadores, como: existe algum exercício de voz que facilite o discurso? Como uma pessoa tímida pode falar em público? Decorar um texto ajuda? 

 

No quadro ‘Aluno Nota 11’, estudantes de Vitória se organizaram numa campanha para evitar desperdício nas refeições da escola.

 

Sobre o ‘Como Será?’

 

‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.

Domingão do Faustão

Fausto Silva apresenta elenco do ‘Dança dos Famosos’ 2016

 

Quando as baquetas derem o sinal anunciando o início das músicas, doze novos participantes do ‘Dança dos Famosos’ estarão a postos para dar o pontapé em mais uma edição do quadro, no ‘Domingão do Faustão’. Neste domingo, dia 21, Fausto Silva apresenta o elenco da temporada 2016 e sorteia os professores que formarão os pares.

 

As atrizes Sophia Abrahão, Leona Cavalli, Letícia Lima, Lisandra Souto e Solange Couto e a cantora Valesca Popozuda compõem o time feminino. Já o time masculino conta com a participação dos atores Rainer Cadete, Felipe Simas e Brenno Leone, além dos cantores Sidney Magal e Nego do Borel e o jogador de vôlei Marcelinho.

 

Os responsáveis pelas aulas e ensaios e por competir ao lados dos famosos serão Rodrigo Oliveira, André Uzeda, Rafael Scauri, Marcus Lobo, Áureo Lustosa, Bruno Franchi, Ju Valcézia, Carol Agnelo, Rachel Drodowsky, Camila Lobo, Juju Fructuoso e Yanca Guimarães, respectivamente.

 

E se tem dança no palco, tem novidade no ‘Domingão’. Para esta temporada, novos ritmos foram selecionados com a curadoria da S de Samba, produtora de Wilson Simoninha e Jair Oliveira, responsável também por toda a produção musical da atração. Para completar, a casa de ensaios, montada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, conta com três salas para aulas simultâneas – uma a mais do que nos anos anteriores.

 

Na expectativa para o início dos ensaios, o elenco do ‘Dança dos Famosos’ revela o que espera desta nova experiência. Confira:

 “Fiquei muito animado com este convite e vai ser algo diferente de tudo o que já estou acostumado. Acho que a semelhança entre a dança e o esporte é a disciplina e o foco.” – Marcelinho, jogador de vôle

“Adoro dançar livremente, em casa, em festas, e já fiz personagens que dançavam, como em ‘Amazônia’ e em ‘Gabriela’. Este vai ser um grande desafio para mim.” – Leona Cavalli, atriz.

 

“A minha relação com a dança é mais criativa, é uma coisa minha, fluía pelo que eu sentia. E eu sempre fui muito rebelde na dança, não me preocupava com as coreografias, então, a professora vai ter de me colocar na linha.” – Sidney Magal, cantor.

 

“Estou com medo de todos os ritmos e já até comecei uma dieta para ficar leve para o professor.” – Valesca Popozuda, cantora.

 

“Como venho do teatro, já fiz algumas que exigiam coreografias, então, fiz um pouco de balé, sapateado, break. Além disso, também faço surf, alongamento, não gosto de ser sedentário. Sou muito competitivo e entro na disputa para ganhar.” – Brenno Leone, ator.

 

“A dança complementa meu trabalho como atriz e cantora, então, por exemplo, minha personagem de ‘A Lei do Amor’ tem uma postura de princesa, que é uma postura de dança. Estou ansiosa pelo tango.” – Sophia Abrahão, atriz e cantora.

 

“Sou fácil de pegar coreografias e já fiz clipes em que tinha que dançar. Já tentei aprender break, mas não sei plantar bananeira.” – Nego do Borel, cantor e ator.

 

“Não tenho nenhuma relação com a dança, vai ser uma verdadeira superação. Nem minha família acredita que eu aceitei participar do quadro!” – Lisandra Souto, atriz.

 

“Meus irmãos (Rodrigo Simas e Bruno Gissoni) já passaram pela dança, chegou a minha vez. Mas eu sou tímido, então, pensei muito. Mas acho que o fato de ter intimidade com a capoeira poderá me ajudar de alguma forma.” – Felipe Simas, ator.

 

“Todos os ritmos metem medo. Estou com pena do professor, estou contando muito com a paciência dele.” – Letícia Lima, atriz.

 

“Eu acredito que o ator tem que ser completo, então, eu sempre busco movimentos na dança que possam ajudar na construção de um personagem, por isso, já fiz algumas aulas de stiletto e dança de salão. Tenho receio de algumas coisas, porque não sei dar nem estrelinha, quem dirá um mortal!” – Rainer Cadete, ator.

 

“Eu danço muito pouco e dança é treino. Se você para, enrijece. Se treina, amolece. Estou aqui para participar e me divertir.” – Solange Couto, atriz.

 

O quadro ‘Dança dos Famosos’ tem direção de Henrique Matias. Apresentado por Fausto Silva, o ‘Domingão do Faustão’ tem direção geral de Jayme Praça.

MALHAÇÃO

Aline dos Santos Ferreira

Tem gente que acorda com o pé esquerdo, vive reclamando e sempre acha que a grama do vizinho é mais verde. E tem gente que segue para o treino. Ou passeia com o cachorro. Ou corre para a praia. Ou brinca com os filhos. Ou tudo isso junto. Ufa! Agradece, sorri, age, corre atrás, não se entrega. Assim é Joana (Aline Dias), moça otimista, batalhadora e alto astral que não se deixa abalar diante dos obstáculos da vida.

É nas paradisíacas terras cearenses que Joana cruza os olhos pela primeira vez com Gabriel (Felipe Roque). Competitivo, obstinado e viciado em endorfina, ele é do time dos que tentam ver as situações pelo lado positivo, mas às vezes o orgulho não deixa enxergar muito além dos próprios desejos. O encontro de Joana e Gabriel será uma conturbada obra do destino, que mais para frente tratará de aproximá-los novamente. Desta vez, em um novo cenário: no Rio de Janeiro. Na academia Forma, localizada no fictício bairro de Santa Teresinha, os dois acabarão convivendo e protagonizando muitos conflitos.

Com autoria de Emanuel Jacobina, direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Adriano Melo, ‘Malhação: Pro Dia Nascer Feliz’ tem estreia prevista para o dia 22 de agosto e fala sobre otimismo e o capacidade pessoal de cada um de transformar a própria realidade. “A ideia é falar sobre o que torna difícil a convivência entre nós brasileiros e sobre quais são os empecilhos pra gente ser feliz”, pontua Emanuel Jacobina.

A viagem para o Ceará

As praias paradisíacas do Ceará são um convite ‘Pro Dia Nascer Feliz’. E foi lá, sob o sol do Nordeste, que as primeiras cenas da próxima temporada de ‘Malhação’, que estreia na segunda-feira, dia 22, foram gravadas. Os irmãos e jogadores de vôlei de praia Gabriel (Felipe Roque) e Giovane (Ricardo Vianna) foram até Fortaleza para um campeonato e levaram com eles Bárbara (Barbara França) e Juliana (Giulia Gayoso), filhas de Ricardo (Marcos Pasquim). É a academia Forma, recém-construída por Ricardo, que patrocina a promissora carreira dos atletas.

Bárbara namora Gabriel e sonha em formar uma família ao lado dele. Mas o jovem faz de tudo para evitar um relacionamento mais sério. Muito provavelmente por já ter percebido que o que sente não é tão forte assim. Juliana é apaixonada por Giovane, mas o rapaz só a vê como amiga. Perto de Giovane ela faz a desencanada, como se fosse esperta o suficiente para não cair em joguinhos de amor.  

Gabriel e Giovane ganham a competição e, quando saem da quadra, são abordados por algumas pessoas. Entre elas está Joana (Aline Dias). Ela trabalha no complexo aquático próximo à quadra e não perde a chance de ver os campeões de perto. Ao lado dela, a melhor amiga, Sula (Malu Falangola). Despachada, Sula chega logo querendo autógrafo e foto de Giovane. O atleta faz questão de parar para atender cada pedido e, mesmo em meio a tanta euforia, repara em Joana. Fica encantado durante as frações de segundo em que a admira, pois ela logo precisa ir para o trabalho no complexo aquático.

Quem também segue para o parque, em clima de comemoração, são Gabriel, Giovane, Bárbara e Juliana. Entre um mergulho e outro, Gabriel e Bárbara aproveitam para namorar na piscina. Mas algumas pessoas ficam constrangidas com tantos beijos. O supervisor do parque pede então que Joana alerte o casal. Bárbara mal olha nos olhos da funcionária e ainda repreende o namorado por ser cordial. Joana respira fundo e releva o tratamento desrespeitoso da visitante, apesar de não suportar grosseria.

Para esfriar a cabeça, praia. Joana e as amigas se jogam no mar para esquecer os problemas e se divertir. Em um dos mergulhos, Sula perde a parte de cima do biquíni e elas começam a procurar. Joana vai até a areia e é ali, à beira-mar, que o encontra. A peça acabou sendo levada pelas ondas até os pés de um rapaz. É Gabriel, desta vez, sozinho. Longe das vistas de Bárbara, ele chega a fazer uma brincadeira, perguntando se teria alguma “donzela desprotegida” por ali. Sem dar abertura, Joana pega o biquíni e volta para o mar, deixando Gabriel instigado.

‘Malhação: Pro Dia Nascer Feliz’ tem autoria de Emanuel Jacobina, direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Adriano Melo. As cenas serão exibidas a partir desta segunda-feira, dia 22 de agosto.

A escolha de Joana

O episódio na praia logo chega aos ouvidos de Agenor (Jackson Antunes), que acha “pouca vergonha” Joana ter se envolvido no incidente. É a deixa para o padrasto iniciar uma discussão e destilar grosserias, como de costume. Desta vez, ele explode e dá um ultimato para a moça: ou ela se enquadra nas ordens dele, ou vai embora.

Disposta a não se submeter mais aos mandos e desmandos do padrasto, Joana decide sair de casa. Ela se despede com carinho de Damiana, que conhece o temperamento do filho mas nada pode fazer para impedir tamanha arbitrariedade, e parte rumo ao Rio de Janeiro. Joana tem a esperança de encontrar novas oportunidades e, quem sabe, construir laços familiares.

A vida em função do vôlei

Gabriel (Felipe Roque) e Giovane (Ricardo Vianna) são uma promessa no vôlei de praia. Foram preparados por Jorjão (Oscar Magrini) desde o início da carreira e sonham com muitos títulos. Jorjão, um boa praça prestes a chegar à terceira idade que esbanja saúde, é mais que um preparador: é a figura masculina para os irmãos, que moram apenas com a mãe, Irene (Louise Cardoso).

Animada e otimista, Irene é viúva e batalhou sozinha como costureira para criar os filhos. As dificuldades financeiras e a simplicidade da mãe inquietam Gabriel, que sonha alto. Ele não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que sacrifique a felicidade, a própria e a de outros. É ambicioso e, algumas vezes, deixa o lado bon vivant falar mais alto. Já Giovane é responsável e extremamente dedicado. Começou a jogar vôlei por causa do irmão mais velho e acredita que o esporte fará com que ele ganhe autoconfiança e se solte mais. Agora, a dupla passa a ser patrocinada pela academia Forma e terá que acatar algumas exigências se quiserem continuar em busca do sonho de se tornarem campeões.

Forma é a academia erguida por Ricardo (Marcos Pasquim), ex-jogador de vôlei que investe em Gabriel e Giovane desejando que os meninos sejam referência do empreendimento. Para isso, resolve delegar os treinos deles a quem considera especialista no assunto, Caio (Thiago Fragoso). Mas a convivência não será tão fácil assim. Ricardo e Caio também viveram em função do vôlei. Eles formaram uma dupla de vôlei de sucesso no passado e, na época, Caio apresentou a irmã ao parceiro. Eles casaram e tiveram três filhas, Barbara (Barbara França), Juliana (Giulia Gayoso) e Manuela (Milena Melo).

A convivência familiar era harmônica até o dia em que a esposa de Ricardo sofreu um acidente e morreu. Caio culpa o cunhado pelo falecimento da irmã e a relação entre eles é conturbada desde então. Todas essas divergências familiares ficam de lado, a princípio, e Ricardo convida Caio para treinar Gabriel e Giovane. A primeira exigência de Caio é que Jorjão seja afastado para assumir uma dupla função, a de treinador e preparador físico. Jorjão fica balançado com a notícia, mas sabe reconhecer a implacável realidade de que envelheceu e talvez tenha ficado ultrapassado.

Gabriel fica revoltado quando descobre que Jorjão foi descartado e até tenta se valer do fato de namorar Barbara, a filha do patrocinador, para mudar a situação. Tudo em vão. Ele precisará engolir Caio e sua metodologia extenuante de exercícios se quiser continuar a buscar seus objetivos.

A família de Ricardo Carvalho

Ex-atleta, Ricardo (Marcos Pasquim) foi campeão de vôlei de praia na juventude ao lado de Caio (Thiago Fragoso) e coleciona fãs. Chegou a treinar duplas de sucesso, virou palestrante motivacional e, eventualmente, é também comentarista de TV. Tenta reconstruir a vida após a morte da esposa e mãe de suas filhas. Agora, ele só pensa na academia Forma e em transformá-la numa referência no ramo fitness. Parte da notoriedade de Ricardo se deve a Tita (Paula Possani). Divorciada, inteligente e dona de uma empresa de eventos, ela usa seus contatos na mídia estrategicamente para dar ainda mais prestígio a Ricardo.

A primogênita de Ricardo é Barbara (Barbara França), competitiva, disciplinada e de personalidade forte. Ao mesmo tempo em que tenta ser o reflexo do pai, é também o braço-direito dele na administração da Forma e em casa. Ela faz tudo para agradar o pai / patrão, que sempre exige mais comprometimento e resultado, seja em casa ou no trabalho. Barbara namora Gabriel e sonha em construir uma família ao lado dele. Mas o jovem faz de tudo para evitar um compromisso mais sério com Bárbara porque percebe que não é por ela que sente o amor genuíno.

Juliana (Giulia Gayoso) é a filha do meio de Ricardo. Impulsiva, irreverente e debochada, que preza pela liberdade acima de tudo. Ela e o pai vivem em constante conflito. Exigente e disciplinador, Ricardo tem dificuldade de entender o comportamento da filha, já que ela se recusa a seguir seus valores. Nutre uma paixão por Giovane (Ricardo Vianna), mas o rapaz só a vê como amiga. É uma das líderes do terceiro ano no colégio Dom Fernão, onde estuda.

