São Paulo, outubro de 2019 – Morar em uma cidade como São Paulo é saber que, infelizmente, a violência está por perto. Prova disso é a alta quantidade de carros sendo roubados ou furtados. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, até agosto deste ano mais de 14 mil veículos foram roubados na capital e quase 30 mil no estado.

Por isso, um segmento que é muito afetado é o de seguro auto. Pensando em analisar este cenário, a Compara, shopping de seguros e produtos financeiros, fez um levantamento dos valores dos seguros dos dez veículos mais visados na cidade. E a diferença é impressionante: no Fiat Toro, décimo colocado na lista dos mais roubados, a variação chega até 309%.

Segundo Paulo Marchetti, CEO da Compara, alguns veículos são mais visados pelos criminosos pela grande quantidade existente nas ruas, o que acaba sendo o foco para o mercado negro. “Um dos motivos para o encarecimento do seguro auto é quando há dificuldade na reposição de peças, em caso de sinistros ou também quando há procura no mercado ilegal. Além disso, algumas seguradoras têm mais facilidade em trabalhar com os equipamentos de reposição de determinadas montadoras, como por exemplo, as fábricas japonesas. Sempre haverá um serviço de perfeito para o seu veículo e perfil, por isso a importância de comparar todas as propostas.”, explica Marchetti.

O que fazer se o meu carro for roubado?

Se seu carro for roubado ou furtado, o primeiro passo deve ser ir à Delegacia de Polícia mais próxima para realizar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido. “Como as seguradoras estão sempre atentas a fraudes de seguro, elas exigem documentações que comprovem que o incidente, realmente, aconteceu”, explica Marchetti.

Em seguida, é necessário acionar a seguradora do veículo o mais rápido possível, para que o andamento do sinistro seja feito. A seguradora irá pedir documentos que comprovem que o veículo era seu, que o incidente, realmente, aconteceu e ela terá um prazo legal de 30 dias para encontrar seu carro ou te pagar a indenização.

Sobre a Compara

A Compara é um shopping de seguros e produtos financeiros. Fundada em 2009 no Chile e tendo o IFC (braço de investimentos do Banco Mundial) como investidor, a empresa está presente no Brasil e na Colômbia. A plataforma atua com seguro auto e viagem, empréstimo, cartão de crédito, conta corrente, seguro vida, consórcio de veículos e maquininhas de cartão.