Pular para o conteúdo

PROTESTE ALERTA SOBRE CONSUMO DE ALIMENTOS EMBUTIDOS

Atenção! Se você consome excessivamente carnes processadas como salsicha, presunto, salaminho, mortadela, carne seca e carne enlatada, o risco para o desenvolvimento de câncer é maior. Isso é o que garantiu, em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em estudo feito pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC).

O relatório conclui que consumir 50g de embutidos diariamente – isso equivale a cerca de quatro fatias de presunto ou mortadela ou uma unidade de salsicha por dia – aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. A motivação principal está no fato das carnes processadas receberem sal e aditivos químicos em grande quantidade.

A PROTESTE informa que não há motivos para pânico, caso você coma embutidos de vez em quando. Agora, se você come diariamente, nossa indicação é que você considere os fatos e mude um pouco os seus hábitos alimentares. Opte por alimentos frescos, reduzindo o consumo de embutidos para apenas uma vez na semana.

A seguir algumas opções deliciosas de recheios para o seu sanduíche:

• Pasta de ricota com cenoura e cebolinha;
• Atum em óleo com tomate;
• Queijo, tomate e orégano;
• Pasta de grão de bico;
• Ovo mexido.

É importante ressaltar que outros fatores influenciam o risco de desenvolvimento de câncer, como fatores genéticos e de hábitos de vida, como fumo, inatividade física, excesso de peso e o consumo excessivo de álcool.