Pular para o conteúdo

SABOR E TEMPERO: TRANSFORMANDO COISAS SIMPLES EM MOMENTOS ÚNICOS

Há dias em que sentimos vontade de comer algo diferente, sem ter que ir muito longe para isso. Algumas pessoas tentam inovar em suas próprias cozinhas, procurando fazer algo simples, porém com um sabor marcante.

Ocasiões especiais, festas em família, comemorações, tudo pede um bom prato. “Com uma comida bem temperada, não tem como ficar de mal humor”, brinca a Chef Isabelle Caetano Baldi, sócia-fundadora do Allium Restaurante, que traz algumas dicas de temperos coringas que combinam com tudo, tornando seu almoço ou jantar dignos de bons elogios.

“Uma das melhores coisas é você mesmo ter controle sobre a sua comida, experimente, inove, teste, saboreie. No entanto, uma boa sugestão é apostar em sal temperado”, afirma a Chef. “É bem simples de fazer, basta selecionar algumas ervas secas, misturá-las com um pouco de sal grosso, tempero em grão da sua preferência como – por exemplo – mostarda ou cominho e uma pitada de pimenta branca. Bata tudo e tempere o que desejar”, conclui.

O sal de ervas, possui muitos benefícios, além de evitar a retenção de líquidos, ele diminui o consumo de sódio em ¼, sem deixar de perder o sabor. Amante do alho, Isabelle da uma dica a mais: “Para aqueles que preferem algo mais básico, misture alho frito com sal grosso, que dará um sabor incrível também, além de ser um antibiótico natural”, acrescenta.

Segundo Baldi, essas misturas caem muito bem com qualquer alimento, desde um arroz até as mais variadas carnes e peixes, tornando o sabor intenso e inesquecível. “Minha dica de prato simples para um jantar é 250g de medalhão de Filé Mignon, temperado com sal de ervas, acompanhado de uma salada tropical”, pontua.

Para os amantes da culinária marinha, ela ainda acrescenta que com esse mesmo tempero, pode ser também 250g de medalhão de Salmão, acompanhado da mesma salada.

Para que não tenha erro na hora do preparar a salada, a Chef destaca que para harmonizar mais o prato – ainda mais com a chegada do verão -, o ideal é apostar em uma salada refrescante, com rúcula, tomates cereja, agrião, rabanete em rodelas, gengibre ralado, mozarela de búfala, pepino em rodelas e pedaços de morangos salpicados.

“O tempero coringa para as saladas é um pouco de Zaatar – tempero proveniente do Oriente médio -, tempero Dukkah – típico do Egito -, azeite trufado com limão espremido e uma pitada do sal temperado que citei acima”, conclui.

Serviços:


Allium Restaurante
Rua Ouvidor Peleja, 47 – Vila Mariana
Preço: consultar
Horários: de segunda a domingo, das 12h às 16h30; sextas e sábados também das 18h30 às 22h30.
Aceita todos os cartões
Consultar vésperas e feriados
Telefone: (11) 2157-3838

www.facebook.com/alliumgastronomia/?ref=br_rs

www.instagram.com/alliumgastronomia/

Sobre o Allium Restaurante

Fundado em janeiro de 2017 pela chef Isabelle Baldi e pela contabilista Rosangela Caetano, o Allium Restaurante oferece um ambiente aconchegante e intimista, com atendimento personalizado. O estabelecimento traz o conceito de variados pratos e um cardápio diferente a cada semana, da melhor qualidade e sem frescuras, além de encantar com a riqueza de sabores e preço acessível.