Pular para o conteúdo

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA FACILITAR A AMAMENTAÇÃO

Segurar aquele pequeno corpo no colo, sentir o calor da pele com pele, o contato olho no olho e admirar os movimentos de respiração em sintonia. Para as mamães, a amamentação costuma ser um dos momentos mais prazerosos com o bebê. Porém, no início, muitas vezes também é acompanhada de fortes dores e desconforto nas mamas. O que poucas mulheres sabem é que, para acabar com esta dificuldade e tornar esse contato ainda mais especial, o segredo é muito simples: a pega correta.

Saber a forma ideal de iniciar a amamentação é importante para evitar dificuldades logo nos primeiros dias e estimular a pega correta. Com o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e no futuro”, a campanha Agosto Douradodeste ano tem como foco conscientizar sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças, além de reforçar a participação de uma rede de apoio, como pais e familiares, para garantir a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses do bebê. A especialista Marcia Regina, enfermeira obstétrica e coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, dá dicas de como instruir a criança a pegar corretamente e aponta os benefícios do envolvimento familiar neste processo.

Preparação é tudo

Saber qual o melhor local para amamentar e estar completamente relaxada é a melhor preparação para este momento tão íntimo. “Encontre um ambiente mais tranquilo possível, pelo menos nos primeiros meses da criança, depois vá se adaptando em locais que precisa realizar outras tarefas. O ideal é que a mamãe esteja entregue a amamentação e as pessoas ao seu redor se certifiquem que ela não seja interrompida”, explica a especialista.

Observe as necessidades do bebê

Mesmo não sendo mais mamãe de primeira viagem, amamentar nos primeiros dias de vida será sempre um desafio. Segundo Marcia, cada bebê é diferente do outro, o que torna esse momento ainda mais único. “Não importa quantos filhos a mulher já tenha, pois cada criança possui hábitos e necessidades diferentes. Os intervalos das mamadas, por exemplo, são relativos. Por isso é importante não só a mamãe, mas também os familiares observarem e reconhecerem os sinais que a criança dá quando está ficando com fome”, alerta.

Esteja confortável

“Uma posição confortável para mãe traz inúmeros benefícios. Além do conforto dela, o bebê também sentirá mais confiança e pegará com mais facilidade. A mulher precisa conhecer todas elas e descobrir qual se acomoda melhor para poder passar tranquilidade”, observa Marcia. Ainda segundo a especialista, esse não é um trabalho apenas para a mamãe, o monitoramento de um profissional ou do parceiro é essencial para oferecer qualquer ajuda que ela precisar.

Estimule a pega correta

A pega correta é responsável por praticamente 100% do sucesso da amamentação. Depois de estar completamente relaxada e confortável é hora de estimular o bebê a mamar corretamente e evitar dores e desconfortos. “A criança tem que estar o mais acordada possível. Com a mão em formato de concha expondo a região da aréola, ofereça a mama para que o bebê abocanhe todo mamilo e parte da aréola”, recomenda. Como um exercício de rotina, além do estímulo, é preciso monitorar a sucção. O movimento de ordenhar feito com a própria língua deve ser longo e pausado. De acordo com a consultora, é fácil reconhecer quando está sendo feito corretamente. Não pode haver covinhas nas bochechas e fazer barulho, pois significaria que ele estaria sugando apenas ar, ao invés do leite.

Delegue as atividades

Além da amamentação bem-sucedida, o estímulo do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses e de forma complementar até aos dois anos de idade também deve ser uma tarefa engajada por todos. Assim como o tema da campanha Agosto Dourado deste ano, Marcia também ressalta a importância do envolvimento familiar neste processo e como isso deve ser feito. “É importante que os pais também participem desta rotina. Delegar algumas funções como arrumar o local da amamentação, colocar o bebê para arrotar e trocar as fraldas é essencial para que todas as responsabilidades não fiquem apenas com a mãe”.

Alguns treinamentos são voltados exclusivamente para tirar essas e outras dúvidas. O Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, por exemplo, oferece serviços de orientação para a mamada correta, com profissionais que monitoram desde a internação até a amamentação após a alta. Além disso, disponibiliza um curso de engajamento de companheiros para aprenderem passo a passo todos os cuidados com o bebê nos primeiros dias de vida.

Sobre a Maternidade São Luiz
A Maternidade São Luiz está presente nas unidades Itaim, Anália Franco e São Caetano. É referência nacional e também na América Latina em Neonatologia. As maternidades são reconhecidas nacionalmente pela estrutura, atendimento humanizado e de alta complexidade, que vão desde a internação ao pós-parto, com serviços diferenciados e dos mais modernos em cuidados para a saúde da mãe e do bebê.

Sobre a Rede D’Or São Luiz
Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. O grupo opera com 39 hospitais, sendo 38 próprios e um hospital sob gestão. Possui 6 mil leitos operacionais e 6,6 mil leitos totais, e tem planos de chegar a 8,1 mil leitos em 5 anos. São, ao todo, 44,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,69 milhões de atendimentos de emergência, 220,5 mil cirurgias, 32,3 mil partos e 477 mil internações por ano, além de 4 mil cirurgias robóticas em três anos do início deste novo serviço. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.