Pular para o conteúdo

ONDE VOCÊ QUER MORAR QUANDO CRESCER?

  • Mais saudável, ativa e exigente, população sênior brasileira movimenta mercado imobiliário, de arquitetura e de serviços para atender as demandas do segmento
  • Smart loft, hotel residence e resort exclusivo são novas opções de moradia para curtir a maturidade
  • Soluções estarão expostas na primeira feira para o mercado sênior do Brasil

Boa parte dos 51 milhões de brasileiros com 50 anos de idade ou mais, segmento populacional que responde por mais de 50% do mercado consumidor, carece de moradias e ambientes mais adequados às necessidades desse novo período de vida.

Ambientes que possam integrar tecnologia, arquitetura e design apropriados para as demandas do segmento Silver entraram no foco do mercado, que passou a desenvolver soluções exclusivas para estes consumidores, hoje responsáveis e que movimentam, anualmente, R$ 1,8 trilhão de acordo a Pesquisa Longevidade feita pelo Instituto Locomotiva.

Muitas dessas soluções poderão ser vistas na Longevidade Expo+Fórum, evento de negócios e experimentação direcionado para o mercado sênior, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento contará com uma área exclusiva com diversas empresas focadas nos segmentos de casa, decoração e facilities voltados para esse público, com o objetivo de oferecer opções que efetivamente contribuam para a melhoria da qualidade de vida, facilitem o dia a dia e estimulem as atividades sociais e de lazer.

Mega resort — O Classic Resorts, por exemplo, mostrará na feira a aposta que faz nas pessoas maduras, que dispõem de tempo e condições financeiras e que querem vivenciar experiências únicas. Localizado em Mogi Mirim, interior de São Paulo, o empreendimento se classifica como o primeiro resort 6 estrelas planejado para a geração 50+, oferecendo uma série de serviços exclusivos e personalizados para diversas modalidades de hospedagem como Day Use, finais de semana, temporadas ou long stay.

Com arquitetura e ambientes adaptados em relação à mobilidade e funcionalidade, o resort contará com áreas sociais dedicadas ao lazer, esportes, oficinas de arte, jogos e entretenimento, e pela sofisticação da gastronomia, que oferece menus exclusivos assinados por chefs renomados, assim como dietas especiais, supervisionadas por nutricionistas, mediante solicitação do hóspede. Em sua totalidade, o projeto terá 439 casas individuais com serviço de hotelaria para pessoas com plena autonomia, 184 chalés e apartamentos para as semi independentes e edifício com 184 quartos com toda a infraestrutura para pacientes assistidos.

Para o diretor do empreendimento, Dinho Abud, “o Brasil, a exemplo dos países desenvolvidos, caminha em direção a um mercado longevo crescente e ainda pouco atendido. Nossa proposta é resgatar a dignidade, a independência, a reinserção social e a autoestima da geração prateada”, esclarece o empresário. Para ele, “o conceito-chave do empreendimento é o compartilhamento de espaços e ideais comuns com pessoas que têm o mesmo olhar sobre a vida”.

Hotel residência — Outra empresa a participar do evento é o Hotel Residência Solar Ville Garaude, localizado em Alphaville, São Paulo, que se revela como uma opção para pessoas independentes com mais de 50 anos. Aberto 24 horas, o residencial oferece todas as facilidades dos serviços hoteleiros – como concierge e suítes amplas e adaptadas – com tv a cabo, frigobar e rede wi-fi -, assim como atendimento geriátrico, gerontólogo, solar fisio care e alimentação supervisionada por nutricionistas.

Práticas de yoga e Tai Chi Chuan, aulas de zumba e inglês, clube do vinho e sessões de cinema estão entre as atividades oferecidas. “Não gostamos de chamar nosso espaço de ‘casa’ e não somos adeptos do ‘repouso'”, alerta o diretor do Solar Ville, Pedro Garaude. Segundo ele, o hotel segue o conceito de flat com serviços que incluem a parte médica, oferecendo uma infraestrutura que incentive o hóspede a sair do quarto e desfrutar das comodidades do espaço. “No Brasil existe falta de planejamento, além de preconceito, com este período de vida”, avalia o executivo. Segundo ele, ao contrário da Europa, onde as opções de moradia para seniores são percebidas como soluções planejadas, o Brasil ainda tem que desmistificar a questão. “Nossa experiência junto aos nossos hóspedes confirma a melhoria do relacionamento social e do convívio familiar das pessoas que investem no nosso tipo de moradia”, diz Garaude.

Imóveis adaptados — A adaptação de imóveis, ambientes e de mobiliário é outro segmento que está atento ao público sênior. Durante a Longevidade Expo+Fórum 2019 a arquiteta expert em acessibilidade, Danielle David, da empresa Arquitetura Minuto, vai apresentar um quarto com “soluções rápidas para tornar o ambiente mais funcional e adaptado”. Para tanto, a profissional lança mão do design e da tecnologia para facilitar a rotina e aumentar a independência do morador, como cores contrastantes entre parede e piso, sensores de presença para iluminação, posicionamento de tomadas, geladeira com abertura via pedal e móveis multiuso com rodinhas, entre outros. “O cliente 50+ busca comodidade, inovação e facilidades e nós queremos mostrar que a arquitetura é para todo mundo. Iremos apresentar um ambiente adaptado, tecnológico e contemporâneo, com cara de lar”, resume a arquiteta.

Smart Loft — Outra ação voltada para apresentar as possibilidades existentes na área de funcionalidade e adaptação de ambientes que poderá ser conhecida no evento é a empresa Mys Sênior Design, especializada no planejamento de espaços inclusivos para pessoas maduras. Denominado “Smart Loft”, o apartamento funcional de 65 m² tem todos os ambientes de uma residência, com recursos da tecnologia, automação e design para oferecer soluções inteligentes para o cotidiano sênior.

A arquiteta responsável pelo projeto, Flávia Ranieri, lamenta que ainda exista certa resistência por parte do público-alvo em relação aos ambientes adaptados. “Por falta de conhecimento, pensam que vamos colocar barras na casa inteira. Hoje, temos soluções diferenciadas e com linguagem mais contemporânea, que possibilitam uma casa preparada sem aspecto hospitalar”, atesta a especialista.

Serviço:

Longevidade Expo + Fórum + Congresso da Longevidade Seguros Unimed +Simpósio Silver Economy + Talk Shows + Workshops

Data: 29 de setembro a 01 de outubro de 2019 (domingo a 3ª feira)

Horário: das 10:00 às 20:00 – Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo/SP.

www.longevidade.com.br

Sobre a Longevidade Expo + Fórum

Iniciativa do Grupo Couromoda, uma das mais importantes organizadoras de feiras de negócios e congressos profissionais, com 46 anos de atuação no país e no exterior, a Longevidade Expo + Fórum é um evento no formato Feira de Negócios, Experimentação e Fórum de Tendências voltado para o público 50+ e a cadeia de produtos, tecnologia, serviços e soluções para estes consumidores nos mais variados segmentos da economia, como saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. O evento é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com gestão e realização da São Paulo Feiras Comerciais, ambas empresas do Grupo Couromoda, e é realizado em cooperação com a Informa Markets, organização global líder no setor de feiras, congressos e eventos B2B.

Sobre o Grupo Couromoda

O Grupo Couromoda é o criador e realizador de eventos de referência nos setores de calçados, moda, beleza e saúde: Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda; Hair Brasil Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; São Paulo Prêt-à-Porter; e *Hospitalar – Evento Internacional de Soluções, Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para a Cadeia da Saúde. *Desde 2015 Hospitalar é parte do Informa Group e da Informa Markets.