Pular para o conteúdo

SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE LANÇA WEBSÉRIE COM ORIENTAÇÕES DE COMO ELABORAR PROJETOS DE INFRAESTRUTURA ESPORTIVA

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania lançou série de vídeos com orientações sobre infraestrutura esportiva. Por meio do Departamento de Infraestrutura (DIE) da pasta, a websérie apresenta de forma simples como desenvolver projetos eficientes e como elaborar avaliação técnica para construção de instalações, além de orientar sobre contratos para obras e fazer boas escolhas na fase de projeto.

Segundo estudos do IBGE, 62% da população brasileira é sedentária. Assim, o vídeo-piloto aborda a questão do sedentarismo e do estímulo à prática de atividades físicas. No primeiro episódio, gestores municipais irão conhecer os diferentes locais para a prática de esporte, como ginásio, pista de atletismo ou piscinas, identificar as potencialidades dos locais e otimizar a aplicação de recursos financeiros destinados ao esporte.

O vídeo seguinte é voltado para área técnica, com orientações sobre produção de estudos de viabilidade para construção de espaços esportivos. Os aspectos legais que afetam a gestão de implantações de obras de infraestrutura de esporte, particularmente destacados pelo Tribunal de Conta da União (TCU) ou pela Lei 8.666, são os pontos tratados no último vídeo.

Confira o Manual de Procedimentos para implantação, monitoramento e gestão de infraestrutura de esporte no âmbito da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Vídeo Piloto:

 

Episódio 1

 

Episódio 2

 

Episódio 3