Pular para o conteúdo

5 DICAS PARA PREVENIR ACIDENTES DURANTE AS FÉRIAS DE JULHO

Ufa! Finalmente as férias do meio do ano estão aí. Esse é um período no qual as crianças têm mais tempo livre, podem descansar da rotina escolar e aproveitar o dia para brincar e se divertir bastante.

Porém, nessa época, com a maior permanência da criançada dentro de casa e a capacidade criativa dos pequenos a mil para inventarem coisas para fazer, os riscos de um acidente podem aumentar.

Por isso, a Criança Segura preparou algumas dicas para você garantir a segurança dos pequenos e evitar sustos durante as férias da criançada.

  1. Faça uma inspeção em todos os brinquedos das crianças

Separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças à procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca. Observe se alguma parte pequena está prestes a se soltar, se existem partes quebradas com pontas afiadas ou arestas etc. Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.

  1. Prepare um checklist e realize uma operação “pente fino” nos cômodos da casa

Crianças são muito curiosas e criativas, mas nem sempre elas reconhecem os riscos que estão correndo. Por isso, com os pequenos em casa por mais tempo, para deixa-los livre para brincar e explorar todos os ambientes é preciso garantir que todos os espaços estejam preparados para evitar que acidentes aconteçam.

Para começar, veja se todos os medicamentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal (como xampu, enxaguante bucal etc.) estão guardados fora do alcance das crianças e, de preferência, em armários trancados.

Observe se há em sua casa algum tapete que ofereça risco de queda. Caso encontre algum, retire-o do local de circulação até que você possa colocar um antiderrapante.

Conserte qualquer problema com a fiação elétrica da casa (como fios aparentes e desencapados, por exemplo) e proteja tomadas com tampas, fita isolante ou até mesmo móveis para evitar que a criança leve um choque.

Para conferir mais dicas sobre como deixar cada cômodo de sua casa seguro, clique aqui.

  1. Atenção ao empinar pipa

Soltar pipa é muito divertido, mas é importante sempre lembrar que essa brincadeira deve ser realizada em lugares abertos, como parques e praças, que fiquem longe da fiação elétrica, para evitar que a criança corra o risco de levar um choque.

Além disso, é importante frisar que o uso de cerol é crime e não deve nunca ser utilizado, em hipótese nenhuma.

  1. Para andar de patins, bicicleta ou skate, não se esqueça dos equipamentos de segurança

Se as crianças forem aproveitar os dias de folga para andar de bicicleta, skate ou patins, lembre-se sempre de protegê-las com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Esses equipamentos ajudam a evitar lesões graves, como traumatismo craniano, em caso de queda.

Certifique-se, ainda, que esses brinquedos serão usados em ambientes seguros, longe de escadas ou piscinas, por exemplo. O ideal seria que essas atividades fossem realizadas em um parque, longe do trânsito.

  1. Avalie o parquinho onde a criança irá brincar

Conheça os parquinhos onde as crianças brincam e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou se contêm superfícies perigosas. Para saber mais sobre como fazer uma avaliação de um parquinho seguro, clique aqui.

Procure também saber quais equipamentos são apropriados para a idade das crianças e mostre para elas quais são os brinquedos apropriados para sua faixa etária.