A caçula de Ricardo é Manuela (Milena Melo), que esconde seu lado doce atrás de uma atitude firme e de confronto. Esse comportamento, na verdade, representa uma carência afetiva causada pela morte da mãe. Manu treina artes marciais na academia como forma de encontrar a autonomia emocional que ainda não tem. Ela estuda no colégio Dom Fernão onde, a cada dia, protagoniza uma indisposição com os irmãos e novos alunos Fábio (Caio Manhente) e Luiza (Barbara Maia). Como sente e ausência paterna, acaba buscando conforto no colo do tio e padrinho Caio (Thiago Fragoso), deixando a relação entre os dois ainda mais complicada.

Caio sempre se mostrou um tio presente e carinhoso com Barbara, Juliana e Manuela e a desavença entre ele e Ricardo não afetou a relação próxima que tem com as sobrinhas. Apesar de ressentido, Ricardo reconhece o amor de Caio pelas filhas e não acha justo privá-las da convivência com o tio. Mas eles não têm uma relação íntima. Resguardam-se apenas às formalidades. Como treinador de Gabriel e Giovane, Caio tem certo prazer em criar uma rotina extenuante de treinos. Perfeccionista e autoritário tem particular interesse em desmoralizar Gabriel por achá-lo pouco comprometido.

No fundo, Caio sente uma ponta de inveja de Ricardo. Queria ter a família e a admiração que o ex-cunhado conquistou. O embate entre os dois envolve questões familiares e profissionais e ficará ainda mais complexo com a chegada de Tânia (Deborah Secco), que atrairá o interesse dos dois, à rotina da academia Forma.

A chegada de Tânia: novos conflitos

Tânia (Deborah Secco) é mãe solteira dos adolescentes Luiza (Barbara Maia) e Fabio (Caio Manhente). Foi abandonada pelo marido quando os filhos ainda eram pequenos. Afetuosa, forte e batalhadora, sempre coloca as prioridades dos dois antes mesmo de suas próprias necessidades. Depois de um longo período desempregada e muitos currículos enviados, Tânia finalmente consegue um trabalho como recepcionista na academia Forma.

Madura e centrada, Luiza é o braço direito de Tânia nos afazeres domésticos, enquanto Fabio sempre chega em casa com algum histórico de confusão no colégio, especialmente com a colega de turma Manuela (Milena Melo). Por azar do destino, Manu é justamente a filha caçula de Ricardo, chefe de Tânia.

O relacionamento entre patrão e funcionária começa de forma profissional e eles logo se descobrirão em um impasse por conta das divergências escolares entre seus filhos. Mas, aos poucos, nasce uma aproximação que vai migrar da intolerância para o amor. Tânia se envolverá com Ricardo, mas também terá sua história atravessada por Caio, que vai investir na atenção dela.

O reencontro de Joana e Gabriel no Rio de Janeiro

Quando Joana (Aline Dias) chega ao Rio, vai direto bater na porta de Tânia, melhor amiga de sua falecida mãe. Da entrada principal de casa, ela avista uma moça com o semblante igual ao da saudosa amiga e não hesita em acolhê-la. Faz questão de que a moça fique ali o tempo que precisar. A casa é pequena, mas é igual coração de mãe: sempre cabe mais um.

Joana chega ansiosa por escrever a própria história e, para começar, precisa conseguir um novo trabalho. Ela se arruma toda para um recrutamento de emprego, mas, no caminho, acaba tendo a carteira furtada e perde documentos e dinheiro. Sem condições de pagar um transporte, vai andando até o endereço. Chega ao local suada e cansada, avista uma fila enorme, mas não abaixa a cabeça. Todo sacrifício é em vão: a vaga é preenchida antes mesmo de Joana ser atendida.

Na volta para casa, sem um tostão no bolso, fica sentada no ponto aguardando que algum motorista de ônibus acredite em sua história azarada e dê uma carona. Nessa espera, chega Gabriel. Ele a reconhece na hora, afinal, nunca esqueceria aquele rosto doce e iluminado. Joana demora a lembrar de Gabriel, o “hóspede abusado”, e fica até com medo de dar conversa. Afinal, já ouviu muita história sobre aproveitadores na cidade grande. Desconfiada, ela conta o que passou e faz sinal rápido para o ônibus que se aproxima alegando que não precisa de ajuda.

Por coincidência, Gabriel também tem que pegar a mesma linha para ir para casa e acaba embarcando com ela. Os dois saltam no mesmo ponto e Joana não abre a guarda nem mesmo na despedida. Agradece com um aperto de mão e sai em disparada, tentando disfarçar o destino final. Gabriel a segue com os olhos, encantado, e nem passa pela sua cabeça o compromisso que tem com Barbara (Barbara França).  

Joana não desanima diante do que passou. Descobre uma oportunidade para faxineira na Forma e logo se candidata. A responsável pelas contratações é Barbara, mas, no dia da entrevista de emprego, está ocupada demais namorando Gabriel às escuras e a função acaba sobrando para Ricardo. Ele se surpreende com a história e coragem da candidata e decide dar uma chance. Joana promete que ele não vai se arrepender.

Um dia, ao fim do expediente, Joana está terminando suas funções quando observa um jogo de vôlei na quadra de areia. Ela repara no jogador alto, forte e de cabelos cacheados, e reconhece Gabriel. Ele retribui o olhar, sem conseguir enxergar ao certo quem é. O rapaz volta ao treino e, quando mergulha para receber uma bola, acaba sofrendo uma pancada. Ele cai gemendo e Joana logo aparece para saber se está tudo bem. Em seguida surge Barbara, que só então conhece a nova funcionária e não gosta nada de vê-la próxima ao namorado.

Aos poucos, Barbara terá ainda menos motivos para aprovar a presença de Joana ali. Afinal, a funcionária tem uma inquietação e uma vontade de crescer únicas dentro de si. Ela demonstra a simpatia e gentileza que faltam em Barbara e muita presteza, senso de observação e criatividade que acabam chamando atenção de Ricardo. Além de parecer dispensável como empreendedora para o pai / patrão, Barbara sente que Joana pode ser uma ameaça para o relacionamento com Gabriel. Ela tem razão em se sentir ameaçada: Joana tem todas as características que atraem o jogador.

A chegada da moça também vai causar uma transformação na vida de Giovane (Ricardo Vianna). Eles se tornam amigos e confidentes e a admiração pela moça evolui para uma paixão que ele tem dificuldades em declarar. Pela primeira vez, os irmãos Gabriel e Giovane, parceiros nas quadras, vão se ver em lados opostos de um jogo. O jogo do amor.

A academia Forma: funcionários e atletas

A academia Forma é o mais novo empreendimento do fictício bairro de Santa Teresinha, no Rio de Janeiro.  Ela ocupa o prédio mais belo da região, projetado para ser uma academia de primeiro mundo. Mais que um espaço para atividades esportivas, a Forma é uma área de convivência que será o cenário de muitos encontros e desencontros. A socialização é a busca da maioria dos frequentadores.

Tudo é vigiado de perto por Barbara (Barbara França). Além de ser adepta do ballet fitness, a moça administra o espaço ao lado do pai. Mas não tem habilidade em lidar com os funcionários. Como é representante de Ricardo, exerce sua autoridade sem muitas dificuldades.

Tânia (Deborah Secco) divide o posto de recepcionista da academia com Jéssica (Laryssa Ayres). Recém-formada no terceiro ano do colégio Dom Fernão, Jéssica continua a mesma moça extrovertida. Ela gosta do trabalho dinâmico na academia, mas não suporta o comportamento expansivo de Belloto (Sérgio Malheiro). Bonito e galanteador, ele é um professor falastrão que vive mandando indiretas para as colegas de trabalho, especialmente para Jéssica.  Os dois conviverão às turras, numa relação de gato e rato. Belloto também começa a dar aula no colégio Dom Fernão. Mas, lá, vira o homem mais sério e contido de todos.

Nanda (Amanda de Godoi) também começa a trabalhar na Forma, como assistente de Barbara. Aquela moça alegre e espontânea continua ali, mas escondido sobre o luto pelo namorado falecido. Graças à insistência de Jéssica, ela se candidata ao novo emprego, onde transita por todos os assuntos da academia e tem uma relação atrapalhada e, às vezes, divertida com a chefe. Durante o dia a dia do trabalho, conhece Rômulo (Juliano Laham), que vai ajudá-la a ter um novo olhar sobre a vida diante da recente perda.

Criado em um orfanato, Rômulo vive sozinho no mundo. Ele é fanático por boxe e se matricula na Forma a fim de se aprimorar na modalidade. Não tem dinheiro para pagar sequer um aluguel e, por isso, começa a morar escondido nas dependências da academia, sempre com a esperança de um novo amanhã. Durante os treinos diante de um saco de areia, ele acaba atraindo atenção de Jorjão (Oscar Magrini), que antes de virar preparador físico, chegou a lutar boxe profissionalmente.

Jorjão fica impressionado por ver alguém tão jovem interessado no esporte e logo se aproxima para ensinar a manha de um golpe certeiro. Rômulo não perde a chance de convidá-lo para ser seu treinador, mas Jorjão recusa, já que não é mais empregado da Forma desde que foi distanciado dos treinos de Gabriel e Giovane. O aspirante a boxeador, no entanto, não vai desistir tão cedo de Jorjão ensiná-lo a arte do boxe.

Enquanto isso, Jorjão é o maior incentivador de Irene (Louise Cardoso) nos treinos na academia. Se por um lado Jorjão estimula Irene, por outro, Irene tenta aplacar o ressentimento do amigo com o vazio que tomou conta da vida ao perder a função de preparador físico dos meninos. A proximidade entre os dois faz nascer um amor maduro e cheio de desafios. Jorjão, no entanto, acha que deve fidelidade à memória do marido de Irene e seu falecido amigo.

O Hostel e os novos administradores

O Hostel continua como um dos pontos principais de Santa Teresinha, mas conta com novos administradores: Cleyton (Nego do Borel) e Krica (Cynthia Senek), que estão “grávidos” de nove meses. Ele transborda alegria e ansiedade pela chegada dos herdeiros, mas Krica se irrita facilmente por quase tudo.

Com as horas dedicadas ao trabalho e às preocupações de ambos com a gravidez, sobra pouco tempo para o casal explorar o romantismo e a vida a dois. Krica tem quase certeza de que Cleyton não sente atração por ela e vive imaginando as horas que terá que gastar na academia ou os tratamentos estéticos que precisará fazer após a gravidez.

Dom Fernão e a criação do MOFO

O Dom Fernão também continua no bairro e recebe alguns alunos egressos do Leal Brazil, após o fechamento da unidade. A triste novidade é que a instituição parece ainda mais abandonada por causa de uma obra inacabada nos fundos do colégio. O futuro do espaço é incerto. Como o novo diretor, Correa (Carlos Bonow), costuma dizer sobre as questões pertinentes ao colégio, a situação está “nas mãos do secretário”. Correa está mais preocupado com sua reputação e com a imagem do próprio colégio do que com as reclamações dos alunos.

Sem qualquer posicionamento oficial sobre a obra, um grupo de cinco alunos do terceiro ano, inconformados, logo tem uma ideia para resolver esse problema. Eles criam o MOFO (Movimento Organizado do Fundo de Obra). É um local para fazer um som, conversar sobre sonhos e trocar ideias em prol da melhoria da situação da escola.

Juliana (Giulia Gayoso) é uma das criadoras do MOFO. Ela faz o tipo rebelde, quer liberdade e não acata as ordens do pai, Ricardo (Marcos Pasquim). Por isso, cada vez mais adota comportamentos desafiadores. Ela e Lucas (Bruno Guedes) vivem se confrontando. Lucas é um dos líderes do espaço, um inconformado com a situação do colégio desde a chegada de Correa. Adora grafitar e vai deixar sua arte na parece do espaço.

A melhor amiga de Lucas é Martinha (Malu Pizzatto), irmã de Jéssica (Laryssa Ayres). A moça é extrovertida, engajada e só tem olhos para Jabá (Fabio Scalon). Aluno repetente e vaidoso, Jabá é completamente alienado de qualquer assunto ligado à educação ou à política. É o melhor amigo de Giovane (Felipe Roque) e, algumas vezes, se espelha no amigo. Pratica vôlei e adora impressionar as meninas com seu desempenho. Aliás, as disputas entre Jabá e Junior (Matheus Dias), o quinto integrante do MOFO, pela quadra de vôlei do Dom Fernão são conhecidas. Júnior é bom aluno, tímido e mora com a mãe, Conceição (Zezeh Barbosa). Ele sonha em jogar vôlei profissionalmente e, para isso, vai batalhar para ser treinado na academia Forma.

Nas palavras de Corrêa, o MOFO é liderado pela “pior turma que já passou pelo Dom Fernão”. São as mentes mais complicadas de lidar e de comportamento mais difíceis de controlar. Mas o MOFO desperta o interesse de toda a escola e vários alunos de outras séries tentam entrar. É o caso de Arthur (Gabriel Kaufmann) e Eduardo, o Dodô (Gabriel Montenegro). Galhofeiro, Arthur é uma figura lendária no Dom Fernão pelas mentiras compulsivas que conta. Dodô não fica atrás. Adora mostrar seu talento como mágico, especialmente para a doce Isabela, a Belinha (Valentina Prado). Arthur e Dodô sonham com o prestígio de entrar no MOFO e, para isso, vão até se submeter a alguns falsos “ritos de passagem” propostos por Jabá.

Arte e Cenografia: Riqueza nos detalhes do esporte ao estudo, passando pelo lazer

A temporada volta às origens de ‘Malhação’ ao trazer uma academia como um dos principais panos de fundo. A diferença da Forma para as primeiras academias da série está, em grande parte, na variedade de atividades oferecidas. Segundo o cenógrafo Alexis Pabliano, o espaço atual é marcado por um design moderno e conta com recepção, lanchonete, área de musculação, spinning, ballet fitness, crossfit e até quadra de vôlei. Tudo distribuído em 738m².

Todas as atividades funcionam para valer: o crossfit, por exemplo, é um box de 84m² construído com parede de alvenaria para prender as estruturas de ferro e possibilitar um treino real. Nas paredes, uma frase motivacional e imagens de atletas em movimento. “Pesquisei várias academias pelo mundo. A ideia era trazer um boxe multifuncional com aparência de industrial. Além do crossfit, teremos personagem que treinam jiu-jitsu e boxe ali. É uma caixa multiuso”, explica. Na área externa da Forma, que mede 246m², ficam localizadas arquibancadas, deck de madeira e a quadra de areia onde Gabriel e Giovane passam boa parte treinando.

