Pular para o conteúdo

GCM/DEFESA CIVIL DE GUAÍRA ORIENTA SOBRE RAIOS

A temporada de chuvas chegou. A primavera e o verão, em nossa região, constituem o período que concentra a maior parte de chuvas. Tempestades podem ocorrer e descargas elétricas são comuns. Assim GCM/Defesa Civil transmite dicas para evitar acidentes com raios.

Os raios são descargas elétricas formadas por nuvens com trovoadas. Podem ocorrer mesmo sem chuvas, no caso pela eletrificação causada por cristais de gelo na alta atmosfera. Um tipo de ocorrência menos comum, mas bastante provável. Outro caso, que não se aplica ao Brasil, acontece em nuvens de cinzas lançadas por vulcões e atividade.

Seguem algumas dicas para evitar acidentes com descargas elétricas formuladas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil:

PRÁTICA DE ESPORTES E LAZER AO AR LIVRE NÃO COMBINAM COM RAIOS

– Durante tempestades não permaneça em campos de futebol ou quadras sem cobertura, pois, em locais abertos, os raios costumam atingir os objetos mais altos e uma pessoa pode, facilmente tornar-se vítima.

– Não permaneça dentro de piscinas, lagos ou mar. Fique longe de torneiras e canos de metal. Também não se deve permanecer em barcos que não possuam cabines para abrigo.

DURANTE TEMPESTADE, NÃO É PRUDENTE CONTINUAR NO CAMPO (CÉU ABERTO)

– Ao menor sinal de trovoadas ou chuvas, saia imediatamente de pastos ou campos abertos. Procure abrigo seguro. Jamais se esconda debaixo de árvores, postes ou em quiosques. Os topos de montanhas, também devem ser evitados.

– Não permaneça em tratores, motocicletas, bicicletas e outros veículos em que você fica exposto às descargas elétricas.

NOSSA CASA NEM SEMPRE É SEGURA

– Na hora da chuva, não utilize o chuveiro elétrico, desligue a TV e não ligue outros eletrodomésticos. Evite também o uso de telefones fixos.

– Não fique na varanda durante a chuva. Por ser um local (relativamente) aberto, a varanda oferece grande risco de acidentes com raios.

QUAL MELHOR LUGAR PARA SE ABRIGAR?

– Procure ficar dentro de casa, mas se estiver na rua, não utilize celular e abrigue-se em alguma edificação, como um comércio, prédio e etc.

– Se não houver outro jeito, procure abrigar-se dentro de carro, pois os pneus funcionam como isolantes de correntes elétricas. Mas mantenha distância das partes metálicas.

ALGUMAS PECULIARIDADES DOS RAIOS
*As descargas elétricas ocorrem na maioria dos temporais
* Os raios são mais comuns no verão, mas podem ocorrer no inverno
*Raios podem cair no mesmo local por mais de uma vez
*O raio “procura” sempre o caminho mais curto e atinge o objeto mais alto, que pode ser: uma árvore, uma casa, uma torre ou uma pessoa que esteja isolada em campo aberto
* Sim! Os raios podem matar!