Pular para o conteúdo

CALÇADAS ECOLÓGICAS: PREFEITURA DE GUAÍRA INICIA IMPLANTAÇÃO NA CIDADE

Entre as ações de incentivo à preservação do meio ambiente a Prefeitura de Guaíra está implantando o projeto denominado Calçada Ecológica.

O primeiro local a receber a técnica será a Calçada no Centro esportivo Valdemar Moreira ,  próximo a escola municipal  “Vera Vitali “.

O projeto prevê aumentar os espaços verdes no perímetro urbano, diminuindo a temperatura ambiente e melhorando a qualidade de vida da população. O Sistema está sendo implantados nas áreas públicas do município – áreas institucionais, áreas verdes  e próprios públicos.

A iniciativa deve continuar em outros pontos estratégicos da cidade. A medida foi desenvolvida com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente que desenvolve ainda várias ações envolvendo todos os setores da administração municipal, buscando o desenvolvimento sustentável do município.

A cidade concorre ao Selo Verde Azul, atribuído todos os anos pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente.

De acordo como Prefeito José Eduardo Coscrato Lélis  a calçadas ecológicas aumentam a permeabilidade do solo e contribuem para a cidade.

“Essas calçadas permitem que a água da chuva escorra para o solo, diminuindo as enxurradas, melhora o microclima e traz mais beleza para a região”, explicou.

Segundo o Secretário de Planejamento e obras, José Carlos Augusto  o processo é simples.

“O projeto consiste na retirada de 40% do concreto, para que grama e árvores sejam plantadas e todo mundo pode fazer, basta querer ajudar a cidade”, completou.