Como foi construída com a ideia de ser referência no ramo fitness, a academia preza pela identidade visual e conta com itens personalizados. A produção de arte, conduzida por Anna Helena Saical, criou a marca da Forma para customizar colchonetes, sacos de areia, entre outros itens. A Forma tem um tom neutro na madeira e no cinza. Produtos e sinalizações seguem a cor laranja. “A gente buscou um conceito de academia enxuta, porém atual, com equipamentos top e superfuncionais”, conta Anna Helena. No escritório de Ricardo (Marcos Pasquim), haverá um espaço em que ficarão expostos troféus e medalhas conquistados como jogador de vôlei, tudo produzido pela equipe de arte.

A cenografia da temporada também aposta em sustentabilidade na criação e no design de diversos espaços da cidade cenográfica, uma área de 5.042m². A novidade do colégio público Dom Fernão é a criação do MOFO (Movimento Organizado do Fundo de Obra), área da escola em que há uma obra abandonada e passa a funcionar como point dos alunos. A questão da sustentabilidade está na construção da cenografia e na trama: os alunos reaproveitam material da obra inacabada para composições artísticas ou construção de móveis.

Para isso, vão usar latas, carrinho de mão, escada, tubulação e outros materiais. Um pedaço de janela veneziana pode virar um porta-recado, por exemplo. “O MOFO é um lugar para os jovens trocarem ideias e se sentirem à vontade. A gente orientou o pessoal da obra que está trabalhando na Cidade Cenográfica a separar todos os elementos que possam ser reaproveitados”, explica Alexis. “O espaço tem a identidade dos jovens: tem grafite na parede, instrumentos musicais, skate, pintura, entre outros”, pontua Anna Helena.

Outra novidade da temporada é a lanchonete Vitamina. A estética dá valor à simplicidade: o piso é de cimento queimado e as paredes contam com grafismo e plantas. Haverá um ambiente de convivência com vitrola e discos dispostos na parede. O cardápio também segue a linha natural e contará com sucos orgânicos. Além disso, haverá um food truck com estética retrô. Ele contará com um “varal” de luzes iluminando o entorno, especialmente nas gravações noturnas.

O apartamento de Ricardo tem acabamento de madeira e cimento. É composto por móveis modernos e alguns itens que vêm de herança de família. O escritório que tem em casa fica numa localização privilegiada possibilitando que ele observe tudo: quem está vendo TV e quem chega à casa, por exemplo,  evidenciando seu lado controlador. Já o sobrado de Irene (Louise Cardoso) tem um toque de juventude por conta dos filhos Gabriel e Giovane. Há elementos de esporte em cada cantinho, desde bicicletas penduradas embaixo da escada até pranchas de surf expostas na parede. Já o lar de Tânia (Deborah Secco) é simples e acolhedor. Na cozinha, a geladeira retrô chama atenção. Como a personagem é caprichosa e gosta de dar seu toque, há alguns elementos pela casa produzidos manualmente, como uma colcha de crochê. Ainda haverá muitas plantas alegrando os ambientes.

Figurino e caracterização em função da naturalidade

A vivacidade e a naturalidade são as principais marcas da caracterização dos personagens, sempre dialogando com a linguagem alegre proposta pelo título. “Nossa ideia é trabalhar com cores vibrantes, solares, que embelezem e tenham naturalidade, especialmente pela forte presença do esporte na trama. Trazemos um cabelo mais despojado, com movimento”, explica o caracterizador Ralph Araújo.

Para as gravações no Ceará, a figurinista Sabrina Moreira preparou 10 malas de roupa. Como a maioria das locações foi realizada em praia e piscina, a equipe levou mais de 70 biquínis e 40 sungas para elenco e figuração. Joana (Aline Dias) adora usar cropped, peças de crochê e estampa de chita. “Ela veste cores quentes: laranja, amarelo, vinho. Além disso, gosta de acessórios praianos, como palha e búzios”, detalha Sabrina. Na maquiagem, é adepta de tons nudes.

Já Barbara (Barbara França) usa roupas minimalistas com traços geométricos, linhas retas e vestidos colados nas cores preto, branco, cinza. A maquiagem também segue a linha neutra. “Ela tem um quê de empresária sem perder a juventude”, pontua Sabrina. Gabriel (Felipe Roque) conta com as dicas da namorada, Barbara, para se vestir. Usa camisa de corte raglan sem muitas estampas.  O irmão, Giovane (Ricardo Vianna), tem um estilo voltado para o surfwear.

Tânia (Deborah Secco), antes de tudo, é uma mãezona e não tem muito tempo para investir na vaidade. Tem bastantes saias midi e blusa casche couer no guarda-roupa. “Ela é uma mulher mais popular, usa decote sem vulgaridade. Segue paletas vinho e verde musgo”, diz Sabrina. Já Juliana (Giulia Gayoso) é rebelde e segue um estilo punk e exótico nas sombras, esmaltes e batom.

Perfil dos Personagens

Núcleo de Joana

Joana (Aline Dias) – Jovem gentil, com beleza estonteante e energia contagiante. Mora no Ceará com Agenor, seu padrasto, e Damiana, a mãe dele. Resolve seguir para o Rio de Janeiro, onde será acolhida por Tânia (Deborah Secco). Lá, acaba atraindo o interesse dos irmãos Gabriel (Felipe Roque) e Giovane (Ricardo Vianna).

Agenor (Jackson Antunes) – O padrasto de Joana (Aline Dias) é um homem rude e autoritário. Exige da enteada total submissão e cumprimento de seus valores e padrões de moral e bom costume, mas sofre oposição da jovem.

Damiana (Ilva Niño) – Mãe do padrasto de Joana (Aline Dias). Gosta muito da neta postiça e lamenta o comportamento rude do filho. Sofre com a partida de Joana da cidade e a aconselha a procurar seus prováveis laços familiares no Rio de Janeiro.

Sula (Malu Falangola) – Amiga impulsiva e ingênua de Joana (Aline Dias). Adoraria ser destemida e confiante como a amiga e as heroínas dos romances que lê.  

Núcleo de Gabriel

Gabriel (Felipe Roque) – Bonito, atlético e ambicioso, é jogador de vôlei de praia e forma uma dupla promissora com o irmão mais novo, Giovane (Ricardo Vianna). Mora com a mãe, Irene (Louise Cardoso), e namora Barbara (Barbara França). Gabriel e Giovane são patrocinados por Ricardo (Marcos Pasquim) e serão treinados por Caio (Thiago Fragoso). 

Giovane (Ricardo Vianna) – Responsável, tímido e dedicado. Acredita que o esporte fará com que ele ganhe autoconfiança. É amigo da descolada Juliana (Giulia Gayoso), sem notar o interesse que ela tem por ele.

Irene (Louise Cardoso)– Animada e otimista, Irene ficou viúva cedo e criou Gabriel e Giovane sozinha. Convive diariamente com Jorjão (Oscar Magrini) durante os treinos na academia Forma.

Núcleo de Ricardo 

Ricardo (Marcos Pasquim) – Disciplinador, autoconfiante e autoritário que valoriza a perseverança e o trabalho em equipe. Ex-jogador de vôlei de praia, é dono da academia Forma e pai de Barbara (Barbara França), Juliana (Giulia Gayoso) e Manuela (Milena Melo). Tem uma relação conturbada com Caio (Thiago Fragoso), ex-cunhado e parceiro de jogos.

Barbara (Barbara França) – Linda, ambiciosa e competitiva, é a filha mais velha de César e braço direito do pai na administração da academia Forma. Namora Gabriel (Ricardo Vianna).

Juliana (Giulia Gayoso) – Irreverente, impulsiva e franca a ponto de parecer debochada, é a irmã do meio da família de Ricardo. Preza pela liberdade acima de tudo, garantida por um comportamento rebelde e irresponsável. Estuda no colégio Dom Fernão e é apaixonada por Giovane (Ricardo Vianna).

Manuela (Milena Melo) – Filha caçula de César, esconde seu lado doce por trás de uma atitude sempre firme e de confronto, revelando a grande carência afetiva causada pela morte prematura da mãe. Tem grande afinidade com Caio (Thiago Fragoso) e vive em conflito com o colega de turma Fabio (Caio Manhente)

Caio (Thiago Fragoso) – Determinado e ambicioso, formou uma dupla de vôlei de praia com Ricardo no passado. Adora as sobrinhas Barbara, Juliana e Manuela, apesar de ter uma relação complicada com os pais delas, Ricardo.

Tita (Paula Possani) – Dona de uma empresa de eventos, Tita namora Ricardo (Marcos Pasquim) e usa seus contatos estrategicamente para dar ainda mais prestígio ao empresário.

Núcleo de Tânia

Tânia (Deborah Secco) –  Afetuosa e batalhadora. É mãe solteira de Luiza (Bárbara Maia) e Fábio (Caio Manhente) e começa a trabalhar como recepcionista na academia Forma. Acolhe Joana (Aline Dias), quando ela chega do Ceará.

Luiza (Bárbara Maia) – Sociável, madura e concentrada, é o braço-direito da mãe, Tânia (Deborah Secco), em casa e tenta controlar os impulsos do irmão, Fábio (Caio Manhente) nos conflitos escolares.

Fábio (Caio Manhente)– Filho de Tânia (Deborah Secco). Sofre de déficit de atenção e tem dificuldade de se relacionar com Manuela (Milena Melo), com quem vive brigando.

Núcleo Academia Forma

Jorjão (Oscar Magrini) – Boa praça, “solteirão” e esbanjando saúde prestes a chegar à terceira idade, Jorjão foi preparador de Gabriel (Felipe Roque) e Giovane (Ricardo Vianna) desde o início da carreira deles. É incentivador de Irene (Louise Cardoso) nos treinos na academia e acaba se interessando pela história de Rômulo (Juliano Laham), que sonha ser lutador de boxe.                                                

Rômulo (Juliano Laham) – Forte e batalhador, Rômulo é órfão e foi moldado pelas dificuldades da vida. Sonha ser lutador de boxe e insiste que Jorjão (Oscar Magrini) vire seu treinador. 

Belloto (Sérgio Malheiros) – Bonito e galanteador, é professor de educação física na academia Forma e no colégio Dom Fernão. Vive dando indiretas para Jéssica (Laryssa Ayres).

Jéssica (Laryssa Ayres) – Continua extrovertida e a amiga de sempre. Trabalha na recepção da academia Forma e é irmã de Martinha (Malu Pizzatto). Detesta o jeito expansivo de Belloto.

Nanda (Amanda de Godoi) – Ainda é alegre e espontânea, mas sofre o luto pelo namorado falecido. Melhor amiga de Jéssica.

Núcleo Dom Fernão

Lucas (Bruno Guedes) – Bonito e brincalhão, tem vocação para assuntos da coletividade e senso de justiça. Charmoso, inteligente e simpático, desperta a admiração e o desejo das meninas da escola, menos de Juliana (Giulia Gayoso), com quem vive em conflito.  

Martinha (Malu Pizzatto) – É do tipo engajada, sincera e, às vezes, mal-humorada. Irmã de Jéssica (Laryssa Ayres), vive em cabo de guerra com a balança.

Jabá (Fabio Scalon) – Simpático, sedutor e um pouco arrogante. Gosta de impressionar as meninas com seu desempenho no vôlei de praia. É o melhor amigo de Gabriel (Felipe Roque).

Júnior (Matheus Dias) – Bom aluno, tímido e jogador de vôlei, sonha em vencer na vida através do esporte. É filho de Conceição (Zezeh Barbosa).

Conceição (Zezeh Barbosa) – Espirituosa, batalhadora e cheia de energia, é mãe de Júnior (Matheus Dias).

Arthur (Gabriel Kaufmann) – Figura lendária no Dom Fernão pelas mentiras compulsivas que conta. Vive com o novo amigo Dodô (Gabriel Montenegro).

Dodô (Gabriel Montenegro) –  Eduardo, o Dodô, nasceu para fazer piada e escrachar quem estiver a sua volta. É melhor amigo de Arthur (Gabriel Kaufmann).

Belinha (Valentina Prado) – Isabela, a Belinha, é linda, se veste bem e os alunos da escola ficam enfeitiçados quando ela passa. É a musa de Arthur (Gabriel Kaufmann) e Dodô (Gabriel Montenegro).

Marcio Correa (Carlos Bonow) – Autoritário, Correa é o diretor do Dom Fernão e está mais preocupado com sua imagem e com a imagem do colégio do que com as reclamações dos estudantes. Vive em atrito com os alunos do terceiro ano.

Núcleo Hostel

Krica (Cynthia Senek) – Continua vaidosa, mas está mais madura desde que descobriu a gravidez. Administra o hostel ao lado de Cleyton (Nego do Borel).

Cleyton (Nego do Borel) – Continua com seu jeito descolado e brincalhão. Administra o hostel ao lado de Krica e está ansioso pelo nascimento dos filhos. 

 

JUSTIÇA

Muniky Sena e Patricia Villalba

 A história 

Quatro prisões em uma única noite de 2009. Uma coincidência que une quatro pessoas de origens diferentes em Recife, cujos efeitos serão sentidos por muito tempo – muito mais do que a pena de sete anos de reclusão a que foram condenados. A razão pela qual cada um foi julgado culpado é questionável. Não pelos crimes em si, mas pelos caminhos que percorreram até o banco dos réus. 

Essa história não narra a rotina dos tribunais nem questiona a aplicação das leis. É uma obra que, de maneira demasiadamente humana, propõe uma reflexão sobre o justo na prática, no cotidiano dos personagens envolvidos. É uma discussão que começa sete anos depois da ação principal, quando essas quatro pessoas cruzam os portões da penitenciária após saldarem suas dívidas com a Justiça – se é que elas existiram um dia. “Não é uma minissérie sobre o sistema penal, tratamos sobre o que é justo. São histórias ligadas por um tema e por uma cidade”, explica a autora Manuela Dias.

O sentimento de uma mãe capaz de ir às últimas consequências para vingar a morte de um filho. O desespero no coração de um homem que se vê obrigado a tirar a vida do seu grande amor. A ação da polícia guiada pelo racismo que destrói o futuro brilhante de uma jovem que acaba de passar no vestibular. A história de uma mulher que vai presa por defender seu filho de um cachorro. 

