Pular para o conteúdo

CONHEÇA OS PRINCIPAIS CUIDADOS PARA EVITAR A PERDA DE ELETRODOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS APÓS BLECAUTES

Nobreaks e estabilizadores de tensão mantêm a energia elétrica constante e protegem equipamentos em caso de instabilidade na rede

Todos os anos o Brasil registra inúmeras quedas de energia elétrica, que prejudicam milhares de pessoas. Em março foi a vez de 14 estados das regiões Norte e Nordeste serem afetados após falha em subestação no Pará. Na ocasião, 70 milhões de pessoas ficaram sem energia por mais de 6 horas. A falha também atingiu estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Um ajuste indevido no sistema foi o que causou a falha e interrompeu a transmissão de energia.

Não só problemas como o mencionado geram quedas de energia, mas inúmeros fatores, como chuvas, raios na rede elétrica, estiagem ou problemas nas usinas elétricas. Independente do motivo, a instabilidade na rede pode causar danos permanentes em equipamentos eletrônicos. Por exemplo, uma televisão de última geração pode simplesmente queimar sem conserto por uma queda de energia. Para impedir qualquer tipo de prejuízo, existem alguns dispositivos que ajudam a otimizar a rede elétrica em situações de risco.

Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, explica a importância desses equipamentos de proteção de energia. “A partir do momento em que se investe em nobreaks e estabilizadores de tensão, os eletroeletrônicos ficam protegidos de inconsistências de energia. O risco também é diminuído sensivelmente em caso de curtos-circuitos e outros problemas”, afirma.

A TS Shara é uma fabricante nacional de nobreaks estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores de rede inteligentes e desenvolve equipamentos que mantém a energia elétrica constante, protegendo-os da instabilidade na rede. O nobreak oferece energia adicional para realizar o desligamento seguro do aparelho, além de proteger contra curto circuitos, picos de tensão, sub e sobretensão e descarga de bateria, amenizando danos e permitindo salvar dados importantes.

Um dos produtos que podem ajudar é o nobreak UPS Professional Universal, que pode ser conectado em qualquer rede elétrica e possui a função blecaute, que mantém o nobreak funcionando mesmo em caso de falta de energia. Além disso, o equipamento tem saída selecionada exclusiva de 110VA e 220VA. Esse tipo de nobreak desenvolvido pela TS Shara tem multi utilidade, podendo ser aplicado em diversos tipos de eletrodomésticos e eletrônicos, como TV, videogame, computadores, impressoras, entre outros.

Já os estabilizadores, como o próprio nome diz, ajudam a estabilizar a tensão caso aconteça alguma alteração na rede elétrica, transformando as tensões altas e baixas em constantes e estáveis. Outros dispositivos que impedem os problemas nos equipamentos por descargas elétricas e variações de energia são protetores antirraio e filtros de linha.

Confira algumas dicas de cuidados:

  • Se ocorrer um apagão, desligue todos os aparelhos (no botão Desligar ou retire da tomada);
  • Não mexa em aparelhos durante chuvas ou raios. Se for necessário, retire primeiro da tomada;
  • Não se deve entrar em contato com aparelhos de metal protegidos por cabos, como facas e alicates;
  • Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.

Sobre a TS Shara

Com 27 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional e uma das líderes de mercado, fabricante de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores de rede inteligentes. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 600 itens para atender o mercado SOHO.

Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.

Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade e são homologados em importantes centros de pesquisas e desenvolvimento, como o laboratório da TÜV Rheinland, acreditado pelo Inmetro. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de dez anos.