Pular para o conteúdo

4º FAM FESTIVAL PREZA POR RITMOS COMO SOUL, JAZZ E MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA

FAM Festival 2018

 

São Paulo, julho de 2019 – Um final de semana recheado de música, artes e performance para os adultos e crianças além da gastronomia de qualidade garantida e espaço para a economia criativa. Essa é a promessa da quarta edição do FAM Festival, que acontece nos dias 27 e 28 de julho no parque Burle Marx, localizado na zona sul de São Paulo – SP, é uma idealização da Agência Scheeeins em trazer para o Brasil esse conceito das feiras e festivais realizados ao ar livre na Europa e Estados Unidos.

Com curadoria do JazzNosFundos o evento conta com aproximadamente 30 horas de atrações culturais, prezando pelo soul, jazz e instrumental entre os musicais um tributo à diva Aretha Franklin feito por Alma Thomas e Ed Motta.Alma é de Nova York, radicada no Rio de Janeiro e participou do The Voice Brasil em 2012. Seu repertório transita entre R&B, Neo Soul, Jazz, Blues, Bossa Nova e Samba.Já o aclamado cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador, produtor e letrista soma 30 anos de carreira, onze álbuns que transitam do funk, jazz e blues. A parceria entre os músicos é inédita e resulta em uma amálgama de referências que juntos compartilham entre os hemisférios norte e sul.

Ed Mota

 

Ainda no black music, a banda Black Mantra – formada em 2014 por Caio Leite e Leonardo Marques – leva ao palco a união do funk ao groove minimalista com influências do afrobeat, jazz, rock e psicodelia experimental. Com eles, um convidado ilustre: Gerson King Combo, sensação nos bailes do Rio de Janeiro e São Paulo, considerado o grande precursor do rap nacional e recentemente homenageado na série “The Get Down” (Netflix), que conta a história do ritmo nos anos 70 nos EUA.

Utilizando a sonoridade de uma pequena orquestra, o acordeonista Toninho Ferragutti – que possui duas indicações ao Grammy Latino – apresenta o espetáculo “O Sorriso de Manu” que marca o encontro da música popular e erudita com a dança, incluindo a participação das bailarinas de flamenco Alessandra Kalaf e Priscila Grassi. O Trio Sinhá Flor, referência degrupode forró formado exclusivamente por mulheres, reúne as musicistas Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita Del Collado. Com mais de 10 anos de estrada, o trio faz o público dançar o tradicional forró pé-de-serra com destaque para os arranjos vocais elaborados.

Black Mantra (Crédito: Marcos Bacon)

 

Já o grupo Sax in The Beats, composto pelo baterista Cavalo Beats e também o saxofonista Panda Sax, é conhecido por levar entretenimento às ruas de São Paulo quebrando a rotina estressante da grande metrópole e garante no FAM Festival um espetáculo com encenação, comédia e muita música. Outro destaque é o saxofonista e compositor, Marcelo Coelho, que tem sido referência nos últimos anos pela sonoridade vanguardista dos seus projetos, apresenta o quarteto Marcelo Coelho &McLav-In.

Ainda no clima de cultura e diversão, as crianças conhecem as histórias e músicas da banda liderada por John Lennon com a lúdica apresentação do Beatles para Crianças, criada pelos educadores Fábio Freire e Gabriel Manetti.O público também prestigia o espetáculo da Orquestra Modesta que propõe viagem musical com a premissa fundamental da simplicidade da música feita e tocada por palhaços, em diversos ritmos e letras poéticas que trazem reflexões e memórias afetivas comuns da infância.

Beatles para Crianças

Também marca presença no festival o duo de artistas audiovisuais VJ Suave – especialistas em arte digital, buscam conectar o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real em projeções animadas que dão vida a narrativa. Para o evento, VJ Suave leva o Suaveciclo, um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. Eles são usados como suporte para que pequenas narrativas com personagens e poesia percorram o espaço aberto, iluminando as paredes em grande escala. Em seu universo lúdico, VJ Suave busca comunicar o amor através da luz, trazendo magia e seres encantados da natureza. A performance é acompanhada por som ambiente, para deixar as pessoas bem relaxadas. O projeto participou de festivais de cinema, animação, música, tecnologia em 20 países ao redor da Terra.

VJ Suave ainda proporciona ao público uma imersão ao universo do desenho digital com o workshop Tagtool, um aplicativo de pintura colaborativa que explora a interação entre desenho, tecnologia e arquitetura, criando uma nova plataforma de arte que através de projeções transforma as paredes em painéis de arte e lugares conhecidos em cenários que nos transportam para o universo da fantasia. A oficina atende desde o público infantil ao adulto e possibilita que os participantes aprendam uma variedade de técnicas de desenhos, pinturas e animação pela tecnologia.

Um dos destaques da programação é o Grupo Ares, que realiza apresentações de dança em um paredão vertical com bailarinos acrobatas suspensos por cordas. A artista Bárbara Francesquine apresenta a performance itinerante VIDA, que interage com o público de maneira lúdica e intimista com bolas de acrílico e uma série de equipamentos de LED com movimentos de dança e manipulação de bambolês.

Grupo Ares (Crédito: Anna Kumamoto)

 

A curadoria gastronômica é assinada pela Rizz Gastronomia e restaurantes como Pobre Juan, The Ribs, Rota do Acarajé, Merenda na Rua já confirmaram presença no evento. Entre as novidades do FAM Festival de 2019, a presença de alguns artistas de rua, as palestras sobre economia criativa com importantes nomes do empreendedorismo da cena nacional e a feira com mais de 40 pequenos produtores artesanais produzida pela plataforma Vitrine 360.

Com proposta contemplativa e que casa com o conceito de evento ao ar livre, o parque Burle Marx recebe o projeto pelo segundo ano consecutivo e oferece estrutura completa ao público com acessibilidade, área para crianças, iluminação, estacionamento e segurança. Além de São Paulo, o FAM Festival 2019 ganha edição em Salvador, Bahia, em outubro.

Serviço

4ª edição do FAM Festival:

Local: Parque Burle Marx (Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo – SP)

Data: 27 e 28 de julho

Horário: entre 10h e 21h

Evento Gratuito