Pular para o conteúdo

LENTES DE CONTATO PODEM MELHORAR PERFORMANCE ESPORTIVA

Um dos primeiros passos para uma vida mais saudável é encontrar uma atividade que se encaixe na rotina. Independentemente da escolha, é importante contar com apetrechos que tragam conforto e principalmente segurança durante a prática do exercício. A escolha dos itens certos auxilia na performance e pode prolongar a duração e intensidade, além da sensação de bem-estar, ao longo da atividade. Aliado aos cuidados com a escolha do tênis ideal, o uso de roupas leves e proteção solar, é importante dar uma atenção especial aos olhos também.

Para as pessoas que tem diagnóstico de erros refrativos e, portanto, precisam de correção visual, os óculos não são a melhor escolha para a prática de exercícios, pois estão sujeitos a poeira, chuva, suor e reflexos. O problema é que eles desconhecem os benefícios oferecidos pelas lentes de contato, tanto em performance, quanto saúde.

De acordo com a oftalmologista Débora Sivuchin “os óculos são uma solução clássica, mas não ideal ao se exercitar. A armação por exemplo, pode comprometer a visão periférica e as lentes podem quebrar, causando ferimentos graves aos olhos e a região ao redor. Já as lentes de contato são mais seguras, pois não têm o risco de ferimentos em um possível impacto. E ainda atuam na prevenção de danos a saúde ocular, causados pela radiação ultravioleta e luz azul”.

Confira abaixo alguns dados sobre o uso de lentes de contato aliado a prática de exercícios:

  • Segundo indicador do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 14 milhões de brasileiros têm a visão prejudicada em função de erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).
  • Um estudo desenvolvido em 2017 constatou que: apenas 14% das pessoas que precisam de correção usam lentes de contato.
  • A questão de correção visual em atletas merece atenção, já que apenas 24% dos atletas usam lentes de contato, embora 94% deles mantêm o uso durante a prática de esportes.
  • Todavia, o número de pessoas que se arriscam usando óculos no esporte é grande: 30% dos que usam óculos permanecem com eles durantes as atividades físicas;

“Além de proporcionar nitidez, maior campo de visão e liberdade de movimento, as lentes de contato também protegem da radiação ultravioleta. Enquanto a preocupação com a pele é amplamente difundida, os brasileiros ainda desconhecem os efeitos as radiações UV-A e UV-B, principalmente no sol da manhã e fim da tarde, podem provocar. Enquanto para os dermatologistas o perigo é o sol do meio dia, para os olhos é o oposto, quando os raios atingem a região de forma mais direta e intensa”, explica o especialista.