Pular para o conteúdo

CONHEÇA O WHIPPET, RAÇA ELEGANTE E QUE UNE INTELIGÊNCIA COM AGILIDADE

 

O cachorro da raça Whippet é conhecido mundialmente por possuir um porte elegante e ser um excelente velocista. Além disso, são super carinhosos, graciosos e adoram a companhia das crianças. É impossível resistir aos seus encantos e não desejar ter um.

No entanto, apesar de tantas qualidades, é preciso estar atento aos cuidados especiais que essa raça necessita. Por serem cães bem ativos, necessitam de muito exercício físico — devem caminhar pelo menos duas vezes ao dia.

Além disso, não gostam de ficar sozinhos em casa ou no apartamento. Por isso, caso você passe muito tempo fora de casa, talvez essa não seja a raça ideal para ter.

Origem e história

O Whippet é um cachorro que tem sua origem na Inglaterra, mais precisamente no Norte da Inglaterra. No século XIX era bem comum ser visto nas fazendas e campos, sendo criado como cão de caça.

De acordo com especialistas, o Whippet nasceu do cruzamento entre as raças Terrier e Greyhound. Tal mistura originou um cão de tamanho médio, magro e com grande capacidade de correr longos percursos.

Esta última característica foi usada pelos camponeses não só para a caça, como também para o entretenimento em concursos e corridas de cachorros.

Ao longo dos anos, o Whippet ganhou popularidade e passou a ser apreciado pelo seu corpo esbelto, elegante e ágil. Atualmente, é uma raça supervalorizada em concursos de beleza e corridas. 

Temperamento do Whippet

Engana-se quem acredita que os cães de caça são ferozes e agressivos. A raça Whippet possui como características predominantes a obediência e a docilidade. Sendo assim, apesar de ser um cão de caça, é um animal de estimação ideal para quem quer um companheiro super leal aos seus donos.

O Whippet também é conhecido pelo seu temperamento brincalhão, ele tem muita energia, sendo o cão ideal para quem tem crianças. Aliás, essa característica faz com que queira brincar o tempo todo.

Por outro lado, os cachorros da raça Whippet são extremamente sensíveis e ficam chateados quando levam bronca.

Dessa maneira, é preciso que seus donos tenham cuidado na hora de educar ou corrigir seus erros. Eventuais tratamentos ásperos pode gerar problemas emocionais, tais como depressão canina e medo.

Características físicas do Whippet

A raça Whippet caracteriza-se por ser de médio porte, tendo em média entre 44 a 47 cm se fêmea, ou média de 47 a 51 cm se macho. Além disso, são cães magros e leves, tendo seu peso variando entre 10 a 18 kg.

Uma característica marcante dessa raça é a musculatura bem desenvolvida: possuem coxas grossas, tronco definido e pernas bem desenvolvidas, o que possibilita agilidade na corrida.

Por fim, o Whippet possui o formato da cabeça longo e focinho estreito. Já suas orelhas são pequenas e sua silhueta, alongada.  Seus pelos são curtos, bem rente ao corpo e, por isso, o ideal é criar essa raça em lugares de temperaturas amenas.

Principais cuidados com a raça Whippet

Assim, como qualquer raça de cachorro, o Whippet necessita de cuidados específicos para seu biotipo.

O primeiro deles é uma alimentação balanceada, pois são cães que gastam muita energia em corridas e brincadeiras. Dessa forma, vale a pena investir em uma ração de qualidade.

Outro cuidado importante é estar sempre em dia com as vacinas e regularmente visitar o veterinário. Assim, garantindo que o cachorro viva de 12 a 15 anos com saúde plena.

Conforme exposto anteriormente, a raça Whippet possui pelos bem rentes ao corpo e, em determinadas épocas do ano, a pelagem fica rala e começa a cair. Diante disso, o dono deve ter especial atenção, pois é comum ficarem resfriados e sentirem frio. Portanto, faz-se necessário agasalhar seu pet nos períodos mais frios do ano com roupinhas ou mantinhas.

Além disso, não é preciso lembrar que essa raça é atlética e necessita de um lugar que tenha muito espaço para correr. Ou então, que seu dono possua disponibilidade para levá-lo para passear pelo menos duas vezes ao dia.

Assim, é possível perceber que o Whippet possui características bem singulares da raça, mas de fato, é uma raça ideal para quem ama cachorros brincalhões e dedicados.