Pular para o conteúdo

CONHEÇA AS TENDÊNCIAS FITNESS PARA 2019

Yoga é uma das modalidade que estão em alta em 2019. Crédito Christian Parente

O cenário do mercado fitness/wellness está passando por uma evolução gradativa. Grande parte dessa mudança se deve ao surgimento de novas tecnologias, formas e metodologias de treinamento. Para contribuir com essa evolução, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), umas das mais respeitadas instituições de medicina do esporte e atividades físicas em todo o mundo, anualmente elabora uma pesquisa contendo as principais tendências de fitness para os próximos 12 meses.

A lista tem como objetivo identificar as atividades, modalidades e programas que estão crescendo e se desenvolvendo com força nas academias de todo o mundo. Entre as citadas de 2019, Rafael Zimak, gerente técnico da Bodytech do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto destaca as aulas coletivas, HIIT, programas de exercícios para terceira idade, yoga e treinamento funcional. “Temos uma grande demanda na cidade por essas modalidades que são muito eficientes, colaborando para alcançar resultados que os alunos querem ou precisam”, explica.

Ele destaca que as aulas coletivas atraem, principalmente, pessoas que não gostam dos treinamentos tradicionais. “A socialização é uma vantagem dessas aulas que têm treinos bem diversificados”, continua. Na academia, Indoor Cycle e 20 Minute Workout estão entre as tendências do ano, mas no total, são 19 tipos de modalidades coletivas.

Confira um pouco sobre as modalidades que estão em alta no ano:

HIIT

As modalidades baseadas na metodologia HIIT promovem a elevação da taxa metabólica, permitindo o gasto de calorias ao longo do dia, mesmo após o término da atividade. O grande diferencial das atividades é a curta duração e a alta intensidade. Embora seja uma metodologia utilizada há bastante tempo, o HITT ganha cada vez mais espaço no cenário fitness mundial.

PROGRAMA DE EXERCICIOS PARA TERCEIRA IDADE

A prescrição de exercícios físicos para melhorar e manter a saúde do idoso está se tornando extremamente necessária. A melhora na aptidão beneficia não somente a expectativa e a qualidade de vida dos idosos, mas também tem demonstrado ser eficaz na redução dos custos com saúde, tornando-se uma prioridade na agenda da rede de academias.

Em dezembro de 2018, a Bodytech lançou o BT Master – programa exclusivo para alunos a partir dos 70 anos. O plano visa contribuir para a manutenção da autonomia e conta com professores do BT Care, capacitados para atendê-los com treinos individualizados.

YOGA

Na Bodytech Iguatemi Ribeirão Preto a opção é o Hatha Yoga – estilo mais popular no Ocidente (e também o mais popular na BT). Tem o foco na saúde sendo uma linha do Yoga Clássico que usa o corpo por meio das posturas para equilibrar a mente. Ela se caracteriza por seus movimentos mais longos e suaves aliados ao controle da respiração, melhorando assim o o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da concentração.

TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional explora o movimento tridimensional, desenvolvendo tanto as capacidades condicionantes como também as coordenativas em todos os planos de movimento. Através de movimentos como puxar, empurrar, rotacionar, mudar de direção e locomoção, tornando esse tipo de treino mais dinâmico, divertido e com maior gasto calórico. Além disso, a modalidade ajuda na melhora da flexibilidade, força, coordenação motora, postura, condicionamento físico, entre outros.