Humana e tocante, ‘Justiça’ reúne quatro histórias, independentes, mas conectadas, que chegam ao público por meio da emoção. Escrita por Manuela Dias, com a colaboração de Mariana Mesquita, Lucas Paraizo e Roberto Vitorino, a minissérie tem direção artística de José Luiz Villamarim, e direção de Luisa Lima, Walter Carvalho e Isabella Teixeira. A obra estreia no dia 22 de agosto, com 20 capítulos e uma maneira intrigante de compor a narrativa. “Não é uma discussão forense. É uma provocação para o público. Saber o que é justo é uma questão particular”, pondera Villamarim.

O formato

Exibida de segunda a sexta-feira, com exceção de quarta, ‘Justiça’ pode ser descrita como um grande mosaico composto por quatro histórias distintas, mas intercaladas. Cada dia da semana será o momento de entrar na vida de um determinado núcleo e conhecer seus dramas e conflitos. Em comum, a cidade onde tudo acontece. A frenética Recife. “Os diálogos são muitos bons. A Manuela escreve com muita verdade e deixa o público muito próximo da trama. Isso é maravilhoso. E tem esse formato fascinante, que exige uma matemática na hora de cruzar as histórias para tornar a obra crível”, resume José Luiz Villamarim.

Os personagens

Elisa e Vicente

Às segundas-feiras, o público conhece a história de Vicente (Jesuíta Barbosa). Acostumado a uma vida de  playboy  em  Recife,  entre  farras e atos  inconsequentes,  ele vê seu mundo  desmoronar quando a empresa do pai, Euclydes Menezes (Luiz Carlos Vasconcellos) abre falência. Antenor (Antonio Calloni), um dos sócios de Euclydes na GTransportes, comete um desfalque de grandes proporções.

Intempestivo e controlador, Vicente não se conforma com a bancarrota e a ideia dos tempos duros que estão por vir. Como se não bastasse, a nova realidade deve adiar o casamento que ele acaba de propor à noiva, Isabela (Marina Ruy Barbosa). Fútil, a patricinha passa a reconsiderar os planos de uma vida em comum quando as vantagens financeiras do relacionamento com o herdeiro viram pó.

Mas antes de decidir pelo rompimento e ter a conversa definitiva com o noivo, Isabela se torna vítima de um crime passional. Ao flagrá-la nos braços do ex-namorado, Otto (Pedro Lamin), Vicente tira a vida da noiva na sala da casa dela. A mãe de Isabela, a professora Elisa (Deborah Bloch), que nunca viu o relacionamento dos dois com bons olhos justamente por causa do temperamento explosivo do futuro genro, assiste à cena, em choque.

Condenado por assassinato, Vicente passa sete anos preso. Mas, para uma mãe que perdeu a filha de maneira tão violenta, a cadeia não é castigo suficiente. Ao sair do presídio, ele já é casado com Regina (Camila Mardila), a prima de um detento que está disposta a ajudá-lo a recomeçar a vida. Os dois são pais de uma menina, curiosamente batizada como Isabela (Fabiana Ferreira). Mesmo tendo saldado sua dívida com a Justiça, ele terá de lidar com o inconformismo de Elisa (Débora Bloch), que planeja vingar a morte da filha.

Fátima e o casal Douglas e Kellen

Às terças-feiras, a trajetória da doméstica Fátima (Adriana Esteves) é acompanhada de perto. Mulher simples e de fibra, é casada com o motorista de ônibus Waldyr (Angelo Antonio), e mãe de Mayara (Leticia Salatiel / Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres). Moradora de uma periferia rural, ela considera a família seu maior bem. De uma hora para outra, entretanto, a vizinhança perde o sossego quando o encrenqueiro casal Douglas (Enrique Diaz) e Kellen (Leandra Leal) se muda para a casa ao lado. Ele é um policial de má índole, do tipo que não honra a farda que veste e se aproveita do poder para humilhar os outros. Ela é uma perua com um aguçado senso de sobrevivência e cujos defeitos superam as qualidades.

Por causa das invasões constantes do cachorro de Douglas no quintal de Fátima, o caso acaba passando de mera picuinha entre vizinhos para assunto de polícia com consequências inimagináveis. Depois de vários incidentes com patos e galinhas, o cão feroz morde o filho mais novo de Fátima. Tomada por instintos maternos protetores, ela não hesita e mata o animal. É uma tentativa desesperada de proteger o pequeno Jesus.

Mas, transtornado pela ira, Douglas não deixa por menos. Ele usa o poder de policial para armar um flagrante contra Fátima.  Por causa disso, ela passa sete anos presa. Mas, quando conquista a liberdade, Fátima não pensa em vingança – só quer sua família de volta. Do lado de fora da prisão, ela encontra um mundo completamente diferente.

Waldyr (Angelo Antonio) está morto. Sem adultos por perto, Jesus (Tobias Carrieres) perambula pelas ruas com um bando de moleques, aplicando furtos. Já com 18 anos, Mayara (Julia Dalavia) agora é conhecida como Suzy e trabalha como prostituta no Snack Night Club, uma sauna administrada por Kellen (Leandra Leal). Com rancor decantado durante anos, o objetivo da jovem é vingar a prisão da mãe.

Débora e Rose

A história das quintas-feiras se desenvolve sobre uma grande amizade. Débora (Luisa Arraes), a filha da patroa, e Rose (Jéssica Ellen), a filha da empregada da casa, cresceram como amigas, quase irmãs. Uma estuda em escola particular e a outra, em escola pública. Rose mora com a mãe, Zelita (Teca Pereira), no quarto dos fundos da casa de Débora, mas isso nunca importou no cotidiano das duas jovens.

Na noite anterior ao seu aniversário de 18 anos, Rose recebe a notícia de que foi aprovada no vestibular para Jornalismo, e as adolescentes decidem comemorar num luau à beira-mar. Durante uma confusão entre frequentadores da festa, a polícia é chamada e separa os jovens a serem revistados – entre negros e brancos. Rose é pega com drogas, uma quantidade de substâncias que ela dividira pouco antes com Débora e outros amigos. Livre da revista, por ser branca, Débora assiste à cena de longe, sem ação. Não consegue reunir coragem para apoiar a amiga no momento da detenção.

Sob a acusação de tráfico, Rose tem a promessa de um futuro brilhante sequestrada e passa sete anos presa. Quando conquista a liberdade, não pode mais contar com sua mãe, que morreu no período em que estava atrás das grades. Sem mágoa, ela procura a amiga que parou de visitá-la na cadeia anos atrás. Rose encontra, então, uma nova Débora. Ela está casada com Marcelo (Igor Angelkorte), trabalha como professora de educação infantil e está tentando adotar um filho. Mas está longe de ser feliz: enquanto Rose estava presa, Débora foi vítima de um estuprador num beco escuro de Recife.

Agora em liberdade, Rose não pensa duas vezes ao estender a mão para Débora. Juntas, elas iniciam uma caçada para encontrar o homem que a violentou.

Maurício e Antenor

Maurício (Cauã Reymond) não vê outra saída para acordar de um pesadelo. Em 2009, ele vive um dos momentos mais felizes de sua vida, orgulhoso com a realização da mulher, Beatriz (Marjorie Estiano), bailarina que acabara de estrear um espetáculo de grande sucesso.

Mas não serão apenas momentos de glórias a cercá-lo. Na GTransportes, a empresa na qual atua como assistente de contabilidade, o proprietário, Euclydes (Luiz Carlos Vasconcellos), acaba de sofrer um golpe do sócio, o inescrupuloso Antenor (Antonio Calloni). O episódio se torna um grande escândalo nacional e ainda vai interferir de maneira trágica na vida de Maurício (Cauã Reymond). Em fuga com uma mala de dinheiro, Antenor ultrapassa um ônibus em alta velocidade e atropela Beatriz, que saía do teatro após mais uma de suas apresentações. Ele deixa a bailarina estendida numa avenida de Recife, sem prestar socorro. Maurício assiste à cena, incrédulo. Ao acordar no hospital, Beatriz recebe uma notícia acachapante: está tetraplégica.             

A bailarina decide que, se for para nunca mais voltar a dançar, não quer mais viver. E suplica a Maurício uma eutanásia, procedimento proibido no país. Atordoado pelo sofrimento de Beatriz, o marido cede ao apelo e acaba preso ainda no hospital. Julgado e condenado pela morte da mulher que tanto ama, ele passa sete anos na prisão.

Nesta reviravolta, a articulação de um plano para se vingar de Antenor vira o principal objetivo de Maurício. Quando deixa a prisão, já em dias atuais, o empresário segue impune e está em plena campanha para governador do estado de Pernambuco. Como parte de sua estratégia, Maurício se aproxima de Vânia (Drica Moraes), a instável candidata a primeira-dama. Aproveitando-se da carência dela, o contador tentará, a qualquer custo, fazer justiça com as próprias mãos.

As conexões

As tramas de ‘Justiça’ caminham independentes e paralelamente mas, quanto mais o espectador se aprofunda nelas, mais se torna capaz de entender as sutilezas de suas conexões. Um novo fato em uma das quatro tramas pode, por mais que pareça corriqueiro à primeira vista, se tornar uma pista importante no contexto de outro personagem.

Dessa forma, a narrativa se complementa entre protagonistas e coadjuvantes, que mudam de posição conforme a trama do dia. “Toda semana há um grande evento que une todas as histórias”, adianta a autora Manuela Dias.

Elisa (Débora Bloch), por exemplo, é patroa de Fátima (Adriana Esteves). Coadjuvante na história exibida às segundas, a doméstica é a dona de casa que tem seu caminho tranquilo interceptado pela crueza de Douglas (Enrique Diaz). E é ele mesmo, um policial preconceituoso, que não hesita em prender Rose (Jéssica Ellen), sob a acusação de tráfico de drogas.

Desde antes da prisão que mudou radicalmente sua vida, Rose mantém uma paquera com Celso (Vladimir Brichta), dono de um quiosque e sócio de Maurício (Cauã Reymond). O assistente de contabilidade trabalha para o pai de Vicente (Jesuíta Barbosa), noivo de Isabela (Marina Ruy Barbosa), filha de Elisa (Débora Bloch). Euclydes (Luiz Carlos Vasconcellos) é pai de Vicente, dono da GTransportes e sócio de Antenor (Antonio Calloni) que, em fuga, atropela a esposa de Maurício, Beatriz (Marjorie Estiano).

Esse emaranhado de ligações é reforçado pela autora, que construiu a minissérie amarrada por cenas que se repetem ao longo da exibição, mas sempre revelando pontos de vista de diferentes personagens. E assim, é possível passear por cada drama e experimentar as várias sensações que a reflexão sobre o que é justo pode trazer. “Criei uma trama no sentido de ter vários fios, que cercassem a percepção do justo. São histórias conectadas por um tema e uma cidade”, complementa a autora.

Crueza nas cores e nas formas

Quando o diretor artístico, José Luiz Villamarim, pôs os olhos no projeto de ‘Justiça’ imediatamente viu a força da narrativa. Além do texto preciso e instigante, uma dramaturgia com um desafiador. Para contar essa história na medida exata das palavras da autora Manuela Dias, a estética ideal para Villamarim precisava ter um firme compromisso: o realismo. 

A minissérie começou a ser gravada em maio deste ano, em Recife, com parte do elenco. Adriana Esteves, Cauã Reymond, Enrique Diaz, Angelo Antônio, Julia Dalavia, Marjorie Estiano, Vladimir Brichta, Luisa Arraes, Jéssica Ellen, Jesuíta Barbosa e Drica Moraes são alguns dos atores que passaram por lá. “A geografia de Recife é horizontal e isso está muito relacionado com a minissérie. Aqui as pessoas se cruzam nas ruas. Recife é uma síntese do Brasil”, explica Villamarim. A história se passa na capital pernambucana e contempla diversas classes sociais.    

Caracterizados com roupas que traduzem o espírito de Recife, das ruas, das pessoas que circulam pelo centro da cidade, os atores passaram por um processo de desconstrução. A encomenda foi de Villamarim, que pediu para deixar fora do set qualquer artifício que afastasse os personagens da realidade. Por isso, a equipe trabalhou com o mínimo de maquiagem e um figurino sem glamour. Nem mesmo as unhas as atrizes foram pintadas, à exceção das que trabalham no Snack Night Club.

Lu Moraes, a responsável pela caracterização dos atores, conta que antes de propor qualquer caminho, fez um levantamento para evitar que seus personagens se assemelhassem com antigos trabalhos dos atores envolvidos. Foi assim que nasceu a ideia de clarear os cabelos de Julia Dalavia e Vladimir Brichta, por exemplo. Lu abraçou o desafio proposto por Villamarim e passou a olhar para o elenco buscando o que é simples. “Aqui não há brilho, tampouco cabelos com cara de festa, tem gente com olheiras por noites mal dormidas. A história é fictícia, mas o que se sente ao conhecer os personagens é crível, humano, visceral”, esclarece Lu Moraes.

Outro desafio da caracterização foi transitar entre os anos de 2009 e em 2016. Como a gravação das cenas não segue uma ordem cronológica, a equipe precisou usar artifícios para deixar os personagens ora mais jovens, ora mais velhos – apesar da pequena passagem de tempo. Cauã Reymond ganhou mais fios brancos e óculos para aparentar mais idade. Luisa Arraes usou uma franja nas sequências em que mostram a sua adolescência. Além disso, uma questão crucial é que sobreviver em uma prisão por anos tira o frescor de qualquer pessoa. Adriana Esteves, por exemplo, ao aparecer nas cenas atuais, relevará uma pele maltratada pelo tempo, pela tristeza. Manchas foram aplicadas em seu rosto.

Muita coisa foi comprada em Recife, especialmente o figurino do núcleo de Fátima (Adriana Esteves). O que se buscou no comércio de lá foram peças que se assemelhassem com o tipo de estampa e material usado na região. Cao Albuquerque e Natália Duran assinam o figurino. “Trouxemos de Recife muita coisa feita com tecido sintético. O Cao foi a campo e eu fui às compras”, conta Natália. O texto de Manuela Dias, claro, foi o ponto de partida, mas o trabalho de composição desses personagens contou com uma pesquisa ampla, de campo, que levou os profissionais da produção a verem de perto como se comportam pessoas reais que se assemelham a esses personagens.

