Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de Guaíra, por meio da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social está fazendo uma importante ação em relação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem como marco o dia 18 de maio.

Esse dia foi escolhido, pois em 1973, quando uma criança de apenas 8 anos de idade foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. O caso ficou conhecido como “Caso Araceli”, sendo que os autores do crime nunca foram punidos.

Em Guaíra o CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, executa o serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos quem estão em situação de ameaça ou violação de seus direitos. O órgão realiza o acompanhamento dos casos que envolvem crianças ou adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual.

Somente em 2017, o CREAS atendeu 19 crianças e adolescentes, entre 3 e 16 anos, vítimas de abuso e exploração sexual. Os autores dos crimes são padrastos, avós, tios, pais, vizinhos e cunhados, demonstrando que os abusadores, em sua grande maioria, estão no âmbito familiar.

A Chefe do Departamento de Proteção Social Especial, da Diretoria de Assistência Social, Érica Zampieri, salienta que os números podem ser maiores, uma vez que muitos casos não são denunciados.

“É imprescindível que a sociedade denuncie os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Existem várias formas de denunciar, seja, acionando o Conselho Tutelar, disque 100, ou acionando a Polícia Militar, Polícia Civil, Promotoria da Infância e Juventude e outros setores que protejam essas crianças e adolescentes”, disse Érica Zampieri.

Para registrar a importância da data, durante o Desfile Cívico do Aniversário de Guaíra, a Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, estará realizando um trabalho de orientação e conscientização da população, além de outras ações no decorrer do mês de maio.

Ouça: