São Paulo, 7 de outubro de 2019 – As brincadeiras estão presentes desde os primeiros meses de vida dos bebês e são mais do que apenas recreação. Por meio delas, as crianças desenvolvem capacidades importantes, como a atenção, imaginação, sociabilidade, inteligência, criatividade, coordenação e memória. Para comemorar o Dia das Crianças (12/10), a Pom Pom – marca referência nos cuidados infantis – listou atividades para estimular cada fase do primeiro ano de vida do bebê.

1 mês: Durante o primeiro mês, a visão do recém-nascido ainda está em formação. Incentive-o com brincadeiras simples, como abrir e fechar a boca, levantar a sobrancelha e outros movimentos com o rosto e use da interação com conversas e músicas para o pequeno começar a reconhecer a linguagem e os sons.

2 meses: Com a visão aprimorada, o bebê já reconhece o rosto dos pais e começa a imitar alguns estímulos simples, como mostrar a língua. Nesse momento, as mãozinhas começam a segurar objetos como reflexo. Apresentar brinquedos com diferentes texturas pode ser divertido, além de representar uma novidade agradável.

3 meses: Chegou o momento de colocar o bebê no chão! O pequeno deve ser colocado de costas com brinquedos ao seu lado ou pendurados com argolas, chocalhos, diferentes tipos de tecidos e cores fortes que atraiam sua atenção estimulando movimentos com os pés, pernas, braços e mãos.

De 4 a 6 meses: O chão continua sendo o melhor lugar para brincar e para treinar movimentos de rolar e sentar, sem o risco de quedas. Conte com fitas de cetim, bichinhos de pelúcia, bolinhas, mordedores e potes coloridos para a diversão, sempre monitorado por um adulto.

De 7 a 9 meses: Com movimentos coordenados, o bebê começa a explorar os lugares a sua volta engatinhando. Um ótimo “brinquedo” para essa fase é a própria comida, que irá proporcionar novos sabores, texturas, formatos e cores.

De 10 a 12 meses: Engatinhar, andar, escalar, esse é o período de exploração. Nesses meses, os bebês começam a apontar para o que querem, bater palmas, dar tchau, mandar beijo e imitar sons. Repetir a brincadeira várias vezes é uma constante, principalmente as que aprimoram as habilidades motoras e cognitivas, como jogar uma bola e esperar recebe-la de volta.

Além dessas dicas, a interação com os pais e familiares é a atividade mais importante para qualquer criança. Brincadeiras de esconder, passeios e conversas irão ajudar o bebê a criar laços únicos de confiança. Isso também pode ser reforçado durante a rotina do dia a dia do bebê durante as trocas de fraldas e no banho. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, brinquedinhos para a hora do banho e muito carinho são capazes de entreter o bebê e despertar estímulos.

Além de todas essas dicas, os produtos do cotidiano também podem ser transformados em ótimos brinquedos. A Pom Pom está presente em cada momento de contato com o bebê, desde os produtos para banho e pós-banho – sabonetes, shampoos, condicionadores, água de colônia, spray desembaraçante, talco, creme de prevenção a assaduras e toalhas umedecidas -, até as três linhas de fraldas estampadas com bichinhos coloridos e macias ao toque: a Amor de Mãe com orelha elástica e corte umbilical para evitar o atrito com o umbigo do recém-nascido; a Colo de Mãe macia, confortável e que deixa o bebê seco por até 14 horas; e a linha Protek – Proteção de Mãe com tecnologia ComfortFit, orelha elástica e abas frontais. Acesse e descubra mais detalhes das fraldas e de outros produtos da Pom Pom www.pompom.com.br.

Sobre a Pom Pom

Pom Pom é referência em cuidados infantis desde 1968. Seu portfólio conta com produtos que oferecem proteção, cuidado e conforto total ao bebê. Os produtos são hipoalérgicos e dermatologicamente testados, diferenciais que certificam sua qualidade. As fraldas descartáveis estão disponíveis nas versões Pom Pom Colo de Mãe, Pom Pom Protek Proteção de Mãe e Pom Pom Recém-Nascido Amor de Mãe. A marca conta ainda com uma linha completa de produtos para auxiliar as mamães em todos os momentos: nas trocas de fraldas, com toalhinhas umedecidas e creme preventivo de assaduras de 12h de proteção, na hora do banho, com shampoos e condicionadores, sabonetes em barra e em espuma e no pós-banho, com spray desembaraçante, talco e colônia.