Das locações usadas em Recife aos cenários erguidos no Rio, a ordem também era a de criar ambientes reais. Em Pernambuco, muito pouco foi mexido nos locais escolhidos como cenários. Após sair da prisão, Vicente (Jesuíta Barbosa) vai viver em um apartamento simples, bem diferente de sua realidade antes de ser preso. O local escolhido foi um dos apartamentos do edifício Holiday, arquitetura colossal muito conhecida na cidade. Fabio Rangel, cenógrafo da minissérie, reforça que a equipe entrou no apartamento, onde vivia uma família, e não mexeu em quase nada. “Não tiramos nada do lugar. Eu fiquei bastante impressionado ao ver os atores circulando naquele cenário. É muito realista”, diz Fabio.

Trabalhando em parceria com a cenografia, Moa Batsow, responsável pela produção de arte, também andou afinado com essa estética, de buscar o que é real. Ele conta que comprou muito artesanato em Recife, peças que ajudaram a compor as casas recriadas nos Estúdios Globo. Moa confessa que também trouxe de viagem uma jangada, “para as cenas que acontecem no entorno do quiosque de Celso, personagem de Vladimir Brichta”.

 

Perfil dos personagens

História 1 – Segunda-feira:

Elisa (Débora Bloch)  Sua filha, Isabela (Marina Ruy Barbosa), foi assassinada há sete anos. Elisa é professora na faculdade de Direito há mais de 15 anos. Isabela tinha 18 anos quando foi morta pelo noivo ciumento, Vicente (Jesuíta Barbosa). Em busca de uma punição mais contundente do que os sete anos de reclusão, Elisa faz aulas de tiro com a intenção de matar Vicente no dia em que ele sair da cadeia. Ela leva uma vida dormente até conhecer e se apaixonar por Heitor (Cassio Gabus Mendes), reitor recém-empossado da universidade onde ela dá aulas.

Heitor  (Cassio Gabus Mendes) Culto, é o reitor da universidade em que Elisa (Débora Bloch) trabalha. Morou anos em Roma, até voltar ao Brasil, onde conhece e se apaixona por Elisa. Heitor acaba se envolvendo com Sara, uma aluna da universidade.

Isabela (Marina Ruy Barbosa) É filha de Elisa (Débora Bloch). Tinha 18 anos quando foi assassinada. Linda e fútil. Ao saber que seu noivo Vicente (Jesuíta Barbosa) ficará pobre, ela passa a questionar o casamento. Isabela é flagrada traindo Vicente com um ex-namorado, Otto (Pedro Lamin). Morre vítima de um típico crime passional.

Vicente (Jesuíta Barbosa) No começo da história, é muito rico, machista, típico “filhinho de papai”. É apaixonado por Isabela (Marina Ruy Barbosa) e a pede em casamento prometendo uma vida luxuosa. Como vive de excessos, tem sua identidade abalada pela falência do pai. Em plena crise, ele flagra Isabela com Otto (Pedro Lamin) e mata a namorada. Vicente fica preso por sete anos. Tempo bastante para se arrepender e se transformar.  

Regina (Camila Mardila) ­– Prima de um detento, com quem Vicente (Jesuíta Barbosa) se casa ainda na prisão e tem uma filha, especialmente batizada como Isabela, mesmo nome da jovem que ele matou. Regina é mulher guerreira, de personalidade forte. Vive de vender empadas na praia e tenta fazer com que o marido retome a vida. Ela acredita que terá uma vida pacata em família assim que Vicente sair da cadeia. Porém, não sabe das surpresas que a esperam.

Otto (Pedro Lamin)   É rico, charmoso e engraçado. Namorou Isabela (Marina Ruy Barbosa) por dois anos e seguia apaixonado quando ela foi assassinada.  

Euclydes Menezes (Luiz Carlos Vasconcellos) Pai de Vicente (Jesuíta Barbosa), seu único filho. É honesto, rude e charmoso. Entrou como sócio capitalista na empresa de ônibus GTransportes, do amigo e compadre Antenor Ferraz (Antonio Calloni). Viveu 20 anos dos dividendos da empresa, sem nunca se preocupar com nada. Até que leva um golpe do sócio e vê sua empresa falir de repente. Para piorar, seu filho Vicente vai preso por matar a noiva. Sem dinheiro para contratar bons advogados e abandonado pela namorada interesseira, Euclydes morre sem ver o filho sair da prisão.

Téo Ferraz (Pedro Nercessian) É filho de Antenor (Antonio Calloni) e representa o que há de pior na juventude aristocrática do Brasil. Muito charmoso, engraçado e atraente, é o tipo irresponsável. Ele publica um video de cenas íntimas de Vanessa (Giovana Echeverria) que vai desencadear uma grande crise entre alunos da Universidade.

Sara (Priscila Steinman) É aluna de Elisa na universidade e amiga de Vanessa (Giovana Echeverria). Ela é bonita, inteligente e safada. Escreve um jornal na faculdade e se apaixona pelo reitor, Heitor (Cassio Gabus Mendes), com quem consegue ter um caso à custa de muitas armações, provocando ciúmes em Elisa (Débora Bloch).

Vanessa (Giovana Echeverria) Caloura na universidade onde Elisa (Débora Bloch) dá aula. Entra em desespero quando descobre que todos os alunos receberam um vídeo seu em cenas íntimas com Téo (Pedro Nercessian) numa festa de alunos.

Silas (Claudio Ferrario) – É porteiro do prédio de Elisa (Débora Bloch).

História 2 – Terça-feira:

Fátima Libéria do Nascimento (Adriana Esteves) – Trabalha como doméstica na casa de Elisa (Débora Bloch) e vive bem com o marido, Waldir (Angelo Antonio), por quem é apaixonada. Tem dois filhos: Mayara (Leticia Salatiel / Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres). A família mora num sítio na periferia, onde cria patos, galinhas, um ganso e até uma vaca. A vida de Fátima é perfeita até o dia em que o policial Douglas (Enrique Diaz) e a namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa vizinha com o cachorro Furacão. 

Waldir (Angelo Antonio)   É motorista da empresa de ônibus GTransportes, casado com Fátima (Adriana Esteves) e pai de Mayara (Leticia Salatiel / Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres). Apesar de ser ótimo funcionário, Waldir tem sua vida destruída ao ser demitido após a falência da empresa, por conta de um golpe aplicado por Antenor (Antonio Calloni). É boa pessoa, mas tem um fraco por bebida, problema que se agrava depois que Fátima é presa.

Mayara Libéria do Nascimento (Leticia Salatiel / Julia Dalavia) – Durante os sete anos em que sua mãe, Fátima, fica presa, Mayara vira garota de programa na praia e acaba sendo recrutada por Kellen (Leandra Leal), que não a reconhece como filha da antiga vizinha. Mayara vai trabalhar na sauna Snack Night Club, de Maurício (Cauã Reymond) e Celso (Vladimir Brichta), sob a tutela de Kellen, com a intenção de se vingar pela prisão da mãe.

Jesus Libéria do Nascimento (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres) – É o xodó da família. Durante a prisão da mãe, ele se perde no mundo e passa a viver pelas ruas, formando um bando com Igor (Alex Patricio P. Filho) e Dez Porcento (Leandro Léo). Convivendo com Firmino (Julio Andrade), descobre que seu sonho é virar cantor.

Douglas (Enrique Diaz) – Policial, machão e completamente dominado por Kellen (Leandra Leal), sua mulher, por quem é completamente apaixonado. Douglas abusa do uniforme e conta com propinas pra complementar o salário. Ele tem um rottweiler enfurecido, Furacão, que é morto por Fátima (Adriana Esteves) e faz de tudo para se vingar, armando para mantê-la presa por sete anos. A vida de Douglas é arruinada quando Kellen o troca por Celso (Vladimir Brichta).

Kellen (Leandra Leal) –  É linda, gostosa e sabe disso. Kellen adora arranjar encrenca e sempre coloca “seu macho”, Douglas (Enrique Diaz), pra resolver suas confusões. Tem sua própria filosofia de vida, é esperta, charmosa e sabe dançar de acordo com a música, por isso abandona Douglas, trocando-o por Celso (Vladimir Brichta).

Firmino (Julio Andrade) – De dia, ganha a vida como mestre-de-obras numa grande empresa. À noite, é cantor e violeiro. É irmão de Osvaldo (Pedro Wagner), com quem não se relaciona desde que o irmão estuprou uma adolescente na cidade do Interior onde eles nasceram. Solteiro, vai se apaixonar por Fátima (Adriana Esteves) quando ela sair da prisão.

Irene (Clarissa Pinheiro) – Vai conquistar Douglas (Enrique Diaz) graças aos seus dotes culinários, depois que ele for abandonado por Kellen (Leandra Leal).

Dez Porcento (Leandro Leo) – Vive e trabalha na praia fazendo bicos e praticando pequenos furtos. É parceiro de Jesus (Tobias Carrieres) e Igor (Alex Patricio Filho) durante o tempo em que Jesus vive como menino de rua.

Igor (Alex Patrício Filho) – Também vive pelas ruas de Recife e é parceiro de Jesus (Tobias Carrieres) e Dez Porcento (Leandro Leo) na luta diária pela sobrevivência.

Falcão (Márcio Fecher) – Policial corrupto amigo de Douglas (Enrique Diaz).

Jeferson (Glauber Rocha) – É policial e vai extorquir Fátima (Adriana Esteves), cobrando quentinhas que ela vende como propina para “liberar” o ponto em frente à obra na qual Firmino (Julio Andrade) trabalha.

Hans (Nicholas Bauer) – É um turista alemão que vai se apaixonar por Mayara (Júlia Dalavia).

História 3 – Quinta-feira:

Débora Carneiro (Luisa Arraes) – Quando era adolescente, tinha um estilo alternativo e espírito combativo, herança da mãe, Lucy (Fernanda Vianna), jornalista. Débora cresceu considerando Rose (Jessica Ellen), a filha da empregada, como uma irmã. Sua vida muda quando ela se vê de mãos atadas diante da prisão de Rose, que portava entorpecentes numa festa à beira-mar. Por ser negra, a jovem é revistada pela polícia. Acusada de tráfico, passa sete anos presa. Anos depois, Débora conhece Marcelo (Igor Angelkorte), por quem se apaixona. Porém, a vida tem outra armadilha  para  ela:  um estupro  em  pleno  Carnaval.   A  polícia  nunca  prendeu  o  estuprador – Osvaldo (Pedro Wagner), irmão de Firmino (Julio Andrade). Quando Rose sai da cadeia, propõe à amiga que elas encontrem o estuprador. E o objetivo de Débora passa a ser fazer justiça com as próprias mãos.  

Rose Silva dos Santos (Jessica Ellen) – É negra, filha da empregada Zelita (Teca Pereira) e foi criada na casa de Lucy (Fernanda Vianna), patroa de sua mãe, ao lado de Débora. Dedicada, passou no vestibular para Jornalismo e tinha um futuro brilhante pela frente. Porém, num luau, Rose e Débora estão, como todos os outros jovens, se divertindo, quando a polícia chega. Rose é revistada pelo policial Douglas (Enrique Diaz), que encontra drogas em suas roupas. Condenada, passa sete anos na cadeia. Quando sai, sua mãe Zelita já morreu e ela não tem mais ninguém no mundo. Ao descobrir que a amiga de infância foi estuprada, Rose decide ajudá-la a encontrar o estuprador.

Zelita Silva dos Santos (Teca Pereira) ­– Trabalha como doméstica na casa de Lucy (Fernanda Vianna) desde antes de Rose (Jessica Ellen) nascer. Neta de uma escrava, ela mal contém o orgulho quando a filha passa no vestibular de jornalismo. Quando a filha é presa, Zelita culpa Débora e deixa o emprego. Morre sem ver a filha sair da prisão.

Lucy Carneiro (Fernanda Vianna) – É separada há anos e criou Débora (Luisa Arraes), sua única filha, com a ajuda da empregada Zelita (Teca Pereira). Lucy é uma jornalista que investiga a crise da empresa de ônibus GTransportes e as falcatruas de Antenor (Antonio Calloni).

Marcelo Cavalcante (Igor Angelkorte) – Ele se casa com Débora (Luisa Arraes), cinco anos depois da prisão de Rose (Jessica Ellen). Marcelo trabalha com informática e faz o estilo certinho. Não aprova a volta de Rose para a casa deles e se recusa a participar da busca pelo estuprador de Débora.

Osvaldo (Pedro Wagner) – É pintor de fachadas numa grande firma. Desequilibrado e problemático, comete estupros desde a adolescência, entre eles o de Debora. Osvaldo é irmão de Firmino (Julio Andrade), mas os dois não se relacionam.

História 4 – Sexta-feira:

Maurício Pereira (Cauã Reymond) – No início da trama, ele trabalha como assistente de contabilidade da empresa GTransportes e é casado com Beatriz (Marjorie Estiano). Maurício é apaixonado pela mulher e cheio de planos para os dois. Porém, tudo muda quando Beatriz é atropelada por Antenor (Antonio Calloni) e fica tetraplégica. Beatriz implora a Maurício por uma eutanásia. Apesar do sofrimento que isso lhe traz, Maurício acata a decisão da mulher e acaba preso. Na cadeia, suas habilidades em contabilidade servem para os bandidos se organizarem. Maurício usa o dinheiro que ganha na prisão para abrir um prostíbulo com Celso (Vladimir Brichta).

Antenor Ferraz (Antonio Calloni) – Ele é sócio de Euclydes (Luiz Carlos Vasconcellos) na empresa de ônibus GTransportes e dá um golpe que leva a empresa à falência, mas o deixa rico. Político, não tem escrúpulos nem caráter. É pai de Téo (Pedro Nercessian), um playboy irresponsável, e casado com Vânia (Drica Moraes), uma alcoólatra deprimida que serve de “laranja” em diversos de seus negócios ilícitos. Depois do golpe na empresa GTransportes, Antenor foge para o Exterior com todo o dinheiro roubado. Quando o crime prescreve, ele volta ao Brasil com o filho e retoma sua vida de falcatruas, com o objetivo principal de se tornar governador do Estado.

Celso (Vladimir Brichta) – Faz o estilo surfista e trabalha num quiosque na praia. Vende sucos, sanduíches, drogas e ainda dá conselhos aos clientes, sempre com humor e charme. Celso é apaixonado por Rose (Jessica Ellen) e, volta e meia, os dois namoram. Com a ascensão de Maurício (Cauã Reymond) na cadeia, Celso também expande os negócios e vira sócio no prostíbulo Vênus Night Club. Celso vai se envolver com Kellen (Leandra Leal), que vira gerente da sauna, mas sua verdadeira paixão é Rose.

