Pular para o conteúdo

GUAÍRA: ALUNOS DO CURSO DE CONSTRUÇÃO CIVIL DA PREFEITURA REALIZAM REFORMAS DE BANHEIROS DE CASAS DOS APOSENTADOS

O curso de capacitação profissional na área de construção civil, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira dama, Elaine Olivério Lelis, além do foco na geração de renda e oportunidade de crescimento para os alunos também está beneficiando os moradores do Conjunto Habitacional dos Aposentados.

No local, que conta com 45 casas do município que são cedidas temporariamente para idosos selecionados através de critérios sociais da Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, alunos do curso de assentamento de pisos e azulejos, realizado em parceria do Fundo Social do Estado de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade de Guaíra, estão reformando os banheiros das unidades durante as aulas práticas.

As aulas teóricas do curso são ministradas no Centro Municipal de Qualificação “Neuza Corrêa Longo”. O objetivo principal da iniciativa é capacitar profissionais para atuarem no ramo da construção civil e gerar renda para as famílias guairenses

Com a participação de aproximadamente 30 alunos, que desde o mês de abril participam do projeto que é realizado pela primeira vez na cidade, as casas terão os banheiros completamente reformados. As obras começaram há algumas semanas. Os espaços receberão azulejo, novos pisos, revestimento e até o encanamento dos banheiros foram revisados.

Nesta primeira etapa a previsão é que entre três e seis moradias tenham seus banheiros reformados. A expectativa é realizar as melhorias em todas as unidades nos próximos meses, de acordo com a abertura de novas turmas.

A idéia de reformar os banheiros do conjunto habitacional partiu da primeira dama, Elaine Olivério Lelis, a partir da necessidade dos alunos praticarem os ensinamentos passados na sala de aula.

 “Durante as aulas teóricas os alunos aprenderam a analisar a superfície, escolher os melhores produtos para serem utilizados, além de como realizar os recortes e a aplicação de assentamento. Na prática, com as obras nos banheiros, todos os alunos têm a oportunidade de aprender isto e de concluir o curso já capacitados para começarem a colocar a mão na massa e gerar renda com a nova profissão”, disse Rosano Júnior de Souza, professor do curso.

Com duração de 60 horas, entre as aulas teóricas e práticas, o curso de construção civil conta com a participação de homens e mulheres. A turma foi aberta para todos os interessados, com idade mínima a partir dos 18 anos e é gratuita.

“O curso de Construção Civil veio como uma excelente oportunidade de capacitação profissional para muitas pessoas, contribuindo para a melhoria de vida delas através da chance de gerar renda por meio deste setor que cresce constantemente”, disse a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guaíra, Elaine Olivério Lelis, responsável pelo desenvolvimento do curso.