Beatriz Pugliesi (Marjorie Estiano) – No começo da história, é casada com Maurício (Cauã Reymond) e primeira bailarina de um grupo de dança moderna. É obsessiva e talentosa. Depois de ser atropelada por Antenor (Antonio Calloni) na saída do teatro, fica tetraplégica. Não suporta a ideia de viver paralisada e convence o marido a praticar eutanásia.

Vânia Ferraz (Drica Moraes) – É casada com Antenor (Antonio Calloni). Tinha o sonho de ser cantora, mas abandonou a carreira quando se casou. Esquecida pelo marido, que a trai com qualquer tipo de mulher, Vânia cai em depressão e se torna alcoólatra. Com grande frequência, assina sem ler documentos de negócios ilícitos do marido, desconhecendo a gravidade de tais atos. 

Tânia (Mayara Millane), Lovilace (Joana Gatis), Ariel (Mariah Teixeira) e Kika (Mohana Uchoa) – Prostitutas que trabalham na sauna Snack Night Club. Tânia arrasa nos shows de dança, Lovilace é conhecida apenas como Lóvi, Ariel sonha em ser atriz e Kika tenta se dar bem com algum cliente poderoso.

Poltergeist (Nataly Rocha) – É garota de programa na praia e trabalha fazendo ponto em frente ao quiosque do Celso (Vladimir Brichta). É cúmplice de Douglas (Enrique Diaz).

Serge (Albert Tenório) – Trabalha como porteiro e segurança na sauna de Maurício (Cauã Reymond) e Celso (Vladimir Brichta), a Vênus Night Club.

‘ADNIGHT’

Grandes personalidades são reconhecidas por suas funções e influência. Mas, a partir do dia 25 de agosto, Marcelo Adnet vai subverter esse conceito e mostrar seus convidados em situações inimagináveis, longe do que eles representam para imaginário coletivo em seu late show, ‘Adnight’. Com dinâmicas irreverentes, o apresentador revela aspectos inusitados e curiosos de diversos talentos. “Os programas são todos feitos para o convidado da noite e são pensados a partir das possibilidades de interação dele com o Adnet. Um grande nome vira o mote da atração”, adianta o redator-final Elbio Valente que comanda uma equipe de sete redatores com experiência em plataformas variadas.

Em ‘Adnight’, uma notícia pode virar música. Uma piada pode render um jogo. Não há fórmulas ou receitas prontas, tudo pode acontecer. A rapidez e ousadia caraterísticas do comediante, será ingrediente-chave para tratar também de assuntos atuais sob um olhar crítico e bem-humorado. “O Adnet tem mil e uma facetas artísticas e a gente explora isso no programa. Tem números musicais, muito improviso, números de humor, de intepretação, tudo que o apresentador traz para a gente”, define o diretor-geral Emerson Muzeli. O late show contará também com uma banda e uma trupe acrobática, formadas especialmente para o programa, que irão intervir e contribuir artisticamente ao longo da atração. “A música é muito presente no que quer que eu faça. Ter uma superbanda com sensibilidade para reagir ao programa, é muito legal. Vamos brincar muito com esse recurso”, comemora Adnet.

O cenário onde tudo acontece, assinado por Milton de Biasi, é como uma oficina, um laboratório de experimentação do apresentador e seus convidados. “Tudo naquele galpão, que tem cara de cenário de show, com referências high- tech retrô, serve para o Adnet criar e se movimentar. É um cenário clássico, com boca de cena e plateia, mas que oferece surpresas o tempo todo, com palcos alternativos que revelam outros universos”, comenta o cenógrafo.  Passarelas, guindastes, escadas e cases – que mais parecem caixas mágicas de onde tudo pode surgir – são peças móveis que se moldam e desmoldam a cada programa.  Em vez de um produtor, de contra-regra,  quem faz o papel de transformar esse cenário é a trupe, formada por  pessoas com diferentes perfis. “Mais que fazer assistência de palco, ela vai contribuir artisticamente com os números musicais e brincadeiras. Temos artistas circenses, mímicos, atletas, é um time bem diversificado e talentoso”, elogia o apresentador.  

Na mesma linha do cenário, o figurino de Claudia Kopke e Flávia Neves acompanha essa versatilidade. “A ideia é que o Adnet possa se descontruir ao longo do programa e que a roupa permita qualquer performance. Há uma elegância, mas, ao mesmo tempo, uma descontração. Os ternos , por exemplo, são de moletom”, revelam as figurinistas. Para a banda, elas partem da individualidade de cada integrante para criar uma unidade. Já a trupe vestirá alfaiataria com referências circenses.

 ‘Adnight’ tem direção geral de Emerson Muzeli, direção de Fernanda Telles, e redação final de Elbio Valente e será exibido às quintas-feiras, após ‘Justiça’.

‘Adnight’ por Adnet

O que um late show contribui, em termos de formato, para as dinâmicas que acontecem no palco?

Traz uma coisa muito própria que é a personalidade do apresentador. Então vai ter muito de mim impresso ali no programa e a ideia é desconstruir positivamente os convidados, fazendo arte, surpreendendo. Como não sou entrevistador propriamente, a informação vem das dinâmicas, não tem aquele “momento sofá” tradicional, com perguntas e respostas.

Que tipos de convidados o ‘Adnight’ vai receber?

Pessoas icônicas para o público, que ele conheça bem. Vamos ver essas personalidades que são normalmente sabatinada por diversas mídias –   muitas vezes da mesma forma e sobre os mesmos assuntos -, fazendo coisas que elas nunca fizeram e contando coisas que ninguém sabia.

O programa pretende falar para um público específico?

Pretendemos atingir um público bem abrangente, de gerações e posicionamentos diferentes. A intenção é que todos possam se divertir e se surpreender sem constrangimento. Tanto os convidados quanto quem está assistindo também.

Você teve grande participação na formação da equipe de criação do programa. Como é o processo de trabalho de vocês?

Tão importante quanto estar entre pessoas que eu confie e admire profissionalmente é gostar de estar junto delas. A natureza do nosso trabalho é lúdica e nos divertir durante o processo é fundamental.  A brincadeira e a informalidade fazem parte.  Claro que temos que cumprir demandas, que temos momentos duros, mas trabalhamos felizes e isso faz toda diferença.

O ‘Adnight’ tem uma faceta trasmídia e  tem na equipe de roteiristas pessoas que trafegam há bastante tempo na internet. Como é esse movimento?

O programa é desenvolvido para transbordar em outras mídias além da tevê. O grupo de criação já escreve pensando em conteúdos que podem ser distribuídos na rede antes, durante ou depois da exibição na telinha.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES DOS

DIAS 20 A 26 DE AGOSTO 2016

SÁBADO, 20/08/2016

CINEMA ESPECIAL

ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 2

Título Original: Até que a Sorte nos Separe 2

País de Origem: Brasileira

Ano de Produção: 2013

Diretor: Roberto Santucci

Elenco: Leandro Hassum, Camila Morgado, Kiko Mascarenhas, Rita Elmôr, Arlete Salles, Charles Paraventi

Classe: Comédia

Três anos depois, tino e Jane estão mais uma vez em dificuldades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao inesperado falecimento de tio Olavinho, que deixou uma herança de R$ 100 milhões a ser dividida igualmente entre Jane e sua mãe, estela. Como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jogadas no Grand  Canyon, tino aproveita para levar a esposa e dois de seus filhos para conhecer Las Vegas. Entretanto, ele se empolga com a jogatina de um cassino e perde todo o dinheiro ganho por jane na mesa de pôquer. Para piorar a situação, ainda fica devendo US$ 10 milhões a um capanga da máfia mexicana, que deseja receber o dinheiro a todo custo.Cor.

CORUJÃO I

ENCONTRO EXPLOSIVO

Título Original: Knight and Day

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2010

Diretor: James Mangold

Elenco: Tom Cruise, Cameron Diaz, Peter Sarsgaard, Jordi Mollà, Viola Davis, Paul Dan

Classe: Ação

Roy Miller é um agente que guarda consigo uma bateria especial, que jamais descarrega. O objeto é cobiçado pelo governo dos Estados Unidos, que enviou o agente Fitzgerald para obtê-lo, e Antonio, um perigoso bandido espanhol. No aeroporto Miller usa June Havens para passar a bateria pela alfândega. June deseja apenas chegar o quanto antes para participar do casamento de sua irmã e, devido à pressa, consegue transferir seu voo para o mesmo de Miller. Só que no voo estão vários agentes destacados para eliminar Miller e recuperar a bateria, a qualquer custo. Cor.

CORUJÃO II

OS 102 DALMATAS

Título Original: 102 Dalmatians

País de Origem: Americano

Ano de Produção: 2000

Diretor: Kevin Lima

Elenco: Glenn Close, Ioan Gruffudd, Alice Evans, Gerard Depardieu, Tim Mcinnerny, Tony Robinson.       

Classe: Infantil

Fernanda, aparentemente regenerada, a vilã Cruella é solta da cadeia e tenta começar vida nova. As coisas vão bem para ela, que ajuda cachorrinhos sem-teto a encontrar um lar. Mas quando o Big Ben toca alto, o tratamento hipnótico é revertido e Cruella volta ainda mais malvada e igualmente determinada a fazer aquele casaco malhado que sempre desejou. Infantil. Cor

DOMINGO, 21/08/2016

DOMINGO MAIOR

WOLVERINE: IMORTAL

Título Original: The Wolverine

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2013

Diretor: James Mangold

Elenco: Hugh Jackman, Tao Okamoto, Rila Fukushima, Hiroyuki Sanada, Svetlana Khodchenkova, Brian Tee

Classe: Ação

Após matar Jean Grey para salvar a humanidade, Logan decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio. Ela foi enviada a mando de seu pai adotivo, Yashida, que foi salvo por Logan em Nagasaki, no Japão, quando a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer-lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer. Ele recusa o convite, mas acaba infectado por Víbora, uma mutante especializada em biologia que é também imune a venenos de todo tipo. Fragilizado, Logan precisa encontrar meios para proteger Mariko, a neta de Yashida, que é alvo tanto de seu pai, Shingen, quanto da Yakuza, a máfia japonesa. Cor

SESSÃO DE GALA

MEIA-NOITE EM PARIS

Título Original: Midnight in Paris

País de Origem: Espanhola/Americana

Ano de Produção: 2011

Diretor: Woody Allen

Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kathy Bates, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Carla Bruni

Classe: Comédia

Gil, roteirista americano que sonha em se tornar um escritor bem-sucedido, passa temporada em Paris com a noiva. Numa noite, ele é magicamente transportado para os anos 1920, onde encontra alguns de seus grandes ídolos como Ernest Hemingway, Pablo Picasso e Scott Fitzgerald. Oscar de melhor roteiro original. Cor

CORUJÃO I

COLEGA DE QUARTO

Título Original: The Roommate

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2011

Diretor: Christian E. Christiansen

Elenco: Leighton Meester, Minka Kelly, Cam Gigandet, Aly Michalka, Danneel Harris, Frances Fisher, Billy Zane

Classe: Suspense

A estudante Sara acaba de entrar para a universidade e, como de costume, vai passar a dividir o quarto com alguém. Sua nova companheira de quarto será Rebecca, uma jovem solitária pela qual rapidamente construirá uma forte amizade e compartilhará segredos. A única coisa que ela não contava era que sua nova amiga iria se tornar tão obcecada por ela a ponto de representar um perigo real para todos que a cercam. Cor

CORUJÃO II

ARTE DA SEDUÇÃO

Título Original: The Date Coach

País de Origem: Francesa

Ano de Produção: 2014

Diretor: Pascal Bourdiaux

Elenco: Kev Adams, Franck Dubosc, Nora Arnezeder, Valérie Benguigui

Classe: Comédia

Alex é apaixonado por Sandra desde a infância, mas nunca teve coragem de se declarar. Decidido a lutar por esse amor, ele resolve pedir umas aulas de sedução para Antoine Chamoine, um escritor solitário que há 20 anos conquistou o coração da mãe de Sandra. Cor.

SEGUNDA-FEIRA, 22/08/2016

SESSÃO DA TARDE

A ESTRANHA VIDA DE TIMOTHY GREEN

Título Original: The Odd Life of Timothy Green

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2012

Diretor: Peter Hedges

Elenco: Jennifer Garner, Joel Edgerton, CJ Adams, Odeya Rush, Shohreh Aghdashloo, Rosemarie Dewitt

Classe: Drama

Um casal sem filhos enterra uma caixa em seu quintal contendo todos os seus sonhos e desejos para uma criança. Logo, nasce Timothy Green, que, no entanto, é muito mais do que parece, trazendo com ele uma magia que vai mudar a maneira de todos sentirem o amor. Cor. Inédito na TV Aberta.

TELA QUENTE

LOUCAS PRA CASAR

Título Original: Loucas pra Casar

País de Origem: Brasileiro

Ano de Produção: 2015

Diretor: Roberto Santucci

Elenco: Ingrid Guimarães, Márcio Garcia, Tatá Werneck, Suzana Pires,

Classe: Comédia

Malu tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel, o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia e a fanática religiosa Maria. É claro que as três irão disputar a preferência do amado. Cor. Inédito na TV Aberta.

CORUJÃO I

A FORÇA DO DESTINO

Título Original: An Officer and a Gentleman

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 1982

Diretor: Taylor Hackford

Elenco: Richard Gere, Debra Winger, Louis Gossett, Jr., David Keith, Lisa Blount, Robert Loggia, David Caruso

Classe: Drama

Rapaz entra para a escola de oficiais para tornar-se piloto da Marinha. Lá, sofre nas mãos de um sargento-instrutor linha dura. Em treze semanas, o jovem aprende o valor da disciplina, do amor e da amizade. Cor.

TERÇA-FEIRA, 23/08/2016

SESSÃO DA TARDE

VOVÓ… ZONA 2

Título Original: Big MommaHouse 2

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2006

Diretor: John Whitesell

Elenco: Martin Lawrence, Elton Leblanc, Emily Procter, Zachary Levin, Mark Moses, Nia Long

Classe: Comédia

Após prender famoso ladrão de bancos, detetive do FBI precisa mais uma vez se disfarçar como uma senhora idosa. Desta vez, ele precisa encontrar o suspeito de espalhar um vírus de computador que pode dar aos inimigos do governo acesso a arquivos confidenciais. Ele se disfarça para trabalhar como babá na casa do criador do vírus. Além do caso, ainda tem que lidar com os problemas da família. Cor.

CORUJÃO I

A DONA DA HISTÓRIA

Título Original: A Dona da História

País de Origem: Brasileira

Ano de Produção: 2004

Diretor: Daniel Filho

Elenco: Marieta Severo, Débora Falabella, Antônio Fagundes, Rodrigo Santoro, Giulia Gam, Daniel de Oliveira        

Classe: Comedia

Uma mulher em crise passa a relembrar seus sonhos de adolescência, questionando as decisões que mudaram sua vida. Cor.

CORUJÃO II

QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO

Título Original: Bachelorette

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2012

Diretor: Leslye Headland

Elenco: Kirsten Dunst, Rebel Wilson, Lizzy Caplan, Paul Corning, Isla Fisher, Andrew Rannells

Classe: Comédia

Na época do colegial, as inseparáveis Regan, Katie e Gena eram as garotas mais populares da escola. Esnobes, as três amigas tinham como principal passatempo perturbar a gordinha Becky. Agora, anos mais tarde, Becky é a primeira a se casar… E ela chama as antigas “colegas“ para serem suas madrinhas de casamento. O trio aceita o convite e resolve preparar uma tremenda despedida de solteiro. Cor.

QUARTA-FEIRA, 24/08/2016

SESSÃO DA TARDE

AMIZADE INESPERADA

Título Original: Smart Cookies

País de Origem: Canadense

Ano de Produção: 2012

Diretor: Robert Iscove

Elenco: Jessalyn Gilsig, Bailee Madison, Ty Olsson, Samantha Ferris, Claire Corlett, Patricia Richardson, Maddy Yanko

Classe: Aventura

Julie Sterling é uma corretora de imóveis que vive para o trabalho. À pedido da sua chefe, ela começa a prestar serviço comunitário, liderando um grupo de escoteiras numa competição regional. Julie começa a usar o seu dom nos negócios para ajudar as meninas e, ao mesmo tempo, descobre importantes lições de amizade e amor. Cor.

CORUJÃO I

O DESERTOR

Título Original: Awol-72

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2015

Diretor: Christian Sesma

Elenco: Luke Goss, RZA, Cindy Margolis, Bokeem Woodbine, Louis Mandylor, Brooke Newton

Classe: Thriller

Um fuzileiro naval desertor de posse de informações secretas do governo, é um homem procurado, perseguido por operações especiais russas, a polícia de Los Angeles, e um assassino perigoso. Cor.

CORUJÃO II

COMO ELA DANÇA

Título Original: How She Move

País de Origem: Americano

Ano de Produção: 2007

Diretor: Ian Iqbal Rashid

Elenco: Tre Armstrong, Cle Bennettes, Shawn Desman, Brennan Gademans, Dwain Murphy, Rutina Wesley

Classe: Drama

Jovem talentosa acredita que ganhar o concurso de dança Step Monster pode ser sua chance de não retornar ao lugar de onde fugiu para lutar por seus sonhos. Cor.

QUINTA-FEIRA, 25/08/2016

SESSÃO DA TARDE

O DIÁRIO DE UMA BABÁ

Título Original: Nanny Diaries

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2007

Diretor: Shari Springer Berman

Elenco: Scarlett Johansson, Donna Murphy, John Henry Cox, Alicia Keys, Lewis Payton Jr., Sonnie Brown

Classe: Comédia

Para ganhar um dinheiro a mais, uma estudante universitária vai trabalhar como babá na casa de uma rica família em Nova York. Mas nada será tão simples quanto ela esperava, já que vai ter que conciliar estudos e trabalho, lidar com os patrões a beira do divórcio, com um novo romance e, claro, com a criança de que toma conta – um menino mimado que sempre teve tudo o que quis. Cor.

CORUJÃO I

PLAYDATE, AMIZADES PERIGOSAS

Título Original: Playdate

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2012

Diretor: Andrew C Erin

Elenco: Marguerite Moreau, Richard Ruccolo, Abby Brammell, Natalie Alyn Lind, Julien Dean Lacroix, Aidan Potter

Classe: Suspense

Emily tira um tempo do trabalho para ficar com sua família e acaba conhecendo a nova vizinha, uma mãe solteira que se muda com os dois filhos para a casa ao lado da sua. Quando estranhos eventos ocorrem, ela suspeita que a mulher esteja batendo nos meninos. Porém, a verdade vai muito além disso. Cor.

CORUJÃO II

O HOMEM DO ANO

Título Original: O Homem do Ano

País de Origem: Brasileira

Ano de Produção: 2002

Diretor: José Henrique Fonseca

Elenco: Murilo Benício, Claudia Abreu, Natalia Lage, Wagner Moura, Mariana Ximenes, Lázaro Ramos

Classe: Ação

Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel, um homem comum, em assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino. Cor.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 20/08/2016

07:00 – Como Será? 

09:00 – É de Casa 

12:00 – Jornal da EPTV – 1ª Edição    

12:47 – Globo Esporte 

13:20 – Jornal Hoje 

14:03 – Caldeirão do Huck 

16:46 – Olimpíada 2016 

17:30 – Olimpíada 2016  – Futebol  BRASIL X ALEMANHA

19:15 – Jornal da EPTV – 2ª Edição    

19:54 – Haja Coração 

20:30 – Jornal Nacional 

21:18 – Velho Chico 

22.19 – Cinema Especial Filme: Até Que A Sorte Nos Separe 2

23:55 – Balada Olímpica 

02:05 – Corujão I Filme:  Encontro explosivo

03:50 – Corujão II Filme:  Os 102 dálmatas

DOMINGO, 21/08/2016

05:55 – Santa Missa    

06:55 – Antena Paulista    

07:20 – Pequenas Empresas & Grandes Negócios    

07:55 – Globo Rural    

08:40 – AutoEsporte    

08:50 – Esporte Espetacular    

09:26 – Olimpíada 2016    

13:15 – Vôlei Masculino    

15:18 – Olimpíada 2016    

16:00 – Futebol 2016 – Campeonato Brasileiro – INTERNACIONAL X SÃO PAULO   

17:57 – Domingão do Faustão    

19:00 – Fantástico    

20:00 – Olimpíada 2016  Cerimônia de Encerramento     

22:39 – Domingo Maior Filme:  Wolverine: Imortal 

00:24 – Sessão de Gala Filme:  Meia-Noite em

01:56 – Corujão I Filme:  Colega de Quarto   

03:28 – Corujão II Filme:  Arte da Sedução

SEGUNDA-FEIRA, 22/08/2016

05:00 – Hora Um

06:00 – Bom Dia São Paulo

07.10 – Bom Dia Cidade 

07:30 – Bom Dia Brasil

08:50 – Mais Você

10:10 – Bem Estar

10:50 – Encontro com Fátima Bernardes

12:00 – Jornal da EPTV – 1ª Edição  

12:47 – Globo Esporte

13:25 – Jornal Hoje

14:07 – Vídeo Show

15:09 – Sessão da Tarde Filme:  A Estranha Vida De Timothy Green

16:49 – Vale a Pena Ver de Novo – Anjo Mau

17:52 – Malhação: Pro Dia Nascer Feliz

18:23 – Êta Mundo Bom!

19:10 – Jornal da EPTV – 2ª Edição  

19:31 – Haja Coração

20:30 – Jornal Nacional

21:15 – Velho Chico

22:18 – Justiça

23:08 – Tela Quente Filme:  Loucas pra Casar

00:53 – Jornal da Globo

01:33 – Programa do Jô

02:14 – Plantão Noturno

02:59 – Corujão I Filme:  A Força do Destino

TERÇA-FEIRA, 23/08/2016

05:00 – Hora Um    

06:00 – Bom Dia São Paulo

07.10 – Bom Dia Cidade   

07:30 – Bom Dia Brasil    

08:50 – Mais Você    

10:10 – Bem Estar    

10:50 – Encontro com Fátima Bernardes    

12:00 – Jornal da EPTV – 1ª Edição    

12:47 – Globo Esporte    

13:25 – Jornal Hoje    

14:08 – Vídeo Show    

15:11 – Sessão da Tarde Filme:  Vovó… Zona 2   

16:50 – Vale a Pena Ver de Novo – Anjo Mau    

17:52 – Malhação: Pro Dia Nascer Feliz    

18:24 – Êta Mundo Bom!    

19:10 – Jornal da EPTV – 2ª Edição    

19:32 – Haja Coração    

20:30 – Jornal Nacional    

21:15 – Velho Chico    

22:16 – Justiça    

23:07 – Por Toda Minha Vida    

00:24 – Jornal da Globo    

01:00 – Programa do Jô    

01:41 – Plantão Noturno    

02:26 – Corujão I Filme:  A Dona da História

03:40 – Corujão II Filme:  Quatro Amigas e um Casamento

QUARTA-FEIRA, 24/08/2016

05:00 – Hora Um    

06:00 – Bom Dia São Paulo

07.10 – Bom Dia Cidade   

07:30 – Bom Dia Brasil    

08:50 – Mais Você    

10:10 – Bem Estar    

10:50 – Encontro com Fátima Bernardes    

12:00 – Jornal da EPTV – 1ª Edição    

12:47 – Globo Esporte    

13:25 – Jornal Hoje    

14:08 – Vídeo Show    

15:10 – Sessão da Tarde Filme:  Amizade Inesperada 

16:43 – Vale a Pena Ver de Novo – Anjo Mau    

17:49 – Malhação: Pro Dia Nascer Feliz    

18:21 – Êta Mundo Bom!    

19:10 – Jornal da EPTV – 2ª Edição    

19:30 – Haja Coração    

20:30 – Jornal Nacional    

20:54 – Velho Chico    

21:45 – Futebol: Copa do Brasil – Atlético x Ponte Preta     

23:45 – Profissão: Repórter    

00:25 – Jornal da Globo    

01:02 – Programa do Jô    

01:43 – Plantão Noturno    

02:26 – Corujão I Filme:  O Desertor   

03:41 – Corujão II Filme:  Como Ela Dança

QUINTA-FEIRA, 25/08/2016

05:00 – Hora Um

06:00 – Bom Dia São Paulo

07.10 – Bom Dia Cidade 

07:30 – Bom Dia Brasil

08:50 – Mais Você

10:10 – Bem Estar

10:50 – Encontro com Fátima Bernardes

12:00 – Jornal da EPTV – 1ª Edição  

12:47 – Globo Esporte

13:25 – Jornal Hoje

14:10 – Vídeo Show

15:11 – Sessão da Tarde Filme:  O Diário de uma Babá

16:41 – Vale a Pena Ver de Novo – Anjo Mau

17:52 – Malhação: Pro Dia Nascer Feliz

18:24 – Êta Mundo Bom!

19:10 – Jornal da EPTV – 2ª Edição  

19:33 – Haja Coração

20:30 – Jornal Nacional

21:15 – Velho Chico

22:19 – Justiça

23:08 – Adnight

23:53 – Jornal da Globo

00:33 – Programa do Jô

01:13 – Plantão Noturno

01:56 – Corujão I Filme:  Playdate, Amizades Perigosas

03:11 – Corujão II Filme:  O Homem do Ano

Sinopses da semana de 22 a 27 de Agosto de 2016

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS

MALHAÇÃO: PRO DIA NASCER FELIZ

Capítulo 01

Joana caminha pelas falésias do Ceará. Joana encontra Sula e elas correm para não se atrasar para o trabalho. Gabriel e Giovane disputam um torneio de vôlei de praia no Ceará. Ricardo e Tita namoram no apartamento dele. Joana e Sula pedem para tirar uma foto com Giovane. Jéssica e Tânia são as primeiras na fila para uma entrevista de emprego na academia Forma. Bárbara fica com ciúmes de Gabriel. Caio se preocupa com Manuela. Tânia é contratada como recepcionista da academia. Manuela sofre com a ausência do pai e Caio tenta confortá-la. Giovane e Juliana se divertem no parque aquático. Joana chama a atenção de Bárbara e Gabriel por namorarem na piscina. Ricardo convida Caio para ser o técnico de Gabriel e Giovane. Sula perde o biquíni na praia e Joana sai para procurar. Luiza reclama por Fábio não prestar atenção em Tânia. Gabriel pega o biquíni de Sula e Joana fica irritada. Ricardo demite Jorjão. Joana enfrenta Agenor.

Capítulo 02

Agenor ameaça expulsar Joana de casa. Giovane e Juliana implicam com Bárbara. Joana avisa a Damiana que vai para o Rio de Janeiro. Gabriel, Giovane, Bárbara e Juliana voltam para casa. Começam as aulas no Dom Fernão. Arthur e Dodô ficam encantados com Belinha. Fábio tem um desentendimento com Manuela. Gabriel se irrita ao saber que Jorjão não é mais o preparador físico dele. Belloto leva um fora na reunião e Jéssica implica com ele. Manuela e Fábio vão para a sala do diretor. Juliana reclama do autoritarismo de Ricardo. Tânia avisa a Luiza e Fábio que eles irão com ela à festa de inauguração da academia onde trabalha. Sula e Damiana se despedem de Joana. Gabriel contraria Ricardo durante um discurso e deixa Giovane sem graça. Manuela e Fábio brigam durante a festa.

Capítulo 03

Ricardo percebe o descontrole de Fábio e observa a atitude de Tânia. Gabriel e Giovane reclamam com Caio da substituição de Jorjão. Joana faz amizade com Raimundo. Manuela discute com Ricardo. Tânia tenta acalmar Fábio. Juliana começa a dançar na festa e Ricardo fica chateado. Gabriel exige que Jorjão participe do treino deles. Belloto se insinua para Jéssica. Martinha, Jabá, Arthur, Dodô e Júnior brincam nos aparelhos da academia. Joana percebe uma fumaça saindo do fundo do ônibus. Caio reclama de Gabriel para Ricardo. Manuela exige a presença do tio para tirar uma foto e deixa Ricardo irritado. Ricardo ameaça tirar o patrocínio de Gabriel e Giovane se Jorjão não os convencer a aceitar Caio. Bárbara pede Gabriel em casamento.

Capítulo 04

Jorjão fica decepcionado com Ricardo. Juliana e Martinha elogiam Belloto. Raimundo tenta convencer Joana a procurar o pai quando chegar ao Rio de Janeiro. Arthur tenta impressionar Belinha. Gabriel desconfia dos meios que Caio utiliza para treinar ele e o irmão. Juliana enfrenta a professora e se retira da sala de aula. Tânia tenta ser delicada ao falar com Ricardo sobre Manuela. Os alunos do terceiro ano do Dom Fernão encontram uma obra inacabada nos fundos da escola. Juliana filma um protesto dos alunos. Gabriel e Giovane se surpreendem com o treino de Caio. Juliana é suspensa. Joana chega à casa de Tânia.

Capítulo 05

Tânia se emociona com a chegada de Joana. Gabriel enfrenta Caio. Bárbara avisa a Ricardo que está faltando funcionários na academia. Tânia desconversa quando Joana pergunta pelo pai. Caio faz um treino extenuante para Gabriel e Giovane. Juliana sugere que os alunos do terceiro ano criem um Grêmio Estudantil. Jéssica estranha quando Tânia se recusa a levar Joana para trabalhar na academia. Joana vai procurar emprego no hostel. Corrêa não gosta de ver Juliana no colégio. Juliana pede a Caio para assinar o bilhete da suspensão. Joana vai à academia e Tânia se apressa para ir embora.

ETA MUNDO BOM !

Capítulo 186

Filomena se preocupa com o filho. Celso decide ir à pensão atrás de notícias de Filomena. Clarice consegue fugir e avisa sobre o sequestro. Filomena se desespera ao ver Sandra e Ernesto no cativeiro. O delegado e o detetive Jack chegam ao palacete de Anastácia. Severo e Diana se declaram um para o outro. Ilde encomenda vestidos novos com Emma. Clarice conta ao delegado que acredita que Paulina acobertou Ernesto e Sandra. Inácio informa que o leilão da fazenda foi marcado. Sandra liga para Anastácia.

 Capítulo 187

Sandra informa a Anastácia o valor do resgate. Filomena pensa em Candinho. Pirulito ensina Cláudio a jogar futebol. Candinho pede a Pancrácio para se disfarçar e tentar encontrar pistas do sequestro de Filomena. Severo avisa a Maria que irá se casar com Diana. Pirulito vê Cara de Cão em um bar. Josias e Paulina se casam. Mafalda troca olhares com Zé dos Porcos. Sarita tenta se aproximar de Romeu. Gerusa volta para o hospital. Sandra pensa em manter o filho de Candinho como refém depois que receber o resgate.

HAJA CORAÇÃO

Capítulo 72

Aparício dá a senha do computador para Giovanni seguir com sua investigação. Guto leva dois homens para ajudá-lo a forçar que Adônis pague o dinheiro que lhe deve. Shirlei pede a Carol para gravar o embate com Adônis e ameaça colocar o vídeo nas redes sociais se Guto não parar. Aparício deixa claro para Enéas que vai proteger Giovanni. Camila desiste de se entregar ao amor de Giovanni quando ele se nega a dizer o nome da mulher que estava com ele no cinema. Beto diz a Henrique que está arrependido e teme a possibilidade de Apolo ter morrido no acidente. Aparício chega em casa e vê Fedora comemorando o aniversário de Teodora. Teodora aparece para aterrorizar a todos da mansão. Adônis fica sensibilizado com a atitude de Shirlei e começa a vê-la com outros olhos. Adriana pergunta a Beto se ele tem algum envolvimento com o sumiço de Apolo. Tancinha briga com Carmela por ter exibido o vídeo de Apolo no dia em que aconteceria o seu casamento.

 

Capítulo 73

Tancinha diz a Carmela para nunca mais interferir em sua vida. Francesca avisa a Tancinha que não poderá acompanhá-la na viagem ao Rio e incentiva a filha a ir sozinha com Beto. Um casal de idosos cuida de Apolo e se preocupa com a febre e os delírios do caminhoneiro. Agilson conta a Rebeca que demitiu Aparício, e ela se sente culpada. Fedora toma metade da sala da presidência e Aparício se preocupa com a possibilidade de o Conselho aprovar a intenção da filha de transformar o Grand Bazzar em um lugar de caridade. Rebeca consegue o suposto endereço de Aparício. Giovanni comenta com Francesca que acredita em Aparício quando ele diz que não tem nada a ver com o desaparecimento de Guido. Bruna se exalta ao saber que Giovanni beijou Camila. Policiais informam a Nair que Apolo sofreu um acidente e está desaparecido. Apolo acorda pedindo ajuda e querendo falar com Tancinha.

 

Capítulo 74

A polícia avisa a Nair que Apolo pode ter se perdido na mata. Murilo estranha a reação de Carol ao dizer que gostaria de pedi-la em namoro para seu pai. Giovanni ouve sobre as intenções de Bruna e Enéas de afastá-lo do Grand Bazzar. Lucrécia fica emocionada quando Camila diz que a ama. Rebeca se penaliza com o estado do barraco em que Aparício finge morar. Henrique percebe que Penélope, Dinalda e Leonora estão seguindo seu carro e desvia seu caminho da Peripécia. Tancinha fica encantada com o Rio de Janeiro. Rodrigo se oferece para ajudar Francesca na entrega de uma encomenda de frutas. Shirlei pede demissão, e Cris fica inconformada. Jéssica aparece na Peripécia e tenta fazer as pazes com Felipe. Tancinha fica admirada com a suíte do hotel que Beto reservou para ela e começa a pensar em Apolo. Rebeca e Aparício se beijam. O helicóptero alugado por Beto encontra Apolo.

 

Capítulo 75

Apolo fica emocionado por poder voltar para casa e ver Tancinha. Beto se sente aliviado ao saber que encontraram Apolo. Felipe diz a Jéssica que não deseja mais se casar com ela e a expulsa da Peripécia. Apolo avisa à família que está bem e pede notícias de Tancinha. Nair decide aguardar a chegada de Apolo para que ele converse com Tancinha. Shirlei incentiva Francesca a não ter medo de se envolver com Rodrigo. Dinalda aconselha Penélope a não pressionar Henrique. Rebeca acaba com as esperanças de Aparício ao dizer que não pode perdoá-lo pelo que ele fez no passado. Aparício conta a Giovanni sobre sua história com Rebeca e seu plano de reconquistar o amor dela fingindo ser faxineiro. Aparício elabora um plano para ajudar Giovanni a reconquistar Camila. Shirlei recebe um presente de Adônis. Apolo estranha quando Nair se recusa a falar de Tancinha.

 

Capítulo 76

Apolo fica sem entender a hostilidade com que as pessoas da vila o recebem. Tancinha deixa claro para Beto que ainda ama Apolo. Adônis fica sensibilizado com o interesse de Shirlei em ajudá-lo. Felipe observa Shirlei e Adônis de longe e conclui que eles estão juntos. Aparício encomenda a Camila uma produção de fotos em Angra dos Reis para a nova campanha do Grand Bazzar para aproximá-la de Giovanni. Beto e Tancinha se sentem atraídos durante uma roda de samba. Apolo fica arrasado ao ver o vídeo onde ele aparece com uma mulher. Carol avisa a Cris que Shirlei não está namorando Adônis. Francesca nota que Shirlei está triste desde que pediu demissão. Henrique constata que Felipe está apaixonado por Shirlei. Apolo é desprezado pela vizinhança da vila. Tancinha e Beto chegam de viagem e se deparam com Apolo.

 

Capítulo 77

Tancinha despreza Apolo e pede a ele para esquecê-la. Aparício e Agilson tentam se esconder de Rebeca quando ela aparece de surpresa na mansão. Fedora e Lucrécia acusam Rebeca de ser amante de Aparício. Henrique pergunta a Penélope se ela o deixaria caso algum de seus filhos não gostasse dele. Ariovaldo simula um infarto para distrair Fedora e  Lucrécia enquanto Agilson tira Rebeca da mansão. Francesca incentiva Tancinha a ficar com Beto quando a filha confessa a atração que sentiu por ele. Carol conta a Shirlei que Felipe terminou o namoro com Jéssica. André nota o interesse de Tamara por Apolo. Aparício fica preocupado ao perceber que alguns membros do Conselho estão a favor de Fedora. Adriana diz a Apolo que precisa conversar com ele. Beto vê Penélope e Henrique conversando e pergunta se os dois se conhecem.

 

VELHO CHICO

 

Capítulo 139

Luzia decide conversar com a família. Tereza despreza Carlos. Afrânio questiona se Iolanda está a seu lado. Sophie surpreende Lucas. Bento tenta convencer Piedade a dar uma chance a Luzia. Miguel conversa com Iolanda sobre Olívia. Miguel e Bento tentam encontrar uma solução para a cooperativa. Tereza garante a Ceci que Santo está vivo. Santo chama por Tereza.

 

Capítulo 140

Tereza tem delírios durante o sono e Iolanda e Martim se preocupam com seu estado. Bento conversa com Beatriz sobre o projeto de Miguel para os cooperados. Martim implora a Ceci que ajude Tereza. O pajé se preocupa com Santo. Um médico cuida de Tereza. Afrânio culpa Carlos pelo estado de sua filha e o deputado se revolta. Ceci ajuda Tereza e ela resolve procurar Santo sozinha.

 

Capítulo 141

Martim tenta acalmar Iolanda. Carlos se surpreende ao saber do sumiço da esposa. Tereza segue um índio pela floresta. Afrânio estranha o comportamento de Carlos. Tereza chega à aldeia. Encarnação implica com Carlos. Bento diz a Miguel que eles podem conseguir um financiamento para a cooperativa. Martim conta a Ceci que Tereza foi atrás de Santo. Encarnação tenta convencer Martim de que Afrânio não é uma pessoa ruim. Tereza participa do ritual de cura com os índios. Santo acorda.

 

Capítulo 142

Luzia pede uma chance a Piedade. Os cooperados discutem com Miguel sobre suas novas ideias de plantio. Santo tenta se lembrar do que aconteceu após levar os tiros. Tereza fica preocupada com um aviso que recebe da curandeira. Afrânio pede a Martim para jantar com a família. Dalva fica com ciúmes de Cícero. Martim encontra Afrânio em seu quarto e Encarnação não deixa Iolanda atrapalhar a conversa dos dois. Santo volta para a casa.

 

Capítulo 143

A notícia da volta de Santo se espalha pela cidade. Queiroz avisa a Carlos que Santo está vivo. Luzia se enfurece ao ver Tereza em sua casa. Todos questionam Santo sobre o atentado. Luzia pede a Bento para não contar a verdade para o marido. Santo estranha o comportamento da família. Afrânio flagra Martim em seu escritório. Tereza volta para casa. Luzia pede para falar com Santo.

 

Capítulo 144

Luzia se lamenta para Miguel. Santo conforta Olívia. Queiroz conta para Afrânio sobre a volta de Santo. Tereza afirma a Iolanda que vai se separar de Carlos. Martim estranha a devoção que Cícero tem por Afrânio. Tereza se despede do pai. Chico Criatura se recusa a falar para Queiroz o que sabe sobre o atentado contra Santo. Santo presta depoimento ao delegado. Beatriz decide fazer um abaixo-assinado contra o projeto dos vereadores. Martim desconfia de Carlos. Carlos convoca uma reunião com seus aliados em Brasília.

 

JUSTIÇA

 

Capítulo 01

Elisa avisa a Heitor seu plano para se vingar de Vicente assim que ele sair da cadeia. Isabela se diverte com amigos na lancha de Euclydes. Vicente chega de jet-ski e pede Isabela em casamento. Vicente discute com Isabela e parte para cima de Otto por ciúme. Maurício avisa a Euclydes que ele está com problemas na empresa. Elisa reclama de Téo para a filha. Isabela vê na TV que a empresa de Euclydes vai à falência. Fátima se preocupa com Waldyr. Isabela comenta com Elisa que está em dúvida sobre seu casamento. Vicente e Isabela decidem adiar o casamento. Rose e Débora compram entorpecentes com Celso. Otto tenta consolar Isabela e os dois se beijam. Vicente flagra Isabela e Otto juntos. Elisa vê Vicente atirar em Isabela e se desespera. Vicente é preso.

 

Capítulo 02

Fátima comemora o aniversário de Mayara. O sargento Douglas e sua esposa Kellen se mudam para uma casa ao lado. O cachorro de Douglas invade a festa de Mayara e todos se desesperam. Waldyr reclama com Douglas por seu cachorro ter comido uma de suas galinhas e Kellen não gosta. Douglas prepara uma festa em sua casa e Waldyr fica apreensivo. Waldyr e Fátima discutem com Douglas por causa do cachorro. O ônibus que Waldyr dirige é incendiado pelos funcionários da empresa. Fátima vê a reportagem na TV sobre a falência da empresa de ônibus e se preocupa com o marido. Kellen flagra Mayara colocando pimenta na comida de seu cachorro. O cachorro de Douglas fere gravemente o filho mais novo de Fátima. Um amigo de Douglas incrimina Fátima e a leva presa.

 

Capítulo 03

Rose e Celso namoram no quarto de Débora. Rose descobre que passou no vestibular e comemora com Débora. Débora faz um escândalo na porta de um restaurante porque alguém insulta Rose. Rose e Débora veem o atropelamento de Beatriz e se afastam apressadas. As amigas de Rose chegam para o luau na praia para comemorar seu aniversário. Várias pessoas pedem a Rose e Débora para comprarem drogas com Celso. Douglas e Falcão aparecem no luau e Rose acaba presa. Zelita discute com Lucy e Débora e pede demissão. Passados sete anos, Rose sai do presídio, procura Débora e Marcelo não gosta da presença da amiga da esposa. Débora conta que foi violentada  e Rose se oferece para ajudar a encontrar o homem que a agrediu.


Capítulo 04

Beatriz grava seu ensaio de dança. Maurício combina com a esposa de estar no teatro para o espetáculo de estreia. Maurício avisa a Euclydes que seu sócio Antenor o roubou. Beatriz tem sua estreia e é ovacionada pelo público. Maurício comemora com a esposa depois do espetáculo. Euclydes afirma que Vicente terá que adiar seu casamento com Isabela. Maurício ajuda Euclydes a negociar com Danilo e Waldyr. Em fuga, Antenor dirige seu carro em alta velocidade. Beatriz sai do teatro e é atropelada por Antenor na frente de Maurício. O infrator foge e Waldyr ajuda Maurício. O contador descobre que Beatriz ficará tetraplégica. A bailarina implora por uma eutanásia. Maurício é preso. Celso vai visitá-lo no presídio. Passados sete anos, Maurício sai do presídio. Maurício prepara sua vingança contra Antenor.